O que está buscando?
Portal Educa    MEU SESI - Entrar

Sesi-SP e Senai-SP assinam acordos de cooperação técnica com a Universidade Zumbi dos Palmares

Entidades oferecerão gratuitamente atividades esportivas, culturais e cursos técnicos e profissionalizantes voltados para a indústria

Entidades oferecerão gratuitamente atividades esportivas, culturais e cursos técnicos e profissionalizantes voltados para a indústria

 Por: Renata Garcia
07/12/202317:00- atualizado às 11:50 em 18/01/2024

Com o objetivo de ofertar gratuitamente atividades esportivas e culturais, cursos técnicos e de formação profissional voltados para atividades da indústria, foram assinados, nesta quinta-feira, 7/12, acordos de cooperação técnica do Sesi-SP e do Senai-SP com a Universidade Zumbi dos Palmares. A proposta é criar um ambiente para a expressão artística, o engajamento esportivo e a inclusão no mercado de trabalho.  

Participaram da cerimônia o presidente da Fiesp, Josué Gomes da Silva, o superintendente do Sesi-SP, Alexandre Pflug, o assessor da Diretoria Regional do Senai-SP, Osvaldo Lahoz, e o presidente da Inciativa Empresarial pela Igualdade Racial, Raphael Vicente.
 


Imagem de divulgação

Esse convênio é muito importante, um projeto maravilhoso. Vamos ter quatro técnicos do Sesi-SP na Zumbi dos Palmares estimulando a prática do esporte e a cultura. A expectativa é atender 400 alunos, a partir dos seis anos, com todas as aulas gratuitas. Se engajar, vamos aumentar o alcance nos próximos anos”, contou Pflug. 

Os cursos serão formatados até o fim deste ano e as aulas estão previstas para começar já no início de 2024. Na área cultural, serão oferecidos oficinas e curso de dança Afrocontemporânea, além de violão e cavaquinho. Já nos esportes, os alunos terão aulas de basquete 3x3 e futebol feminino.  

Para Raphael Vicente, o impacto que esse convênio pode causar na vida de centenas de jovens será significativo, sobretudo na inclusão e diversidade. “Estamos juntando forças”, diz Vicente. “A grande transformação é a inclusão socioeconômica. Estamos criando oportunidades e vamos trazer o potencial dessas pessoas e promover a inclusão de todos para que mudem as suas realidades”. 

De olho no mercado de trabalho, os cursos técnicos e de formação profissional do Senai-SP terão em vista a empregabilidade. Segundo Osvaldo Lahoz, os alunos vão poder escolher uma das 28 áreas de qualificação. “A indústria precisa de mão de obra e vamos canalizar essas demandas para os alunos dos cursos da Zumbi dos Palmares”, explicou.  

As demandas serão coordenadas pela nossa escola de TI, em São Caetano do Sul, porque acreditamos que todas as indústrias precisam, de uma maneira transversal, de profissionais de TI. Mas estendemos a todas as qualificações do Senai-SP, pode ser no campo da química, no agro, da automação, tudo está abarcado no convênio assinado, que é amplo. Vamos dar oportunidades para vários jovens iniciarem suas carreiras”, finalizou Lahoz.

 

Leia também