O que está buscando?
MEU SESI - Entrar

Bate-papo Literário

O projeto Bate-papo Literário desenvolvido pelo SESI-SP tem como intuito fomentar o hábito da leitura oferecendo ao público do SESI-SP e do Centro Cultural Fiesp a oportunidade de acesso a mais uma modalidade de atividade literária, cuja organização e acompanhamento se dá pela equipe de Difusão Literária do SESI-SP. 

A fim de se conquistar a independência como um leitor fluente, a leitura frequente é fundamental. É algo a ser instigado e inserido no cotidiano das pessoas, desde a infância. A prática gradativa conduzirá a diversos aspectos positivos, entre eles, a ampliação da linguagem e o aprendizado correto da grafia das palavras. O efeito é cumulativo, pois quanto melhor o entendimento, maior será a atração do leitor por textos que possam instigá-lo. 

Sempre haverá um tipo de livro interessante a alguém, basta indicar, sugerir, torná-lo acessível. E é esse o objetivo do SESI-SP, por meio do Bate-Papo Literário SESI-SP, com encontros entre escritores e expoentes da arte literária, acontecem reflexões e discussões acerca dos mais variados temas da leitura e literatura.

 

 

 

Bate-papo Literário: Mulheres de Machado

Para dar início ao ciclo de bate-papos literários de 2022, o Centro Cultural Fiesp (CCF), em parceria com a equipe de Cultura Sesi e a Sesi-SP Editora, realizou no dia 22 de fevereiro a primeira live literária do ano, cuja temática foi: Representações da mulher através de personagens de Machado de Assis.
Para discorrer sobre o assunto, o qual teve como base o livro Mulheres de Machado (Sesi-SP Editora), os convidados foram: o autor e especialista em literatura machadiana Luiz Antonio Aguiar e a influenciadora digital dos canais Realidade literal (Instagram) e Literatura sem frescura (podcast), Thaíse Dias. Fãs da literatura de Machado de Assis, ou quem teve interesse em conhecê-lo um pouco mais tiveram a oportunidade de se aproximar tanto do autor quanto da sua obra, por meio de algumas das suas principais personagens femininas do romance brasileiro - como: Helena, Marcela, Sofia e, é claro, Capitu.  (Mediação Marici Salomão e César Baptista)
 

 

 

 

Palavra Cigana

Bate-papo Literário SESI-SP Publicações de dramaturgias brasileiras
Isabel Diegues (Cobogó), Assis Benevenuto (Javali) e Philippe Curimbaba Freitas (Temporal)
 (Mediação Marici Salomão e César Baptista) 

Bate-papo Literário SESI-SP Uagadu: uma odisseia africana Marco Haurélio e Arlene Holanda (Mediação Felínio Freitas) 

Bate-papo Literário SESI-SP The End 
Marcelo Castro
 (Mediação: Tiago Mariano)