O que está buscando?
Portal Educa    MEU SESI - Entrar

Estudantes Sesi-SP se destacam na Olimpíada Brasileira de Robótica

Alunos da entidade receberam mais de 500 medalhas na modalidade teórica

Alunos da entidade receberam mais de 500 medalhas na modalidade teórica

 Por: Sarah Teixeira, Agência Indusnet Fiesp
23/12/202111:07- atualizado às 11:14 em 10/03/2022

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das competições científicas brasileiras. Ao utilizar a temática da robótica, a OBR tem como objetivo estimular jovens às carreiras científico-tecnológicas, bem como a identificar talentos, promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

Também busca atender tanto ao público de escolas que já desenvolvem atividades de robótica educacional quanto ao público que nunca teve contato formal com esta ciência. Para isso, a competição oferece duas modalidades: Modalidade Prática, realizada com robôs e simulador sBotics; e a Modalidade Teórica, com provas teóricas aplicadas simultaneamente em todo o Brasil.

A OBR teórica motiva os alunos a resolver problemas, desenvolver o raciocínio lógico e a enxergar e compreender a complexidade do mundo por meio de questões multidisciplinares, envolvendo matemática, português, ciências, atualidades e outras áreas.

A missão da OBR é promover, incentivar e disseminar a robótica pelo Brasil. E a rede Sesi-SP, que possui Robótica e Programação em sua grade curricular como estratégia de ensino e aprendizagem, evidentemente apoia essa causa.

Em 2021, o Sesi-SP contou com a participação de 17,6 mil estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio na modalidade teórica da OBR. Foram mais de 500 estudantes medalhistas, sendo 86 medalhas de ouro, 140 de prata, 217 de bronze e 71 de honra ao mérito.

Além disso, algumas universidades brasileiras como Unicamp, Unifei e UFABC, por exemplo, utilizam as premiações em olimpíadas científicas do conhecimento como forma de ingresso, sem que o aluno precise prestar provas. O aluno interessado pode buscar mais informações no site ou nas redes sociais da Olimpíada.

 

Leia também