O que está buscando?
Portal Educa    MEU SESI - Entrar

Com o propósito de ampliar o acesso à educação, Sesi e Senai marcam presença no maior evento literário da América Latina

Além de livros de diversas temáticas, stand contará com rica programação

Além de livros de diversas temáticas, stand contará com rica programação

 Por: Agência Indusnet Fiesp
01/07/202211:35- atualizado às 12:10 em 11/07/2022

Logo Bienal do livro SP

 

Editoras, livrarias, distribuidoras e, é claro, os apaixonados por livros: todos irão participar do maior evento literário da América Latina, a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, entre os dias 2 e 10 de julho de 2022. As Editoras Sesi-SP e Senai-SP estarão presentes com o propósito de fortalecer a missão da Instituição, cujo foco está na construção do conhecimento e na ampliação do acesso à Educação de qualidade para todos.  

Em um stand preparado para contar com mais de 6.000 exemplares, estarão disponíveis obras com temáticas diversas, como alimentação, artes, clássicos da literatura, esporte, livros infantis, juvenis, da Cosac Naify, de ficção e não ficção, histórias em quadrinhos nacionais e estrangeiras, gestão, design, tecnologia, interesse geral, entre outras publicações.   

Para conferir alguns dos livros que estarão disponíveis no evento, visite o perfil do expositor da Sesi-SP Editora e o da Senai-SP Editora por meio dos links: https://bit.ly/sesi_bienalsp2022 e https://bit.ly/senai_bienalsp2022 

 

PROGRAMAÇÃO OFICIAL  

Na programação oficial do evento, a Sesi-SP Editora marcará presença por meio da participação de autores em bate-papos especiais. 

LITERATURA DE CORDEL 

Marco Haurélio e Arlene Holanda, importantes cordelistas brasileiros e autores de Uagadu – Uma odisseia africana, são os convidados especiais para o encontro intitulado Literatura de cordel, o qual também terá a participação de Januária Alves. O bate-papo, mediado por Oscar Garcia, será realizado no Salão de ideias, no dia 5 de julho (terça-feira), às 11h.  

 ugadu

Livro Uagadu, dos autores Marco Haurélio e Arlene Holanda | Créditos: Divulgação Sesi-SP Editora 

O cordel sempre recontou histórias da tradição oral e as lendas de diferentes matrizes. Entretanto, neste sentido, são poucos os trabalhos realizados em relação à África e suas tradições mais remotas. Este é o mote da obra Uagadu, que destaca quatro contos da África, transformadas em cordel com base em registros oficiais do arqueólogo e importante nome na etnografia alemã, Leo Frobenius, que trazem revelações surpreendentes e provocadoras do povo soninquê, base do Império de Gana. Clique no link para conhecer mais sobre o livro: https://bit.ly/uagadu 

LITERATURA INDÍGENA E SEUS SABERES 

Já a autora da coleção Um dia na aldeia, Rita Carelli, mediará um encontro entre Cristino Wapichana e Kaká Werá, com a temática Literatura indígena e seus saberes, cujo intuito será destacar e apresentar a literatura de diferentes culturas. O bate-papo será no dia 6 de julho (quarta-feira), a partir das 10h, na Arena cultural.     

Formada pelos títulos A história de Akykysia, o dono da caça; A história do Monstro Khátpy; Das crianças Ikpeng para o mundo; Depois do ovo, a guerra; No tempo do verão; Palermo e Neneco, recentemente, a coleção Um dia na aldeia foi selecionada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para integrar o importante Clube de Leitura dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), relacionados à Agenda 2030.  

 Coleção dialnet

A ilustração é de Rita Carelli e está no livro?A história de Akykysia, o dono da caça | Créditos: Rita Carelli  

Estar entre as obras escolhidas pela ONU consolida o trabalho realizado pela Instituição, com foco na Educação e na construção do conhecimento. Para conhecer os livros que integram a coleção, acesse o link: https://bit.ly/colecao_umdianaaldeia.   

ATRAÇÕES NO STAND 

Além da programação oficial do evento, o stand das Editoras Sesi e Senai receberá apresentações voltadas ao público infantil, as quais foram organizadas em parceria com a equipe de Cultura e o Núcleo de Dramaturgia, ambos do Sesi-SP.  

MALAS PORTAM  

 malas portam

Uma das apresentações do grupo Malas Portam | Créditos: Divulgação 

 

Entre as atrações no stand, estará o espetáculo do grupo Malas Portam. As histórias que serão apresentadas são adaptações de três livros: O domador de monstros, de Ana Maria Machado, que fala sobre um menino que está tentando dormir, mas vê refletido na parede do seu quarto a sombra de árvores que se parecem com monstros; A casa sonolenta, de Audrey Wood, uma casa em que todos viviam dormindo, até que uma pulga chega para acordar os moradores; E o dente ainda doía, de Ana Terra, em que um jacaré aceita a ajuda de muitos animais da floresta para resolver a sua dor de dente.  

Os espetáculos serão realizados nos dias 4 (segunda-feira) e 7 (quinta-feira) de julho, sempre em dois horários: às 11h e às 14h.   

O grupo Malas Portam é autor de dois livros publicados pela Sesi-SP Editora: 99 brincadeiras cantadas (https://bit.ly/99_brincadeiras_cantadas) e Box Malas Portam (https://bit.ly/box_malas_portam).   

 

DIA CLARO, NOITE ESCURA 

O stand das Editoras Sesi e Senai também receberá a contação de história intitulada Dia claro, noite escura, com a atriz Thayana da Silva Barbosa.  A atração será realizada no dia 9 de julho (sábado), às 15h. 

 contação dia claro, noite escura

Cena da contação de história Dia claro, noite escura | Créditos: Divulgação 

Dia claro, noite escura apresenta a história de uma costureira que dá vida à sua criação: uma curiosa boneca de pano. A boneca representa uma singela história que passa no decorrer de um dia - desde o amanhecer até o anoitecer. Cena a cena, elas constroem uma relação quase de mãe e filha (atriz e boneca), pois a costureira é quem lhe dá olhos, boca, cabelo, roupas, como se fosse possível costurar com linha, agulha e afeto, a própria vida. A montagem foi inspirada em contos dos Irmãos Grimm, como: As moedas-estrelas, A bela adormecida e O mingau doce 

 

ESPAÇO DE INTERAÇÃO | ROBÓTICA SESI 

Em parceria com a equipe de Robótica Sesi, serão realizadas, ainda, ações contínuas no stand com imersão tecnológica, abordando as temáticas de qualidade de vida e literatura.  

Na oportunidade, os visitantes da Bienal poderão interagir com atividades esportivas e com um livro digital, o qual apresentará a obra Como surge o livro infantil, que, de forma lúdica e divertida, aborda todo o processo editorial: desde a criação do livro até a sua chegada nas livrarias.  

 Capa MKT Invert

Modelo de interação com livro digital, com a temática da obra Como surge o livro infantil | Créditos: Divulgação 

A Robótica Educacional se sustenta a partir de uma diversidade de conteúdos e habilidades e fornece aplicações para os mais variados contextos em todas as áreas do conhecimento: a partir de projetos educacionais, o Sesi-SP explora Machine Learning para melhorar a qualidade de vida das pessoas ao promover a prática de atividades físicas e momentos de leitura em grupo e contação de história.

 

AUTORES PORTUGUESES 

Em alusão aos 200 anos de Independência, Portugal será o país homenageado pela Bienal Internacional do Livro de São Paulo e contará com uma comitiva com mais de 20 convidados, entre eles estarão os escritores Gonçalo M. Tavares e Filipe Melo, ambos com livros publicados pela Sesi-SP Editora. Os autores lusófonos se apresentarão em um stand exclusivo ao país celebrado.  

Conheça as publicações: 

Gonçalo Tavares é autor do livro infantil O dicionário do menino Andersen.   

 o dicionário do menino Andersen

Sinopse: O menino Andersen era um grande inventor e não andava nada satisfeito com as definições de palavras. Por isso decidiu começar a escrever um dicionário novo, que entusiasmasse os seus amigos, e assim criou significados inusitados, como: “Mosquito – um animal que está mal sintonizado”. Com texto leve e divertido, o livro, da Planeta Tangerina e lançado no Brasil pela Sesi-SP Editora, agrada crianças e adultos. Link: https://bit.ly/dicionario_andersen 

 

Filipe Melo é autor da história em quadrinhos Os vampiros 

 os vampiros

Sinopse: Em plena guerra colonial, um grupo de soldados portugueses é destacado para uma operação secreta no Senegal. Porém, à medida que vão sendo consumidos pela paranoia e pelo cansaço, essa missão aparentemente simples se transforma em um pesadelo. Embrenhados na selva, esses homens terão de confrontar sucessivos demônios – os da guerra e os que trouxeram com eles mesmos. Link: https://bit.ly/hq_osvampiros 

Para saber mais sobre a participação dos autores portugueses, bem como toda a programação oficial da Bienal, acesse aqui o link.

SERVIÇO: 

BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE SÃO PAULO 

Local: Expo Center Norte (Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme). 

Dias: 2 a 10 de julho de 2022.  

Funcionamento: De segunda a sexta, das 9h às 22h. No sábado e no domingo, das 10h às 22h.  

Site oficial: www.bienaldolivrosp.com.br.  

  Logo Sesi Senai

PROGRAMAÇÃO SESI-SP EDITORA NA BIENAL 

SALÃO DE IDEIAS  

Bate-papo: Literatura de cordel 

  • Dia e horário: 5 de julho de 2022, às 11h. 
  • Participação: Marco Haurélio e Arlene Holanda, autores de Uagadu – Uma odisseia africana; e Januária Alves.  

ARENA CULTURAL  

Bate-papo: Literatura indígena e seus saberes 

  • Dia e horário: 6 de julho de 2022, às 10h. 
  • Participação: Rita Carellei, autora da coleção Um dia na aldeia, Cristino Wapichana e Kaká Werá. 

STAND SESI-SP EDITORA 

Espetáculo Malas Portam  

  • Dias e horários: 4 e 7 de julho de 2022, às 11h e às 14h.  

Contação de história Dia claro, noite escura 

  • Dia e horário: 9 de julho de 2022, às 15h. 

Interatividade | Robótica 

  • Dias e horário: De segunda a sexta, das 9h às 22h. No sábado e no domingo, das 10h às 22h.  

 

Leia também