O que está buscando?
Portal Educa    MEU SESI - Entrar

Sesi-SP vai representar a seleção brasileira no Mundial de Atletismo Paralímpico em Paris

Atletas e o técnico participam do mundial. A equipe de alto rendimento treina no Sesi Santo André.

Atletas e o técnico participam do mundial. A equipe de alto rendimento treina no Sesi Santo André.

 Por: Elaine Casimiro, Sesi Santo André
05/07/202317:51- atualizado às 17:51 em 05/07/2023

O Sesi-SP terá cinco representantes no Campeonato Mundial de Atletismo Paralímpico que será realizado de 8 a 17 de julho em Paris, na França. Quatro atletas estão entre os 54 convocados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). São eles: Bruno Christian, Lucas Lima, Paulo Henrique dos Reis e Samuel Eckert que estão entre os quatro melhores do ranking das respectivas categorias.

O treinador que comanda a equipe de atletismo paralímpico no Sesi Santo André, Daniel Biscola também foi convocado pelo CPB e vai integrar a comissão técnica da delegação brasileira.

Estou bastante feliz não só pela convocação, mas pelo número de atletas que a gente está levando em evento esportivo internacional, passamos de três para quatro. Todos os atletas têm chances reais de medalhas e espero que a gente possa ter um bom desempenho, pois a equipe brasileira está muito forte e preparada. Estamos há um ano dos Jogos Paralímpicos e espero que os meninos possam vivenciar ao máximo essa experiência”, disse Daniel.

A convocação para o Mundial, era o que faltava na carreira do velocista Lucas Lima, 27 anos. Ele vai disputar a prova dos 400 metros na classe T47, para competidores com deficiência nos membros superiores. “As expectativas são as melhores possíveis. Nos preparamos ao máximo e treinamos muito bem para garantir um ótimo desempenho”, declarou Lucas que esteve nos Jogos Paralímpicos de Tóquio.

O velocista Samuel, 25 anos, que passou por um procedimento cirúrgico no joelho esquerdo em novembro de 2022, está em perfeita performance para correr as provas dos 100 e 400 metros na classe T13 para atletas com baixa visão. “Estou extremamente feliz. Eu esperei a vida inteira por isso. São 12 anos de atletismo e sempre batalhei e treino muito por esse momento. A marca que eu fiz ano passado me colocou nesse mundial e estou pronto para conquistar o meu melhor resultado”, comemorou Samuel, estreante em Mundiais.

Atleta do Sesi-SP há um ano, Bruno, 30 anos, vai participar de um campeonato internacional pela primeira vez. Ele vai competir na prova do salto em distância na classe T47. “Minha chegada no Sesi foi muito importante para minha vida. Só coisas boas acontecendo e estou muito feliz com meu desempenho. Estou focado e preparado para representar a seleção brasileira”, avalia.

Paulo dos Reis, 24 anos, está em 1ª lugar no ranking mundial na classe T13 no salto em distância. Além dessa prova, o atleta vai disputar os 100 metros. “Eu participei do mundial quando eu tinha 19 anos e conquistei o quinto lugar. Treinava em outro clube. Agora eu tenho a chance de escrever um novo capítulo da minha carreira com um pouco mais de experiência, treinando com mais infraestrutura e mais tranquilo. Considero que a parte mental de um atleta é muito importante e esse foi o principal ponto que me atrapalhou lá em 2017. Hoje eu tenho psicólogo na equipe que vem me ajudando muito”, afirmou.

Samuel Eckert, Lucas Lima, Daniel Biscola, Paulo Henrique e Bruno Christian
Crédito: Elaine Casimiro

Leia também