O que está buscando?
Portal Educa    MEU SESI - Entrar

Sesi-SP reúne especialistas em Soft Skills e lança curso gratuito sobre o tema

Soft Day trouxe para Teatro do Sesi-SP jovens lideranças que abordaram temas como empreendedorismo jovem, influência positiva e finanças. Na ocasião, também houve o lançamento de curso gratuito sobre Soft Skills, voltado para estudantes do nono ano do Fundamental ao Ensino Médio de todo o país

 Por: Alex de Souza, Sesi-SP
15/02/202216:20- atualizado às 09:34 em 16/02/2022

Olhar para dentro de si e buscar autoconhecimento, entender o contexto do mundo em que se está inserido e outras habilidades necessárias para ser o profissional do futuro foram alguns dos temas abordados por especialistas escolhidos pelo Sesi-SP para a primeira edição do Soft Day, realizado no Teatro do Sesi-SP, na capital paulista, e mediado pela jornalista Mari Palma. Para ver o evento na íntegra, acesse o canal do Sesi-SP no YouTube.

Evento teve transmissão ao vivo para escolas da rede Sesi-SP pelo YouTube. Foto: Ayrton Vignola/Fiesp

 

O superintendente do Sesi-SP, Alexandre Pflug, destacou a importância do evento e afirmou que é essencial para os profissionais do futuro "desenvolver as habilidades e competências necessárias". Opinião compartilhada pelo professor de criatividade Murilo Gun, que aponta o indivíduo como seu próprio guru. "Soft Skills é o treinamento que vem para ajudar o homem a olhar para dentro. Se tu tá zoado, tudo o que você faz vai ser zoado". 

Já o educador e comunicador Tony Marlon lembrou que para as coisas darem certo é essencial listar as qualidades necessárias para atingir aquele objetivo e trabalhar em equipe. "A gente só conecta os pontos olhando para trás. Além disso, não podemos desprezar a importância de envolver outros em nossos projetos. As coisas vão longe quando existe colaboração".

Foto: Karim Kahn/Fiesp

 

Outra convidada para o evento, a advogada e mestre em Direito Internacional e Europeu pela Universidade de Genebra, Mayra Castro, afirmou que absorver culturas diversas, conhecer os próprios valores e ter atitude são diferenciais dos quais o profissional do futuro não pode abrir mão. "Se você conhece teus valores, você tem uma bússola. Se não existe o que tu queres, vai lá e cria".

O Soft Day também teve uma conversa sobre finanças para jovens, conduzido pela economista e mestre em Finanças Gabriela Mosmann. "Para cuidar bem do seu dinheiro, você precisa se conhecer. Precisa de autoconhecimento, e falar sobre dinheiro sem preconceito, lembrando que ele é apenas uma ferramenta. Se você não sabe quem é e nem o que quer, se tornará escravo do dinheiro".

Por fim, o jornalista, ativista e empresário Rene Silva, contou sua experiência pessoal e como iniciou o jornal Voz das Comunidades. Com uma ajudinha do Twitter, que reverberou uma de suas coberturas, a plataforma possibilitou ao jovem empreendedor a oportunidade de ampliar seu trabalho.

Karim Kahn/Fiesp

 

Curso Soft Skills

O gerente executivo de Educação do Sesi-SP, Roberto Xavier, anunciou o novo curso gratuito de Soft Skills, que visa ao desenvolvimento integral dos alunos da Educação Básica. Mas a novidade não é voltada apenas aos alunos da instituição, mas aberta a estudantes do nono ano do Fundamental ao Ensino Médio de todo o Brasil.

O curso aborda as habilidades do futuro, que permitem gerenciar emoções, atingir objetivos, manter relações sociais e tomar decisões responsáveis. "O curso está disponível no site do Sesi-SP e é dividido em quatro módulos, sendo mais uma oportunidade para buscar o desenvolvimento das competências necessárias", disse Xavier. Para obter mais informações sobre o curso e realizar as inscrições, acesse a página.

Para ver o evento na íntegra, clique aqui.

Karim Kahn/Fiesp

 

 

Leia também