O que está buscando?
MEU SESI - Entrar

SESI-SP apresenta aula on-line sobre processo de criação e experimentação artística na dramaturgia

Ministrado pelo artista português Ricardo Cabaça, o “Laboratório de dramaturgia – As palavras na paisagem” foi realizado pelo Núcleo de Dramaturgia SESI-SP que incentiva o desenvolvimento de novos autores de peças teatrais

Ministrado pelo artista português Ricardo Cabaça, o “Laboratório de dramaturgia – As palavras na paisagem” foi realizado pelo Núcleo de Dramaturgia SESI-SP que incentiva o desenvolvimento de novos autores de peças teatrais

 Por: Julia Romeo, Comunicação SESI-SP
08/09/202214:37- atualizado às 17:33 em 06/02/2023

A oficina aberta, realizada em outubro de 2021, foi ministrada pelo autor português Ricardo Cabaça com a premissa de desenvolver a relação entre espaço e o exercício da escrita, através da presença do artista numa determinada geografia, assimilando os elementos naturais ou artificiais que o envolvam.

Agora, a aula está disponível na integra no canal do Youtube do Centro Cultural Fiesp. Assim, quem se interessar pelo assunto poderá assistir à apresentação onde e quando quiser.

O debate gira em torno do desenvolvimento da relação entre espaço e o exercício da escrita, por meio da presença do dramaturgo numa determinada geografia, assimilando os elementos naturais ou artificiais que o envolvam nesse ambiente. Além de ser um processo bilateral, onde o autor é permeável ao espaço, também, este é uma construção concreta da obra, vemos o ato da escrita como uma revolução do espaço.

Clique aqui para assistir

Ricardo Cabaça 

Licenciado em Estudos Portugueses pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e frequência no Mestrado em Estudos de Teatro na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Os seus textos foram dirigidos ou publicados em Portugal, Brasil, Espanha, França e Angola. Participou no Seminário Internacional de Dramaturgia 2015 (Obrador d’Estiu) em Barcelona, na Sala Beckett, com Simon Stephens. Em 2016 foi o dramaturgo português convidado para a residência artística do Chantiers d’Europe, no Théâtre de la Ville, em Paris. Atualmente desenvolve oficinas de dramaturgia, assim como projetos de dramaturgia em Portugal, Espanha e Brasil. Cofundador e Codiretor Artístico da 33 Ânimos, juntamente com Daniela Rosado, desde a sua fundação, em 2012. 

 

Sobre o Núcleo de Dramaturgia SESI-SP

Criado em 2007, o Núcleo de Dramaturgia SESI-SP, vencedor do 28º Prêmio Shell de Teatro na categoria Inovação, é voltado para descoberta e formação de novos autores teatrais através do incentivo a discussão e reflexão sobre o cenário contemporâneo. Sob a condução de Silvia Gomes e assistência de Angela Ribeiro, nos anos 2020 e 2021, o curso ofereceu exercício de técnicas, estudo de teorias, atendimento individual e coletivo, leituras comentadas de peças, atividades práticas de escrita e sistema narrativo.

 

Curadoria: Silvia Gomez

Realização: Núcleo de Dramaturgia SESI-SP

Apoio: Lady Camis

 

Leia também