Programação reúne espetáculos com Osmar Prado, Ana Lúcia Torre, Grace Gianoukas e Mouhamed Harfouch, Maria Manoella, Natália Lage, Emílio Orciollo entre outros
Por: SESI-SP
22/10/202615:45- atualizado às 15:46 em 22/10/2026
O SESI-SP amplia o acesso do público às artes cênicas com uma programação que reúne produções reconhecidas, grandes intérpretes e novas montagens em seus espaços culturais. Entre clássicos revisitados, dramaturgia contemporânea, música, humor e histórias sobre memória e identidade, os espetáculos circulam por diferentes cidades paulistas.

Osmar Prado e Maurício Machado, foto divulgação do espetáculo "O Veneno do Teatro"
Parte da agenda integra o SESI Viagem Teatral, projeto que promove a circulação de espetáculos por unidades da instituição. Entre as atrações estão O Veneno do Teatro, com Osmar Prado e Maurício Machado. Na trama, o ator Gabriel de Beaumont é convidado por um excêntrico Marquês para interpretar uma peça de sua autoria. Escute as Feras nasce do livro homônimo da antropóloga francesa Nastassja Martin. Protagonizado por Maria Manoella, ao lado do músico Lúcio Maia, o espetáculo transpõe para a realidade brasileira reflexões desencadeadas pelo encontro da autora com um urso-pardo na Sibéria. E Memórias Póstumas de Brás Cubas, adaptação do clássico de Machado de Assis dirigida por Regina Galdino e protagonizada por Marcos Damigo. Pelo trabalho, o ator recebeu indicações aos prêmios APCA e Aplauso Brasil.
Em Olhos nos Olhos, Ana Lúcia Torre celebra 80 anos de vida e 60 de carreira em uma montagem construída a partir de memórias e letras de Chico Buarque, sob dramaturgia e direção de Sergio Módena, acompanhada ao piano por Diógenes Junior. As canções e textos atravessam temas como amor, separação, maternidade, resistência, sociedade, arte e passagem do tempo, construindo um encontro entre a biografia da atriz e a palavra de um dos grandes compositores brasileiros.

Grace Gianoukas em "Nasci pra ser Dercy" e Ana Lúcia Torre em "Olhos nos Olhos", foto divulgação dos espetáculos
Identidade e ancestralidade conduzem Meu Remédio, solo escrito e protagonizado por Mouhamed Harfouch, com direção de João Fonseca. Filho de imigrantes sírios e criado no Rio de Janeiro, o ator transforma episódios de sua trajetória e questões ligadas ao próprio nome e às suas origens em uma narrativa que combina humor, emoção e música ao vivo. A montagem conquistou o Prêmio FITA de Melhor Dramaturgia e o Prêmio Arcanjo na categoria Teatro Solo.
Já Nasci pra ser Dercy leva Grace Gianoukas ao universo de Dercy Gonçalves. O trabalho rendeu à intérprete os prêmios Shell e APCA de Melhor Atriz, enquanto Kiko Rieser, responsável pelo texto e direção, recebeu o Prêmio Bibi Ferreira de Melhor Dramaturgia Original.

Mouhamed Harfouch em "Meu Remédio" e Natália Lage e Emílio Orciollo em "O Fingidor", foto divulgação dos espetáculos
A programação reforça ainda a atuação do SESI-SP na criação teatral por meio de suas Montagens Cênicas Inéditas, com espetáculos como O Céu de Bibi Ferreira, O Pequenino Grão de Areia e O Fingidor. Este último tem texto e direção de Samir Yazbek, livremente inspirado na vida e na obra de Fernando Pessoa. Ambientada na Lisboa de 1935, a peça parte de uma situação ficcional em que o poeta português se disfarça para conhecer um crítico literário admirador de sua obra. O elenco reúne nomes como Emílio Orciollo, Natália Lage, Ricardo Gelli, Rogério Brito, Jocasta Germano, Gabriel Santana, Giovani Tozi, Heitor Garcia e Victor Sparapane.
O Pequenino Grão de Areia tem texto, direção e música original de João Falcão. A montagem transforma um universo de pequenos grãos de areia, cada um dotado de personalidade própria, em uma fábula sobre diversidade, sonhos e a possibilidade de desejar o aparentemente impossível.
Já O Céu de Bibi Ferreira, texto de Gabriel Chalita e direção de Gustavo Barchilon, recupera artisticamente a memória de Bibi Ferreira. Quatro atrizes costuram fragmentos de sua trajetória em um jogo entre memória e reinvenção, celebrando a atriz, cantora e diretora que atravessou gerações no teatro brasileiro.
Para prolongar a experiência, o SESI Campinas Amoreiras promove um Bate-papo com o ator Mouhamed Harfouch pensado como espaço de escuta, diálogo e aprofundamento das questões sociais e culturais mobilizadas pelo espetáculo.