Debates qualificados sobre os principais desafios da educação no Brasil e no mundo

O primeiro episódio discute os estigmas que cercam a matemática, a escassez de professores e propõe abordagens mais significativas e conectadas com a realidade dos alunos. Participam:
Neste segundo episódio um debate sobre o risco de colapso na carreira docente no Brasil. A discussão gira em torno da crise na formação de professores, da baixa atratividade da carreira e da necessidade de políticas públicas duradouras. Como caminho possível, o episódio apresenta o modelo de Residência Educacional da Faculdade Sesi de Educação, que aproxima os licenciandos da realidade das escolas desde o início da graduação. Participam:
Mais de 10 milhões de jovens brasileiros entre 15 e 29 anos não estudam nem trabalham. Esse dado do IBGE é o tema do terceiro episódio do podcast, que discute como a escola pode ajudar esses jovens a mudarem de vida, em vez de se sentirem desestimulados. Participam:
A queda no número de matrículas e a evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos (EJA), é o tema do episódio. Especialistas discutem a necessidade de valorizar a EJA como uma modalidade de ensino essencial e apresentar soluções para o problema. A Nova EJA do Sesi-SP é um modelo inovador que combina ensino a distância com aulas presenciais, um currículo mais rápido (até 12 meses), e a inclusão de qualificação profissional pelo SENAI, buscando adaptar a educação à realidade do aluno e oferecer novas oportunidades. Participam:
No Brasil, 4 em cada 10 crianças ainda não são alfabetizadas até o fim do 2º ano. Em 2024, o índice chegou a 59,2%, mas segue abaixo da meta. O que esses números revelam? E o que está sendo feito para mudar esse cenário? No mês em que se celebra o Dia Internacional da Alfabetização, as especialistas debatem principais gargalos — estruturais ou pedagógicos — que o País ainda precisa enfrentar. Participam:


O episódio aponta que a deficiência em habilidades matemáticas básicas compromete tanto a vida cotidiana quanto o desenvolvimento econômico do país, e discute possíveis soluções para essa realidade. Participam:
O segundo episódio foca no impacto da formação docente na qualidade da aprendizagem. A análise de dados mostram a influência direta do professor no desempenho dos alunos e discute os pilares que sustentam uma formação integral, articulando teoria e prática. A proposta de Residência Educacional é novamente destacada como estratégia essencial para fortalecer a formação e valorizar a docência no Brasil. Participam:
O texto discute o desafio de como a escola pode ajudar jovens a fazerem escolhas conscientes. O problema é relevante devido ao fato de que 8,9 milhões de jovens brasileiros entre 15 e 29 anos não estudam nem trabalham. Esse número, correspondente a 18,5% da população nessa faixa etária, revela um cenário de desinteresse e desvinculação da escola. O abandono escolar e a distorção idade-série são mais acentuados no ensino médio. Participam:
A educação, embora seja um direito social garantido por lei, ainda é inacessível para muitos brasileiros, com a maioria da população parando de estudar antes de completar a educação básica obrigatória. Esse abandono escolar traz enormes prejuízos pessoais e profissionais, mas a história de César Teixeira, mostrada na série "Pra Falar de Educação" do SESI São Paulo e Estúdio Folha, destaca a Educação de Jovens e Adultos (EJA) como uma importante ferramenta de superação, provando que nunca é tarde para buscar o conhecimento. Participam:
Podcast da Folha voltado a estudantes, pais, professores e a todos que se interessam por educação.