O que está buscando?
MEU SESI - Entrar

Centro Cultural Fiesp recebe 18ª Mostra Internacional do Cinema Negro

A programação, que volta a ser presencial, reúne exibição de filmes, debates temáticos e rodas de conversa com especialistas

A programação, que volta a ser presencial, reúne exibição de filmes, debates temáticos e rodas de conversa com especialistas

 Por: Julia Polo, Comunicação Sesi-SP
16/11/202215:38- atualizado às 16:11 em 08/11/2023

Com criação e curadoria do professor Celso Luiz Prudente, o Sesi-SP participa, pela primeira vez, da Mostra Internacional do Cinema Negro – MICINE, que chega a sua 18ª edição em 2022. Durante o encontro, idealizado com a perspectiva de ser um projeto acadêmico e cultural que reforce o respeito à diversidade e à inclusão, são realizadas diversas atividades que celebram principalmente o cinema negro. A programação de filmes contempla longas e curtas-metragens que serão exibidos no Centro Cultural Fiesp e uma série de palestras, paineis, mesas-redondas e homenagens. 

Como ocorreu em outros anos, o projeto contempla também um livro com artigos de professores que abordam a temática e conta com participação da Faculdade SESI-SP de Educação. E ainda, na semana da consciência negra, nos dias 18, 19 e 20 de novembro, o Centro Cultural Fiesp recebe uma programação especial de atividades com palestras, debates, apresentações artísticas e homenagens. 

Para Débora Viana, Gerente de Cultura do Sesi-SP, a MICINE segue o propósito da entidade que defende a educação e a cultura como formas de inclusão. “É de extrema significância estarmos abrindo espaço para a Mostra. O Sesi-SP defende a formação de cidadãos críticos e conscientes através da propagação da arte, por isso estamos tão felizes e gratos em receber este encontro.” 

O Sesi-SP é uma instituição que trabalha pela educação de forma ampla e onde a cultura é parte importante nesse processo. Desta forma, todas as ações e projetos desenvolvidos pela instituição visam à formação de novos públicos em artes, difusão e acesso à cultura de forma gratuita, além da promoção da economia criativa nacional. 

Com o tema “O conhecimento para o cultivo da flor da paz de todas as cores, o ibero-ásio-afro-ameríndio no esforço da superação da contradição sociorracial que se configura na convenção do sol”, a MICINE também acontece no Cine Petra Belas Artes, no Museu da Imagem e do Som (MIS) e na Universidade de São Paulo - USP. 


Confira a programação de filmes, palestras, mesas-redondas, paineis, rodas de conversa e homenagens que ocorrerão no Centro Cultural Fiesp:

 

  

FILMES | Espaço Mezanino - 50 lugares

 

 

17/11, quinta

19h | 
Como Ser Racista em 10 Passos - direção de Isabela Ferreira, 18 anos, 14 min  e Medida Provisória - direção de Lázaro Ramos, 14 anos, 94 min
23/11, quarta

14h | 
Sessão de Curtas 1 - A Velhice Ilumina o Vento, A Cor do Voto, A História do Cinema no Brasil – do Cinema Novo ao Cinema Negro, Bloco Eureca, Devoção e Folia de Reis, As Três Verdades (Le Trois Vérités) - Livre, 115 min
23/11, quarta

19h |  
Bayiri - direção de Pierre Yameogo, 16 anos, 90 min
25/11, sexta

14h | Motriz - Roda de Afeto
- direção de Washington Deoli, 12 anos, 54 min
27/11, domingo

14h | Correndo Atrás -
 direção de Jeferson De, 12 anos, 110 min
30/11, quarta

14h | 
Sessão de Curtas 2 - O Magrelo, Fallou, Dem Dem, Tia Eliza, Amazônia(s), Socorro - 12 anos, 110 min

19h |  A Primeira Pedra - direção de Wladimir Seixas, 14 anos, 56 min
1º/12, quinta

14h | Não Saia Hoje
- direção de Susanna Lira, Livre, 54 min

17h | Talking about Trees - direção de Suhaib Gasmelbari, 14 anos, 93 min
4/12, domingo

13h | Amal
- direção de Mohamed Siam, 10 anos, 83 min
7/12, quarta

14h | 
Sessão de Curtas 3 - Por um Sonho, África sobre o Sena (Afrique sur Seine), C.R.I.A.S, Corpo transversa, Trajetória Nilson Pimenta, 16 anos, 117 min

19h | Krenak, Sobreviventes do Vale - direção de Andrea Pilar Marranquiel, Livre, 61 min
8/12, quinta

14h | De volta - direção de Geraldo Borowski, Marco Antônio Campos, Rafael Figueiredo e Rodrigo Costa, 12 anos, 55 min

19h | Abrindo o Armário - direção de Darío Menezes e Luís Abramo, 12 anos, 87 min
11/12, domingo

14h | Mussum, um filme do Cacildis - direção de Susanna Lira, 10 anos, 75 min
15/12, quinta

14h | Prova Escrita
- direção de Luís Gustavo Ferraz, Livre, 56 min

19h | Sinais de Cinza. A Peleja de Olney contra o Dragão da Maldade - direção de Henrique Dantas, 12 anos, 86 min [sessão cancelada]
16/12, sexta

19h | 
Marighella - direção de Wagner Moura, 16 anos, 155 min

LOCAIS DE EXIBIÇÃO

  • TEATRO DO SESI-SP DO CENTRO CULTURAL FIESP
    Avenida Paulista, 1313 / tel.: 3322.0050

  • PETRA BELAS ARTES 
    Avenida Consolação, 2423 / tel.: 2894.5781

  • MIS 
    Avenida Europa, 158 / tel.: 2117.4777

  • ECA/USP
    Auditório Lupe Cotrim, no 1º andar do prédio central da ECA-USP

 

APOIOS E PARCERIAS

A 18ª MICINE, um Projeto de Extensão da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, tem como correalizador o SESI-SP (serviço Social da Indústria) e acontece em parceria com a Associação Brasileira de Pesquisadores Negros – ABPN, Superintendência de Inclusão; Políticas Afirmativas e Diversidade – SIPAD da Universidade Federal do Paraná /UFPR; CELACC da Faculdade de Comunicação e Arte ECA/USP, do Lab_Arte da Faculdade de Educação da FEUSP, da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Pará – UFPA, do Instituto Federal de Manaus – IFAM e do Faculdade de Educação do Instituto politécnico de Lisboa – Portugal.

Apoio do Belas Artes, Museu da Imagem e do Som – MIS/SP, Canal Futura – Fundação Roberto Marinho, Globo Filmes, Embaixada da França no Brasil, Cinemateca da Embaixada da França e Maristela Filmes.

 

SOBRE O CURADOR, Prof. Dr. CELSO LUIZ PRUDENTE

Livre-docente em Cultura pela FE-USP. Doutor em Cultura pela FE-USP, Pós-Doutor em Linguística pelo IEL-UNICAMP, Curador - 18ª Mostra Internacional do Cinema Negro – MICINE 2022. Professor Associado da Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT. Pesquisador do Centro de Estudos Latino Americano de Comunicação e Cultura - CELACC da ECA USP. Apresentador e Diretor do Programa Radiofônico: QUILOMBO ACADEMIA, da Rádio USP, FM 93,7 de São Paulo.


 ACONTECEU
 

18/11, sexta | Teatro do Sesi-SP

 

 

14h | TRIBUNA NEGRA - Conquistas e Perspectivas para Afrodiasporidade Brasileira.

Mediador: Celso Luiz Prudente (UFMT). Com Egídia Souto (Sorbonne), Rogério Almeida (FEUSP), João Clemente (MACKENZIE), Flávio de Oliveira (UNICAMP), Benedito Dielcio Moreira (UFMT) e Rosenilton Oliveira (FEUSP), Ronald Acioli (ANVIVA).

15h | CAFÉ COM CONVERSA: Cinema Negro, Etnomúsica, Teatro Negro: Africanidade e os Problemas das Linguagens.

Mediador: Elder Baungartner (SESI). Com Paulo Moraes-Alexandre (FE/IPL Lisboa), Carlos Eduardo Paiva (UFMT), Noel de Carvalho (UNICAMP), Maria Aparecida Costa Oliveira (IFRO/Rondônia),Paulo Reis (UFRR Roraima) e Silvio Romoaldo Júnior (Diretor de Esportes Aquáticos Corinthians), Alexandre Siles Vargas (UNEB).

16h | Espaço para apresentação dos alunos do SESI

Performance do ator e poeta Vinícius Brasilino – UFMT

17h | MESA REDONDA: Experiência Civilizatória do Afrodescendente e o Problema Monocultural na Educação.

Mediador: Celso Luiz Prudente (UFMT). Com Dennis Oliveira (ECAUSP), Rafael Pinto (sociólogo - MNU Movimento Negro Unificado), Cláudia Maria Ribeiro (UFLA),Luiz Carlos Ferreira(IFAM/Manaus) e Roberto Silva (FEUSP).

18h | A AFRODENCENDÊNCIA NA EDUCAÇÃO E NA CULTURA PARA CONSTRUÇÃO DA DEMOCRACIA.

Mediador: Rogério Almeida (FEUSP). Com Afrânio Mendes Catani(FEUSP), Eunice Aparecida Prudente (FDUSP),Júlio Taimira Chibemo (UNIAC/Moçambique), Kabengele Munanga(FFCHUSP), Luiz Felipe de Alencastro (Sorbonne/FGV) e José Vicente (UNIPALMARES).

 

19/11, sábado | Teatro do Sesi-SP

 

 

14h | RODA DE CONVERSA - A Dimensão Pedagógica do Cinema Negro na Construção do Discurso Cinematográfico.

Mediador: Eduardo Augusto Carreiro (SESI).ComAdérito Marcos Fernandes (USJ/MACAU/CHINA), Ana Cláudia Melo (UFPA), Fábio dos Santos Andrade (UNIR/Rondônia), Marcos José Zablonsky(PUC/PR) e Cleber Santos Vieira (UNIFESP).

15h | PAINEL DE REFLEXÃO - Africanidade e Emergência Epistemológica: As Artes Ensinando a Liberdade.

Mediador: Celso Luiz Prudente (UFMT). ComRicardo Alexino(ECAUSP), Marcos Moreira (UNB),Luiz Paulo Lima (fotógrafo/cineasta) e Sérgio Pereira dos Santos (UFMT).

16h | Espaço para apresentação dos alunos do SESI

Performance do ator e poeta Vinícius Brasilino – UFMT

17h | QUADRO NEGRO - A Mulher e a Educação das Relações Étnico-raciais.

Mediadora: Cláudia Maria Ribeiro (UFLA Minas Gerais). Com Ana Saldanha (Macau/China), Eliana Barbosa (UNILAB Ceará), Maria Francisca Morais de Lima (IFAM Manaus), Edna Maria José Massingue (Beira Moçambique).

18h | CONVERSA COM REITORES - DÉCADA DOS AFRODESCENDENTES DA ONU E A UNIVERSIDADE

Mediação: Prof. Dr. José Vicente (Faculdade Zumbi dos Palmares), Prof. Dr. Jaime Cavalcanti (Instituto Federal de Manaus), Prof. Dr. Roberlaine Ribeiro (Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA).

20/11, domingo | Teatro do Sesi-SP

 

 

15h | Cerimônia Solene da 18ª MICINE 

Oficialização da abertura da 18ª MICINE pelo curador Prof. Dr. Celso Luiz Prudente e entrega:

Destaque do Ano - Ofô de Xangô

Título Doutor Honoris Causa

Grandes Homenageados

Honra ao Mérito

APRESENTAÇÃO MUSICAL

Guinga e Ilessi, Anderson Brasil e os Meninos do Morumbi com o maestro Flávio Pimenta.

 

 

 

Leia também