Menu Site
 Por: Amanda Demétrio, Núcleo de Comunicação
10/01/2020 13:16 - atualizado às 12:13 em 20/01/2020

Atual campeão do Brasil Open, o time masculino de polo aquático do Sesi-SP inicia o calendário de 2020 com uma disputa internacional. O grupo da capital paulista embarca neste domingo, 12/1, para a cidade do Cairo, no Egito, onde participará do Gezira International Water Polo Tournament, entre os dias 14 e 19 de janeiro. A equipe da Vila Leopoldina será o único grupo do Brasil a participar do torneio.

Convidados pelo Gezira, organizador da competição e um dos clubes mais populares do Egito, dono de sete títulos da liga local nos últimos 15 anos, os meninos do Sesi-SP serão os representantes do continente americano. Além dos brasileiros, o torneio contará com o Savona da Itália, Jadran Herceg Novi de Montenegro, Vasas da Hungria, Tenerife Echeyde da Espanha e os anfitriões. Serão seis clubes que fazem a fase classificatória todos contra todos e depois seguem para as quartas de final, semifinal e final.

“Acredito que será uma boa competição para o nosso grupo. É importante para sentirmos um pouquinho como é essa pegada internacional. Existem alguns objetivos para este ano com relação à equipe e a preparação dos atletas para o pré-olímpico. Será nosso laboratório. Não é uma competição reconhecida ainda, mas é um processo que sempre passamos no esporte. A partir do momento que acontecer e tiver mais interesse, vai ganhando o reconhecimento”, comentou o técnico André Avallone.

 

No cenário esportivo do polo aquático desde o início de 2008, o Sesi-SP tem um papel importante no desenvolvimento do esporte em São Paulo e no Brasil. O atual campeão do Brasil Open tem sido uma das forças do polo aquático brasileiro nos últimos anos. Além de ter na equipe jogadores que são pilares da seleção brasileira, e ter contado com a passagem de alguns dos melhores jogadores do mundo, como o vice-campeão olímpico Tony Azevedo, o projeto se diferencia por apostar no seu trabalho de formação, com 80% do seu elenco oriundo das categorias de base e do programa Atleta do Futuro.

“Aqui no Sesi-SP nós valorizamos muito o trabalho desenvolvido dentro da nossa casa, assim como no polo aquático, o aproveitamento de jovens promessas também pode ser visto nas outras modalidades. É com muito orgulho que abrimos as portas do mundo para garotos que entraram neste universo esportivo por meio do programa Atleta do Futuro, da base e das aulas de educação física na escola e hoje terão a oportunidade de conhecer outro país, outra cultura. Isso é muito gratificante”, explicou Avallone.

O técnico ainda ressaltou a importância do reconhecimento dentro do mundo do esporte. “O reconhecimento é fundamental para que possamos manter a emoção, o foco e os objetivos, é um dos pilares mais importantes. E o Sesi-SP sempre teve esse cuidado. Proporcionar para esses garotos mais novos esse reconhecimento internacional, com equipes de grande escalão no cenário mundial e com jogadores de qualidade, vai ser muito satisfatório e enriquecedor”.

Treinando em Bauru, na sede da ABDA, instituição que o Sesi-SP possui parceria no desenvolvimento esportivo, os meninos do polo aquático retornam para São Paulo neste final de semana onde farão os treinos finais e embarcam para o Egito no domingo (12) de tarde.

LEIA TAMBÉM