O que está buscando?
Portal Educa    MEU SESI - Entrar

Sesi-SP amplia para julho produção de refeições gratuitas para comunidades carentes

Neste mês, serão distribuídas mais 1,173 milhão de refeições

Neste mês, serão distribuídas mais 1,173 milhão de refeições

 Por: Karina Costa, Núcleo de Comunicação
01/07/202015:54- atualizado às 11:13 em 04/08/2020

Karina Costa, Núcleo de Comunicação

A iniciativa de produzir refeições gratuitas para comunidades carentes em todo o estado, lançada em maio pelo presidente da Fiesp, SESI e Senai-SP, Paulo Skaf, será estendida para julho. Serão distribuídas 51 mil refeições por dia, de segunda a sexta, fechando o mês em 1,173 milhão de refeições. Somados os três meses do programa terão sido doados 7,6 milhões de marmitas, produzidas nas cozinhas das escolas do SESI, envolvendo mais de mil profissionais. Essa é mais uma das contribuições das entidades da indústria paulista para apoiar a sociedade nesta pandemia do novo Coronavírus.

As refeições são destinadas a quem mais necessita por intermédio de entidades filantrópicas, religiosas e ONGs cadastradas pelo SESI-SP e que já desenvolvem trabalhos com comunidades carentes.

“Essa ação conta com a dedicação e comprometimento de inúmeros funcionários e parceiros tem possibilitado que comunidades inteiras, em situação de grande necessidade, possam ter uma refeição digna por dia. Sabemos que essa pandemia não acabará da noite para o dia, mas não podemos deixar de fazer nossa parte como sociedade. Olhar o outro, doar para quem mais precisa. Isso conforta e nos dá a esperança de que dias melhores virão”, afirma Paulo Skaf, presidente da Fiesp e do Sesi-SP.    

527 toneladas de alimentos

Ao longo de todo o mês, para transformar mais de meia tonelada de alimentos em refeições balanceadas e saudáveis que beneficiarão 107 municípios do Estado, o SESI-SP monta uma verdadeira força-tarefa reunindo cozinheiros, auxiliares de cozinha, nutricionistas, colaboradores realocados de outros setores e até mesmo voluntários. O cardápio é composto por arroz, feijão, proteína e legumes e é modificado a cada dia, levando sempre em consideração os alimentos mais frescos e as hortaliças da estação.

Todos os envolvidos nas cozinhas e na distribuição das refeições são munidos com equipamentos de proteção individual (EPIs), como máscara, touca e luva, e seguem  protocolos de segurança para a prevenção da Covid-19, o que inclui o distanciamento entre as pessoas, o trabalho em ambientes ventilados e o uso contínuo de álcool em gel.

Entidades da indústria contra o Coronavírus

Desde que a crise do novo Coronavírus foi declarada pandemia, em março, SESI-SP e Senai-SP vêm desenvolvendo inúmeras iniciativas para o combate dos efeitos da Covid-19 na sociedade.

Refeições - Entre maio e junho, o SESI-SP produziu 6,5 milhões refeições para distribuição gratuita para a população em situação de vulnerabilidade social. Somados os três meses do programa terão sido doados 7,6 milhões de marmitas, produzidas nas cozinhas das escolas do SESI, envolvendo mais de mil profissionais.

Campanha do Agasalho - No mês de junho, para dar início à tradicional campanha de doação de agasalhos do SESI-SP e Senai-SP foram distribuídos 100 mil cobertores à ONGs que auxiliam pessoas em situação de vulnerabilidade social pela capital e pelo interior do estado de São Paulo. Os cobertores foram doados pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), presidida por Paulo Skaf.

Desde o dia 11 de junho todas as escolas e os 53 centros de atividades do SESI-SP, assim como as unidades do Senai-SP, estarão preparados para receber doações de agasalhos e também mantas e cobertores. Essas roupas, que podem ser novas ou usadas, também vão aquecer neste inverno as famílias beneficiadas pelas ONGs parceiras da instituição.

Para participar, basta ir até o SESI-SP e o Senai-SP mais próximo e depositar a sua doação em um dos pontos de coleta presentes nas unidades, geralmente ao lado das secretarias de atendimento ao público. A campanha segue até o final do inverno.

Serviços de saúde e conteúdo educacional e orientativo - O SESI-SP desenvolveu uma série de guias, planos, conteúdos e até novos serviços para auxiliar as indústrias na prevenção e cuidados com o Coronavírus. A proposta é fortalecer o setor, mantendo sua produtividade, postos de trabalho e a segurança e saúde de todos os colaboradores. As ações estão descritas na página www.sesisp.org.br/para-indústria/covid19.

Conserto de respiradores, máscaras e álcool em gel - O Senai-SP está produzindo e distribuindo para comunidades carentes mais de 1 milhão de frascos de álcool em gel. A instituição também utilizou sua capacidade técnica de produção em escala industrial para confeccionar 1 milhão de máscaras cirúrgicas. Esses insumos foram doados para hospitais e Santas Casas do Estado de São Paulo. O Senai-SP atua ainda no conserto de respiradores, um dos itens mais requisitados nas UTIs destinadas a pacientes com Covid-19. Cerca de 130 respiradores receberam manutenção no último mês e foram realocados em 47 hospitais, e outros 70 estão sendo reparados.

 

Leia também