Por: Agência Indusnet Fiesp
29/06/201817:35- atualizado às 14:18 em 12/07/2018
O superintendente em exercício do Sesi-SP, Alexandre Pflug, assinou nesta quinta-feira (21 de junho) convênio do programa Atleta do Futuro com os municípios de São José do Rio Preto, Bálsamo e Mirassol. Acompanhado por atletas do Sesi Franca Basquete, Pflug destacou a importância do exemplo na formação das pessoas. O programa, lembrou, dá oportunidade aos jovens e já revelou atletas, que passaram pelas categorias de base do Sesi-SP e chegaram às equipes principais.
O convênio assinado com São José do Rio Preto beneficiará 4.654 crianças e adolescentes do município com a prática de badminton, basquete, futebol, futsal, ginástica artística, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol e xadrez.
Em Mirassol o Atleta do Futuro terá como modalidades o futebol, o voleibol e o futsal, com 460 vagas. O convênio de Bálsamo permitirá a prática de basquete, voleibol e futsal para 500 crianças e adolescentes no município.
Em todo o Estado de São Paulo são mais de 100.000 alunos beneficiados pelo Atleta do Futuro, que envolve 187 prefeituras conveniadas. Desde 2008, o programa tem estimulado a prática esportiva e a cidadania de crianças e adolescentes. Além de introduzir a prática esportiva aos participantes, os alunos recebem orientação em temas transversais como saúde, trabalho, consumo consciente, meio ambiente e pluralidade cultural, dentre outros.
Os instrutores trabalham para difundir valores como ética, superação, autoestima e socialização, com o intuito de ajudar o aluno a se desenvolver de modo pleno.
O Programa Sesi-SP Atleta do Futuro contempla crianças e jovens entre 6 e 17 anos, e as atividades estão organizadas em três fases, adequadas para cada faixa etária. Na fase que compreende crianças entre 6 e 8 anos, os instrutores trabalham para promover qualidade de vida, integração e socialização por meio de jogos e brincadeiras lúdicas. A partir dos 8 anos, os participantes iniciam a prática esportiva, conhecendo as diversas modalidades e suas diferenças.
Então, dos 11 aos 17 anos, os alunos optam por uma modalidade e realizam treinos específicos. Nesta fase, os atletas podem representar a equipe do Sesi-SP em competições estaduais e nacionais.
Por se tratar de programa de formação esportiva com metodologia própria do Sesi-SP, as aulas esportivas são complementadas por intensa programação nos finais de semana com a participação da família. Todos os profissionais envolvidos passam por capacitações, e os alunos têm acesso a todos os materiais necessários para a prática de diferentes modalidades de esporte.