O que está buscando?
MEU SESI - Entrar

Adaptação inédita de Kafka e a Boneca apresenta recursos lúdicos e criatividade

Produção baseada em história real, vivida pelo escritor austro-húngaro-tchecoslovaco Franz Kafka, resgata valores e reflete sentimentos como amor, amizade, confiança, perda e entendimento.

Produção baseada em história real, vivida pelo escritor austro-húngaro-tchecoslovaco Franz Kafka, resgata valores e reflete sentimentos como amor, amizade, confiança, perda e entendimento.

 Por: Julia Polo, Comunicação Sesi-SP
28/02/202311:35- atualizado às 16:26 em 07/07/2023

Adaptado pela primeira vez para os palcos, o musical infantil Kafka e a Boneca, baseado em fatos reais vividos pelo autor Franz Kafka, chega ao Teatro do SESI-SP, em São Paulo. Produzido pela Marcenaria de Cultura, Rega Ínicio Produções e com realização SESI-SP, a peça tem a direção de Marllos Silva, responsável também pelo roteiro, e a direção musical de Daniel Rocha, que assina canções e arranjos dessa história que completa 100 anos em 2023. Com estreia marcada para 5 de março, a temporada, com ingressos gratuitos, tem sessões às quintas e às sextas-feiras fechadas para escolas, e aos sábados e domingos abertas para o público - essas com opções de acessibilidade em Libras e audiodescrição

Embora muito conhecido por suas obras modernistas, pouco se sabe acerca da história de Kafka com a garotinha que o fez redescobrir sentidos e motivações para voltar a escrever, dando mais cor aos meses que antecederam sua morte. Foi durante um passeio pelo parque de Steglitz, em Berlim, junto de sua companheira Dora, que ele se viu tocado pela tristeza de uma criança que havia perdido sua boneca preferida. As lágrimas sentidas da pequena Lia Hillel, como é chamada na peça, acompanhadas de seus questionamentos inconformados, o fizeram pensar em formas de ajudá-la a superar sentimentos que lhe eram familiares, como a solidão e a melancolia. 

Lançando mão de recursos lúdicos, criatividade e imaginação, Kafka, vivido por Marcos Lanza, se transforma no “carteiro de bonecas”, e passa a escrever cartas para Lia, papel em que as atrizes mirins Bibi Valverde e Isa Camargo se alternam. Na tentativa de acalmá-la, ele inventa a história de que sua boneca, Mariele, viajara pelo mundo em busca de sua própria jornada e, a cada correspondência, uma aventura diferente por lugares como Itália, China e deserto do Saara, é detalhada. Tudo vai bem até que se vê diante de outro desafio: entender como finalizar essa história sem gerar novas frustrações.

 


Imagem: Caio Gallucci

 

Para o produtor e criativo Marllos Silva, que teve a ideia de fazer o espetáculo há alguns anos ao ler o livro para a filha, todo o projeto é pautado em um grande cuidado com a vida e obra do artista. Embora baseada em um acontecimento real, a história não possui vestígios históricos, o que, em meio a muitas pesquisas, lhe permitiu uma construção mais aberta em torno dos fatos e personagens. Em uma delicada mescla de realidade e ficção, é possível identificar falas de Kafka, ditas pelo próprio em algum momento da vida, e vê-lo em uma versão mais "desconstruída" daquela conhecida. 

A grande diferença das demais obras de Kafka para esta é que as demais são escritas sobre o olhar dele para o mundo, o universo ‘Kafkaniano’. Já este espetáculo fala sobre ele enquanto ser humano. Para quem conhece sua história e a forma como ele se relacionou com a família, vê neste recorte de vida um outro homem, completamente diferente do autor que o mundo conheceu. De repente, o homem avesso a relações e sem filhos, é visto completamente entregue a uma relação com uma criança”, conta Silva. 

As muitas camadas que giram em torno dessa relação ganham ainda mais força e sentido com a ajuda da trilha sonora, com letras divididas entre Silva e o diretor musical e arranjador Daniel Rocha, que revelou ter usado a cultura Klezmer, gênero de música não-litúrgica judaica, como fonte. 

O SESI-SP é um grande fomentador de produções originais, apostando em novas visões artísticas por meio de projetos selecionados, anualmente, via Edital de Chamamento, assim como com a montagem inédita Kafka e a boneca, uma obra original, voltada para o público infantil, que aborda relações humanas, o mundo da imaginação e a forma com a qual lidar com a perda e o luto. 

A instituição desempenha uma fundamental mediação entre público e obra, proporcionando, muitas vezes, a primeira experiência com o teatro, aos mais diversos públicos, enquanto espaço de formação e usufruto. Escolas e grupos ocupam a plateia, com sessões exclusivas que acontecem sempre as quintas e sextas-feiras, durante o período de temporada do espetáculo. Uma atividade de lazer e sensibilidade, que reverbera no apreendimento de questões complexas, em consonância com os acontecimentos e temas discutidos na atualidade, sob a ótica lúdica e poética das crianças nas artes da cena.

 


KAFKA E A BONECA

Local: Teatro do SESI-SP | Av. Paulista, 1313 - Jardins, São Paulo - SP

Temporada de 5 de março a 18 de junho de 2023

Sessões: Quintas e Sextas, à 11hrs (exclusivas para escolas e grupos | agendamento por ccfagendamentos@sesisp.org.br)

Sábados e Domingos, às 15hrs (reservas pelo Meu Sesi)

*Sessões com tradução e interpretação em Libras todos os domingos a partir de 12 de março.

*Sessões com Audiodescrição dias 19/03, 23/04, 19/05 (escola) e 18/06.

 

Ingressos: Gratuitos. 

As reservas abrem todas as segundas-feiras, a partir das 8hs, para as apresentações que acontecem na mesma semana.

Reservas aqui

 

Classificação: Livre

Duração: 80 minutos

Gênero: Musical

 

FICHA TÉCNICA:

Roteiro e Direção: Marllos Silva | Músicas e Direção Musical: Daniel Rocha | Direção de Movimento: Fabrício Licursi | Cenários: Marco Lima | Figurinos: Kleber Montanheiro | Visagismo: Anderson Bueno | Designer de Luz: Tulio Pezzoni | Designer de Som: Tocko Michelazzo | Preparação de Manipulação de Bonecos: Lenita Ponce | Assistente de Direção: Marcelo Soldá | Assistente de Direção Musical: Diego Salles | Produção Executiva: Renata Alvim e Marllos Silva | Assistentes de Produção: Luiza Tabet e Fábio Campos | Produção: Marcenaria de Cultura, Rega Ínicio Produções | Assessoria de Imprensa: GPress Comunicação | Grazy Pisacane | Realização: SESI-SP

 

Leia também