O que está buscando?
MEU SESI - Entrar

Cursos, Palestras e Trilhas

Falar em ESG é falar em solidez, custos mais baixos, melhor reputação, maior resiliência em meio às incertezas e vulnerabilidades, criando estratégias de geração de valor e de negócios.

O SESI-SP posiciona VOCÊ, cada vez mais dentro dos pilares ESG. 

Conheça nossas soluções que, em breve, estarão disponíveis para aquisição:

Ampla gama de temas elaborados com o objetivo de promover o desenvolvimento de soft skills, competências comportamentais, alinhadas aos objetivos estratégicos da empresa.

Nesta trilha você vai encontrar temas como liderança, comunicação, inteligência emocional, entre outros, contribuindo para o aumento da competitividade das empresas e a melhoria da qualidade de vida dos colaboradores. 

Metodologia

Os conteúdos são aplicados com base em uma metodologia participativa, com desafios, exercícios práticos e vivências integradas, gerando um processo de aprendizagem ativo e interativo.

Resultados esperados

Além de desenvolver as competências comportamentais essenciais para o mercado de trabalho, esta trilha estimula a visão sistêmica e sinergia entre as equipes, melhora o clima organizacional, relações interpessoais e, consequentemente, os resultados da empresa.

A Trilha foi construída com base no calendário ambiental, possibilitando a convivência com o tema meio ambiente ao longo do ano.

O objetivo é refletir sobre os principais desafios ambientais, como resíduos sólidos, mudanças climáticas, consumo consciente, entre outros, estimulando o participante para, como multiplicador de ideias, promover ações que levem a redução do consumo de recursos naturais e a minimização dos impactos negativos no meio ambiente. 

Metodologia

Os conteúdos são aplicados com base em uma metodologia participativa. O nosso diferencial é proporcionar a educação ambiental na prática, através da sensibilização individual, vivências integradas, rodas de conversas promovendo a construção coletiva de mudança de comportamento.

Resultados esperados

Além de posicionar a empresa dentro do pilar ESG e no atingimento dos ODS - Agenda 2030, a trilha de meio ambiente possibilita mudança efetiva de comportamento do participante, reduzindo a utilização de recursos naturais e solidificando a reputação socioambiental da organização.

Investir na qualidade de vida do colaborador traz resultados concretos para a empresa, como aumento de produtividade e engajamento e redução do índice de afastamentos.

O recurso mais valioso de uma empresa é o seu colaborador, cuidar dele é um investimento, não uma despesa.

Esta trilha tem como objetivo promover a mudança de comportamento para o bem-estar e saúde integral do participante, bem como uma forma de prevenção de doenças ocupacionais.

Serão abordados temas como motivação, autoestima, mindfullness, além de oficinas de artes.

Metodologia

Os conteúdos são aplicados com base em uma metodologia participativa, com desafios, oficinas de artes e vivências integradas, gerando um processo de aprendizagem ativo e interativo.

Resultados esperados

Proporcionar bem-estar e o aumento da saúde integral do participante e, consequentemente, possibilitar o aumento da produtividade e engajamento.

Melhorar a comunicação no ambiente de trabalho contribui para propor soluções, expor ideias e explicar estratégias. Quanto mais envolvidos e bem-informados os seus colaboradores estiverem, mais engajados eles estarão para realizar as suas atividades.

Esta trilha tem o objetivo de desenvolver a comunicação, tornando as equipes mais resilientes e eficazes, ou seja, mais preparadas para lidar com vários tipos de situações.

Serão apresentadas ferramentas que ajudará o participante no desenvolvimento da comunicação assertiva e não violenta. Temas como inteligência emocional e feedback são essenciais para aperfeiçoar e praticar a habilidade da comunicação.

Metodologia

Os conteúdos são aplicados com base em uma metodologia participativa, com desafios, exercícios práticos e vivências integradas, gerando um processo de aprendizagem ativo e interativo.

Resultados esperados

Desenvolver e aprimorar a competência da comunicação dos colaboradores, bem como contribuir para a melhoria do clima organizacional e das relações interpessoais.

O desequilibro financeiro traz consequências negativas na vida das pessoas, como ansiedade, estresse, redução de produtividade, conflitos profissionais e familiares.

Esta trilha ajuda o participante a alcançar a saúde integral, por meio do equilíbrio econômico, ampliando a sensação de segurança financeira.

O participante terá condições de construir o seu planejamento financeiro, plano de ação para atingir metas e sonhos, entre outras ações.

Metodologia

Os conteúdos são aplicados com base em uma metodologia participativa, com desafios, exercícios práticos e vivências integradas, gerando um processo de aprendizagem ativo e interativo.

Resultados esperados

Desenvolver o controle financeiro, o hábito de poupar, o consumo consciente e, principalmente, mudar a forma como o participante se relaciona com o dinheiro.

Mais do que simplesmente inserir o jovem no mercado de trabalho, esta trilha tem o objetivo de encorajá-lo a explorar o autoconhecimento e a encontrar os seus propósitos para que seja protagonista de sua história.

A trilha de jovens desenvolve competências comportamentais, soft skills, facilitando a iniciação ao trabalho assim como a manutenção de relacionamentos saudáveis e harmoniosos neste ambiente.

Serão abordados temas como autoconhecimento, relacionamento interpessoal, motivação e criatividade.

Metodologia

Os conteúdos são aplicados com base em uma metodologia participativa, com desafios, exercícios práticos e vivências integradas, gerando um processo de aprendizagem ativo e interativo.

Resultados esperados

Promover autoconhecimento e possibilidades de aperfeiçoamento pessoal e profissional, bem como proporcionar o desenvolvimento de competências comportamentais e facilitar o ingresso do participante no mercado de trabalho.

A Trilha de SIPAT não deve ser vista simplesmente como mero cumprimento da legislação, mas sim como uma ação de continuidade dos trabalhos voltados para a prevenção de acidentes, doenças ocupacionais, qualidade de vida e proteção ao meio ambiente.

Esta trilha tem como objetivo resgatar valores esquecidos pela correria do dia a dia, mostrando os temas como: segurança comportamental, diversidade e educação financeira, de forma simples e objetiva, criando uma cultura de segurança dentro e fora do ambiente de trabalho.

Metodologia

Os conteúdos são aplicados com base em uma metodologia participativa e lúdica, com desafios, exercícios práticos e vivências integradas, gerando um processo de aprendizagem ativo e interativo.

Resultados esperados

Promover o entendimento que as ações preventivas trazem ganhos tanto para o colaborador quanto para a empresa, por meio de redução de taxas de afastamento e aumento de produtividade.

Incentivar o participante a refletir sobre o bem-estar, qualidade de vida, meio ambiente, prevenção da saúde e integridade.

A Trilha de Datas Comemorativas tem como objetivo promover reflexão sobre os principais temas que são destaque ao longo do ano, bem como, incentivar o participante a ser protagonista de sua vida e atingir a melhoria da qualidade de vida.

Aborda temas importantes como saúde mental, outubro rosa, novembro azul e educação financeira, de forma prática e dinâmica, para mudança efetiva de comportamento.

Metodologia

Os conteúdos são aplicados mensalmente com base na data comemorativa específica do mês, em uma metodologia participativa e lúdica, com desafios, exercícios práticos e vivências integradas, gerando um processo de aprendizagem ativo e interativo.

Resultados esperados

Fortalecimento do sentimento de pertencimento do participante perante à empresa, aumento de engajamento e do clima organizacional, além de possibilitar a melhoria da saúde integral do colaborador.

TENHO INTERESSE

ENTRE EM CONTATO