O que está buscando?
MEU SESI - Entrar

HISTÓRICO DAS MOSTRAS DE CINEMA

França e o Novo – de 10 de agosto a 11 de outubro de 2017

 

 

A mostra Cine SESI-SP no Mundo: A França e O Novo, realizada em parceria com a Embaixada da França no Brasil com apoio do Institut Français traz ao público paulista oito filmes de dois grandes momentos do cinema francês: títulos do meio do século XX, época em que surgem a Cahiers du Cinema e o movimento conhecido como a Nouvelle Vague; e outros contemporâneos, que retomam questões temáticas e formais dos grandes clássicos, mostrando a evolução da linguagem cinematográfica e da visão de mundo dos realizadores. 

 

A vida em Israel – de 1º de maio a 1º de julho de 2017

 

 

O projeto Cine SESI-SP no mundo visita o Oriente Médio para trazer ao público paulista novas reflexões. Realizada pelo SESI-SP, em parceria com o Consulado Geral de Israel em São Paulo, a mostra A Vida em Israel traz oito filmes, assinados por nove diretores diferentes, que mostram o cotidiano no único país de maioria judaica no mundo. As produções, algumas com participação de outros países, datam da primeira década do século XXI – período de grande valorização do cinema Israelense, reconhecido com prêmios e indicações internacionais.

 

Panorama Contemporâneo – de 30 de setembro a 20 de novembro e 15 de outubro a 3 de dezembro de 2016

 

 

A nona edição do projeto Cine SESI-SP no Mundo traz ao público mais uma novidade. Pela primeira vez a mostra traça um panorama global, trazendo produções de países distintos, todas realizadas nos últimos dez anos. São filmes de excelente qualidade estética e reconhecimento crítico, que receberam importantes prêmios em festivais internacionais de cinema, mas que estiveram presentes por um curto período de tempo nas salas de exibição brasileiras.

Se por um lado o panorama traz obras diversas entre si, o conjunto dos filmes traz o espírito dos dias de hoje. Desafios conhecidos de todos – como a convivência multicultural, a diminuição da natalidade, o convívio com doenças desconhecidas – são retratados entre dramas e comédias. Não por acaso, os protagonistas das histórias são professores, padres, atores, diplomatas – pessoas que, por profissão, chamam a atenção de todos para problemas complexos.

Diretores renomados como Michel Gondry (Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças), Volker Schlöndorff (O Tambor) e Julie Delpy (2 Dias em Paris) dividem a seleção com novos talentos, como os jovens diretores Búlgaros revelados pelo longa A Lição. A mostra conta ainda com produções e coproduções da Alemanha, Bélgica, Canadá, Croácia, Espanha, França, Grécia, Montenegro, Sérvia e Uruguai.

 

Dinamarca em Família – de 2 a 24 de setembro e 17 de setembro a 8 de outubro de 2016

 

 

O projeto Cine SESI-SP no Mundo alcança a Escandinávia ao promover a mostra Dinamarca em Família. Nessa edição, realizada em parceria com o Instituto Cultural da Dinamarca, o público poderá conhecer a produção contemporânea desse país que é um dos mais importantes para a história do cinema global, tendo liderado o mercado europeu no início do século XX e sediado o importante movimento Dogma 95. Diretores como Lars Von Trier, presente na programação, alcançaram grande reconhecimento internacional ao participarem do grupo.

Os quatro filmes que fazem parte da mostra apresentam diversas histórias de relações familiares e os desafios enfrentados pelos protagonistas para manter coesa essa instituição contra as mais diversas ameaças.

 

Japão Jovem – de 5 a 28 de maio e 20 de agosto a 10 de setembro de 2016

 

 

Pela primeira vez um país asiático é tema do projeto Cine SESI-SP no Mundo. Realizada em parceria com a Fundação Japão em São Paulo, a mostra Japão Jovem traz ao público do SESI-SP quatro filmes do cinema nipônico contemporâneo, incluindo um longa-metragem de ficção e três animações. São obras assinadas por dois diretores premiados internacionalmente e com grande sucesso de público: Tomoyuki Furumaya e Makoto Shinkai.

As produções da mostra trazem em comum histórias de protagonistas jovens, ricas em referências a práticas culturais japonesas, mas que remetem a experiências universais. Espectadores de todas as idades poderão reconhecer os dilemas dos personagens, que precisam aprender a lidar com as perdas e frustrações para poderem seguir em frente.

 

Olhar Holandês – de 14 de agosto a 11 de outubro de 2015

 

 

Pela primeira vez uma mostra é dedicada exclusivamente à cinematografia holandesa. Resultado da parceria com o Eye Film Institute Netherlands – o museu de cinema na Holanda –, dedicado à preservação e difusão internacional do cinema neerlandês, e contando com apoio do Consulado Geral do Reino dos Países Baixos e da Dutch Culture, o Cine SESI-SP no Mundo: Olhar Holandês traz uma programação ao público de todas as idades. 

A seleção de filmes, composta por obras de curta e longa-metragem de variados gêneros, aborda as relações familiares, por vezes permeadas por conflitos culturais, trazendo um novo e surpreendente olhar sobre o cotidiano europeu, convidando a refletir sobre o mundo onde vivemos. 

 

Novos clássicos do cinema Francês – de 2 a 30 de junho de 2015

 

 

Dando sequência à mostra Cine SESI-SP no Mundo: Cinema Francês, dos Primórdios aos Nossos Dias, realizada em 2014, o SESI-SP, em parceria com a Embaixada da França no Brasil e com o apoio do Institut Français, apresenta uma seleção de quatro filmes emblemáticos do cinema francês dos últimos 20 anos. 

As produções, de grande sucesso na França e dirigidas por importantes nomes, abordam diversos tipos de conflito – pessoal, familiar, político, social e religioso – e a busca pela convivência com eles. Afinal, como encontrar seu lugar na sociedade com suas diferenças, desejos e contradições, talentos e fraquezas? 

 

Cinema Francês dos primórdios aos nossos dias – de 5 de agosto a 20 de outubro de 2014

 

 

Em parceria com a Embaixada da França no Brasil e com o apoio do Institut Français, apresentamos a segunda mostra dedicada à produção cinematográfica francesa.  Dos primeiros filmes da história do cinema, que tem sua origem no país, à produção realizada na atualidade, a seleção expõe clássicos de alguns de seus mais importantes autores. 

Contemplando diferentes períodos, como a Nouvelle Vague e documentários políticos dos anos de 1970, e diferentes gêneros, como musical, fantástico e drama. Com uma cuidadosa curadoria, Cine Sesi-SP no Mundo: Cinema Francês, dos Primórdios aos Nossos Dias é uma grande oportunidade para o espectador paulista ser conduzido pela rica história do cinema francês.

 

Alemanha Contemporânea II – de 13 de março a 24 de abril  de 2014

 

 

Seja no formato, seja no conteúdo, são diversos os caminhos que a produção cinematográfica alemã tem tomado nas últimas décadas. Mas hoje é certo que os novos cineastas se distanciaram dos filmes autorais dos anos de 1970 e passaram a revelar em suas obras as diversas Alemanhas existentes após mais de 20 anos de Reunificação. Temas emergentes desse país, como o mundo globalizado, o multiculturalismo, a imigração e a crise de identidade pós-Reunificação, são abordados de forma crescente pela chamada nova geração de cineastas alemães.

Em parceria com o Goethe-Institut esta mostra composta de 14 filmes (dividida em duas partes: sete filmes em 2013 e os outros sete em 2014) de temáticas variadas, que apresentam a Alemanha atual com grande poesia e inventividade. Constitui-se de dramas, comédias, documentários e animações para todas as idades, com o propósito de divertir, fascinar e levar o público à reflexão sobre o mundo atual.

 

Alemanha Contemporânea – de 21 de outubro a 8 de dezembro de 2013

 

 

Representante cultural da Alemanha espalhado por mais de 90 países, o Goethe-Institut sempre teve como principal missão mostrar uma imagem contemporânea do país e apresentar novos artistas, principalmente os que têm a ousadia de dar um passo à frente. O cinema sempre foi um importante e tradicional foco de trabalho do instituto, que dispõe de um catálogo de aproximadamente 500 títulos colocados gratuitamente à disposição de instituições culturais e educacionais para fins não comerciais.

Em parceria com o Goethe-Institut esta mostra composta de 14 filmes (dividida em duas partes: sete filmes em 2013 e os outros sete em 2014) de temáticas variadas, que apresentam a Alemanha atual com grande poesia e inventividade. Constitui-se de dramas, comédias, documentários e animações para todas as idades, com o propósito de divertir, fascinar e levar o público à reflexão sobre o mundo atual.

 

 

França para todos – de 4 de abril a 9 de junho de 2013

 

 

1ª Mostra de cinema dedicada exclusivamente a títulos franceses. Resultado da parceria com a Cinemateca da embaixada da França no Brasil e com o apoio do Institut Français, o Cine SESI-SP no Mundo — França para Todos traz uma programação dirigida ao público de todas as idades.

A seleção de filmes, composta por dez obras cinematográficas francesas contemporâneas, aborda especialmente o universo jovem e adolescente europeu, retratando uma época despreocupada, divertida, por vezes cruel, e marcada pela busca da liberdade.