O que está buscando?
Entrar

Literatudo

Seu podcast de ler

Sabendo-se que a sociedade atual se baseia na expansão intensiva da informação e do conhecimento, e que essas informações estão dispostas nos mais variados formatos e locais diferenciados, as ações de Difusão Literária do SESI-SP, pretendem dispor a cultura e a informação ao um número substancial de pessoas.

O podcast vem para ajudar a aproveitar o tempo disponível e aumentar a produtividade diária. Isso acontece pela facilidade que é apenas dar um play e ouvir o conteúdo, seja no carro, no ônibus, na academia, durante o almoço e assim por diante.

O projeto Literatudo, podcast do Sesi-SP e do Centro Cultural Fiesp (CCF), concilia a ferramenta podcast, aos demais projetos da Linguagem Literatura do SESI-SP. Seu objetivo principal é o fato da ação cultural ser uma forma de difundir, disseminar e incentivar a Literatura.

O hábito de ler não é uma realidade para boa parte dos brasileiros e essa ação cultural buscará evidenciar a importância da leitura para a formação intelectual e social das pessoas, estimulando o desejo de novas leituras.

A iniciativa contará com temas voltados para a Literatura, em seus vários segmentos, buscando democratizar o conhecimento e a Difusão Literária. Além de que axilia no entendimento de como o ambiente riquíssimo das obras literárias pode transportar os leitores a muitos lugares e ajudá-los a ter uma postura mais crítica e reflexiva.

Nos episódios quinzenais do Literatudo você vai poder ouvir entrevistas com autores, ilustradores e produtores de conteúdo do universo literário. Além de resenhas de livros, leituras de poesias, a literatura na educação, informações sobre a importância do hábito de ler, uma agenda literária e muito mais. Confira: 

 


Episódio #00

As muitas histórias que permeiam a literatura e de que forma elas são importantes para o desenvolvimento das pessoas. Você já parou para pensar que o nosso contato com a literatura surge antes mesmo de aprendermos a ler?

 


Episódio #01

O podcast Literatudo, neste episódio #1, tem a participação do autor Manuel Filho, escritor de mais de 50 livros, sendo a maioria infantis e juvenis, e vencedor do prêmio Jabuti 2008. Ele contou como se deu a relação com o desenho e a leitura durante a sua infância e a importância de adquirir o hábito ainda na formação da personalidade do indivíduo.

 


Episódio #02

No episódio #2 do podcast Literatudo, o Núcleo de Difusão Literária do Sesi-SP escolheu o tema: Literatura juvenil: o modo como o jovem lê. Para falar sobre o assunto, Ana Amália, professora de Literatura da Faculdade Sesi-SP , nos ajudará a entender como a nova geração lida com a leitura. Muitos especialistas apontam para a influência que os livros lidos durante a infância e adolescência têm na formação de caráter e personalidade de um indivíduo. Então, afinal, o que é literatura infantojuvenil? Descubra conosco… Ouça agora!

 


Episódio #03

O tema Literatura juvenil: o modo como o jovem lê mereceu dois episódios do podcast Literatudo, do Sesi-SP. Neste #3, vamos ficar por dentro da literatura juvenil trabalhada nas escolas e lida nos momentos de lazer. O direito fundamental ao acesso aos livros e a escrita como forma de incentivo à leitura também serão pontos defendidos durante o podcast. Nos acompanhe nessa descoberta… Ouça agora.

 


Episódio #04

Mediação da leitura: o papel do bibliotecário.É na escola que a relação do jovem com a leitura ganha força. No episódio #4 do podcast Literatudo, vamos entender o papel dos bibliotecários que, geralmente, apresentam o livro aos alunos, formando gostos e estimulando os caminhos do futuro leitor. O bibliotecário Oscar Garcia, da rede Sesi-SP, autor do podcast O Prazer de Ler, é o convidado deste episódio. Ele dá boas dicas para colegas de profissão estimularem ainda mais o prazer do jovem pela leitura. Ficou curioso? Aperte o play e ouça o Literatudo.

 


Você também pode ouvir no Spotify, Deezer, Apple e Google Podcasts:

Spotify Deezer Apple podcast Google podcast