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Sesi-SP desenvolve plataforma digital própria para volta às aulas não presenciais

As aulas iniciam no próximo dia 11 de maio, de forma não presencial, em toda a rede do Sesi no estado de São Paulo

As aulas iniciam no próximo dia 11 de maio, de forma não presencial, em toda a rede do Sesi no estado de São Paulo

 Por: Núcleo de Comunicação
05/05/202009:59- atualizado às 12:29 em 14/05/2020

Para dar continuidade ao ano letivo de 2020, a rede de ensino do SESI-SP em todo o estado de São Paulo retornará das férias no próximo dia 11 de maio (segunda-feira), com aulas de forma não presencial, por meio da plataforma Conexão Digital. Os estudantes terão acesso à tecnologia, efetiva tanto no computador quanto no celular, que abrirá um novo mundo de experiências. Nela, poderão ter encontros virtuais ao vivo com seus professores e turma, assistir videoaulas, conhecer outros materiais didáticos, como jogos, livros, documentários, e interagir com todos que atuam na rotina escolar, como inspetores de alunos e analistas de suporte de informática.

“Vivemos um momento muito desafiador para todos. O SESI-SP sabe bem disso e está preparado para seguir cumprindo sua missão de oferecer ensino de qualidade, mas agora em outro formato: a distância. Assim, muda a ferramenta, mas não muda o nosso propósito, que é o de estar ao lado de nossos alunos na busca pelo conhecimento”, disse o presidente do SESI-SP, Paulo Skaf. 

A realidade atual nos impõe esse grande desafio, mas também representa a possibilidade de descoberta, inovação e aprendizado. O SESI-SP compreende que seus colaboradores, familiares e estudantes terão de se adaptar para dar conta desse novo formato de ensino. Justamente por isso, antes de entrarem nesse mundo virtual, alunos, professores e famílias receberão guias de acesso ao Conexão Digital, com informações sobre os cuidados, orientações, partilha de responsabilidades e como será o aprendizado nesse ambiente online.

 

Cabe ressaltar que o SESI-SP entende que não são todos os alunos que possuem recursos tecnológicos em casa – computador e internet – para acompanharem os conteúdos que estarão disponíveis na plataforma virtual. Por conta disso, cada uma das 144 escolas preparará materiais físicos e planos de aprendizagem para esses alunos. Além disso, a rede prepara outras ferramentas de apoio, que serão comunicadas oportunamente, para garantir que todos os alunos do SESI-SP tenham acesso ao mesmo padrão de ensino.

O desenvolvimento do Conexão Digital necessitou de atenção integral da equipe de educação da instituição. Os professores serão capacitados para lidar com essa nova proposta de ensino, tendo como prioridade o reconhecimento da nossa concepção de ensino na utilização das diversas ferramentas tecnológicas que compõem o Conexão Digital. O SESI-SP continuará atuando na equidade, na inovação e na busca pelas melhores estratégias tecnológicas, mantendo aspectos fundamentais como mediação, diálogo e interatividade para a construção de um conhecimento que se mostra contextualizado e significativo.

Também foram criadas redes de cooperação, equipes multidisciplinares encarregadas de auxiliar e dar suporte aos alunos e professores durante todo o período em que durar o ensino não presencial. Por exemplo, há grupos compostos por especialistas das áreas dos conhecimentos, outros que apoiarão as diversas formas de aprender, ajudando os professores em práticas inclusivas, e outros que favorecerão a interação dos alunos por meio de um ambiente chamado de “pátio virtual”. As redes de cooperação foram criadas para que todos se sintam acolhidos e seguros, inclusive a família.

Todo esse desenvolvimento em conjunto levou em consideração não apenas o acesso do conteúdo programado para cada faixa etária, mas o respeito às diferenças, aos ritmos de aprendizagem, aos contextos regionais e a atuação do professor como um mediador, que estimula a autonomia dos alunos, a pesquisa e a aprendizagem colaborativa. Dentro desta comunidade do aprender, todos – família, alunos, professores, equipe pedagógica, técnicos e especialistas – estarão envolvidos e incentivados a atuarem de forma cooperativa, assim como prezamos em nossas escolas SESI.

 

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