O que está buscando?
MEU SESI - Entrar

Literatudo

Seu podcast de ler

Sabendo-se que a sociedade atual se baseia na expansão intensiva da informação e do conhecimento, e que essas informações estão dispostas nos mais variados formatos e locais diferenciados, as ações de Difusão Literária do SESI-SP, pretendem dispor a cultura e a informação ao um número substancial de pessoas.

O podcast vem para ajudar a aproveitar o tempo disponível e aumentar a produtividade diária. Isso acontece pela facilidade que é apenas dar um play e ouvir o conteúdo, seja no carro, no ônibus, na academia, durante o almoço e assim por diante.

O projeto Literatudo, podcast do Sesi-SP, concilia a ferramenta podcast, aos demais projetos da Linguagem Literatura do SESI-SP. Seu objetivo principal é o fato da ação cultural ser uma forma de difundir, disseminar e incentivar a Literatura.

O hábito de ler não é uma realidade para boa parte dos brasileiros e essa ação cultural buscará evidenciar a importância da leitura para a formação intelectual e social das pessoas, estimulando o desejo de novas leituras.

A iniciativa contará com temas voltados para a Literatura, em seus vários segmentos, buscando democratizar o conhecimento e a Difusão Literária. Além de que axilia no entendimento de como o ambiente riquíssimo das obras literárias pode transportar os leitores a muitos lugares e ajudá-los a ter uma postura mais crítica e reflexiva.

Nos episódios quinzenais do Literatudo você vai poder ouvir entrevistas com autores, ilustradores e produtores de conteúdo do universo literário. Além de resenhas de livros, leituras de poesias, a literatura na educação, informações sobre a importância do hábito de ler, uma agenda literária e muito mais. Confira: 

 


Episódio #00

As muitas histórias que permeiam a literatura e de que forma elas são importantes para o desenvolvimento das pessoas. Você já parou para pensar que o nosso contato com a literatura surge antes mesmo de aprendermos a ler?

 


Episódio #01

O podcast Literatudo, neste episódio #1, tem a participação do autor Manuel Filho, escritor de mais de 50 livros, sendo a maioria infantis e juvenis, e vencedor do prêmio Jabuti 2008. Ele contou como se deu a relação com o desenho e a leitura durante a sua infância e a importância de adquirir o hábito ainda na formação da personalidade do indivíduo.

 


Episódio #02

No episódio #2 do podcast Literatudo, o Núcleo de Difusão Literária do Sesi-SP escolheu o tema: Literatura juvenil: o modo como o jovem lê. Para falar sobre o assunto, Ana Amália, professora de Literatura da Faculdade Sesi-SP , nos ajudará a entender como a nova geração lida com a leitura. Muitos especialistas apontam para a influência que os livros lidos durante a infância e adolescência têm na formação de caráter e personalidade de um indivíduo. Então, afinal, o que é literatura infantojuvenil? Descubra conosco… Ouça agora!

 


Episódio #03

O tema Literatura juvenil: o modo como o jovem lê mereceu dois episódios do podcast Literatudo, do Sesi-SP. Neste #3, vamos ficar por dentro da literatura juvenil trabalhada nas escolas e lida nos momentos de lazer. O direito fundamental ao acesso aos livros e a escrita como forma de incentivo à leitura também serão pontos defendidos durante o podcast. Nos acompanhe nessa descoberta… Ouça agora.

 


Episódio #04

Mediação da leitura: o papel do bibliotecário.É na escola que a relação do jovem com a leitura ganha força. No episódio #4 do podcast Literatudo, vamos entender o papel dos bibliotecários que, geralmente, apresentam o livro aos alunos, formando gostos e estimulando os caminhos do futuro leitor. O bibliotecário Oscar Garcia, da rede Sesi-SP, autor do podcast O Prazer de Ler, é o convidado deste episódio. Ele dá boas dicas para colegas de profissão estimularem ainda mais o prazer do jovem pela leitura. Ficou curioso? Aperte o play e ouça o Literatudo.

 


Episódio #05

O assunto do bate-papo de episódio #5 do Literatudo é o significado de narrar obras literárias no processo de formação de leitores. O convidado deste programa é o escritor de literatura infantojuvenil, crítico literário pela PUC-SP e pesquisador de literatura oral folclórica, Eraldo Miranda. E você? Gosta de ouvir histórias? Então, escuta mais este Literatudo!

 


Episódio #06

O assunto do bate-papo de hoje, do episódio #6 do Literatudo são os Microcontos. O convidado é o escritor João Anzanello Carrascoza, que falará sobre esse gênero tão difícil e tão instigante. Então, é só ouvir e curtir!

 


Episódio #07

Está no ar o episódio #7 do Literatudo! Nessa edição a gente conversa com o pesquisador e escritor Marco Haurélio sobre a vasta literatura de Cordel. Sabia que diferente do que muitos pensam, essa arte não surgiu Nordeste brasileiro, mas sim na Europa durante o Renascimento? Pra saber mais sobre essa e outras curiosidades é só dar play.

 


Episódio #08

Está no ar o episódio #8 do Literatudo. O tema do bate-papo de hoje é a relação entre Literatura e Cinema. O convidado desta edição é o escritor, roteirista e jornalista Caio Tozzi, que atua há mais de dez anos na criação de histórias e conteúdo para projetos de arte, cultura e entretenimento. 

 


Episódio #09

Está no ar o episódio #9 do Literatudo. Nesta edição, a ilustração tridimensional e a sutileza dos detalhes. O convidado de hoje é o artista plástico, escritor, cenógrafo, figurinista e ilustrador de livros infantis Marcelo Xavier, que ainda atua como poeta, desenhista e designer gráfico. 

 


Episódio #10

Está no ar o episódio #10 do Literatudo. Nesta edição, sobre vai saber mais sobre poesia digital. O convidado de hoje é o poeta Zack Magiezi, que falará sobre os pontos de partida para seus escritos e a forma como divulga suas produções pelo Instagram.

 


Episódio #11

O assunto do bate-papo de hoje é a Ilustração presente nos livros, TV, HQs e Cinema. E o nosso convidado será o autor e ilustrador de livros infantis Jótah, também conhecido por sua atuação na área de audiovisual (na série Aladdim, da Disney; na Turma da Mônica e no programa RÁ-TIM-BUM, da TV Cultura).  

 


Episódio #12

Saiba como o ambiente riquíssimo das obras literárias pode transportar os leitores a muitos lugares e ajudá-los a ter uma postura mais crítica e reflexiva. O assunto do bate-papo de hoje são os Mediadores Culturais como incentivadores da leitura. E o nosso convidado será Felinio Freitas, mediador cultural que trabalha e pesquisa a medição de leitura em busca de novos atalhos para o encontro do leitor com a palavra. Quer saber mais sobre esse assunto? Então é só clicar e dar o play!

 


Episódio #13

O assunto do bate-papo de hoje é o Editor de livros, figura tão importante no mundo dos livros para ajudar no trabalho dos autores. E o nosso convidado será o editor da Lura Editorial e um dos criadores do blog Irmãos Livreiros, Daniel Moraes. Quer saber mais sobre o trabalho dele? Então é só clicar e dar o play!
Conheça mais sobre o Daniel em: irmaoslivreiros.com.br  

 


Episódio #14

O assunto do bate-papo de hoje é a convergência entre literatura e teatro, duas linguagens que usam muitos recursos da imaginação e costumam andar muito próximas no campo das artes. E o nosso convidado será o escritor e diretor teatral Marcos Lopes. Para saber mais é só clicar e dar o play!
Conheça mais sobre o Marcos Lopes em www.facebook.com/marcosljorn.   

 


Episódio #15

O assunto do bate-papo de hoje é a roteirização de histórias em quadrinhos e nosso convidado para falar sobre isso é o desenhista, roteirista de histórias em quadrinhos e criador de conteúdo infantojuvenil Roberto Munhoz. Para saber como foi essa conversa é só dar o play!
Conheça mais sobre o Roberto Munhoz, neste link.

 


Episódio #16

O assunto do bate-papo de hoje aborda a contação de histórias e nossos convidados para falar sobre isso são os integrantes da Cia. Malas Portam. Para saber como foi essa conversa é só dar o play!
O podcast Literatudo é produzido pelo setor de Difusão Literária do Sesi-SP.
Conheça mais sobre a Cia. Malas Portam, neste link

 


Episódio #17

O assunto do bate-papo de hoje aborda o gênero textual dos Contos e ainda vai dar para ouvir a narração de uma das obras da escritora Raquel Matsushita presente no livro Mínimo múltiplo comum (Sesi-SP Editora). Quer saber mais? É só dar o play!
O podcast Literatudo é produzido pelo setor de Difusão Literária do Sesi-SP.
Conheça mais sobre Raquel Matsushita, neste link.

 


Episódio #18

O assunto de hoje são os livros ilustrados e as xilogravuras. E para falar um pouco sobre isso conosco, convidamos a artista plástica, ilustradora e escritora de livros infantis Nireuda Longobardi. Quer saber mais? É só dar o play!

O podcast Literatudo é produzido pelo setor de Difusão Literária do Sesi-SP. 
Conheça mais sobre a escritora neste link.

 


Episódio #19

A edição 19ª do podcast Literatudo é dedicada à narração da crônica A Bagagem, da jovem escritora Vanessa Bárbara, publicado na obra O livro amarelo do Terminal (Sesi-SP Editora). Tanto na literatura, quanto no jornalismo, a crônica é um gênero textual curto, escrito em prosa e que, geralmente, trata de acontecimentos do cotidiano. Quer ouvir essa história com a gente? É só dar o play!

 


Episódio #20

O episódio 20 é dedicado à literatura clássica e à abordagem realizada nas escolas, em uma conversa com o escritor Luiz Antonio Aguiar sobre como instigar a curiosidade pelos clássicos quando essa literatura costuma ter uma linguagem tão distante da conhecida pelos alunos. A literatura precisa ser trabalhada em sala de aula a partir do prazer de ler e conhecer, mas será que isso realmente acontece na prática? Quer saber mais sobre esse assunto? É só dar o play!
Para conhecer mais sobre o escritor, clique aqui

 


Episódio #21

O episódio de hoje é dedicado à formação dos jovens leitores pelo exemplo da família, numa conversa com a escritora Silvana Salerno, casada com o também escritor e editor Fernando Nuno, mãe dos escritores Bruno Salerno Rodrigues e Diego Salerno Rodrigues. Será que o exemplo vale mesmo mais do que qualquer incentivo? E como desenvolver nas crianças o gosto pelos livros e pela leitura? Quer saber mais sobre esse assunto? É só dar o play!

Conheça mais sobre a escritora nas redes sociais: Facebook | Instagram

 


Episódio #22

O episódio de hoje é dedicado à importância da comunicação e divulgação das obras literárias pelas editoras. Nesse contexto, convidamos Jéssica Momentel e Roberta Attene, que atuam na área de Comunicação da Sesi-SP Editora, para bater um papo com a gente. Como tornar público o catálogo de uma Editora? Como levar ao conhecimento do leitor se essa ou aquela obra foi lançada? Quer saber mais sobre esse assunto? É só dar o play! 
Conheça mais sobre a Sesi-SP Editora.

 


Episódio #23

O episódio de hoje é dedicado à poesia voltada para crianças e jovens, e o nosso convidado é o escritor, poeta e contador de histórias Cesar Obeid. Com ele vamos conversar sobre os primeiros contatos com a poesia e como manter e até intensificar essa relação com os versos, principalmente no ambiente escolar. Quer saber mais sobre o assunto? É só dar o play!

Conheça mais sobre o escritor em: www.cesarobeid.com.br

 


Episódio #24

O episódio de hoje é dedicado às escritoras. E, também, às mulheres que leem essas escritoras. Nas bibliotecas e livrarias há predominância de autores homens, que, normalmente ganham mais destaque e acabam por se sobressair às autoras mulheres.  Para trazer à tona este tema: Mulheres escritoras e leitoras, convidamos a escritora, narradora de histórias e compositora Penélope Martins, que há alguns anos iniciou um projeto que trazia, como título Mulheres que leem mulheres, do qual é criadora e curadora. 

Conheça mais sobre a escritora em: @penelope_martins, @todahoratemhistoria, @mulheresqueleemmulheres e www.penelopemartins.wordpress. 

 


Episódio #25

O episódio de hoje é dedicado à importância da leitura na pandemia. Durante o período, com a necessidade de ficarmos em isolamento, alguns hábitos, como o da leitura, ganharam mais força. Isso pode ser constatado a partir das vendas de livros no país. Em março deste ano, por exemplo, foi vendido 1 milhão a mais de livros do que no mesmo mês do ano passado, conforme dados do Painel do Varejo de Livros no Brasil. A nossa convidada para falar sobre o tema é a psicóloga Débora Cristina Inglesi, coordenadora da área de Saúde e Bem-estar do RH Sesi-SP e Senai-SP.  

 


Você também pode ouvir no Spotify, Deezer, Apple e Google Podcasts:

Spotify Deezer Apple podcast Google podcast

Leia também