Entre 7 e 15 de maio, alunos de escolas públicas e particulares participam da etapa regional do Torneio de Robótica First Lego League
Por: Karina Costa, Sesi-SP
05/05/202116:43- atualizado às 20:44 em 05/05/2021
Desafiados a criar soluções para que a população se torne mais ativa fisicamente, estudantes de escolas públicas e particulares de todo o Estado, incluindo as unidades Sesi-SP, participam da fase regional do Torneio de Robótica First Lego League. O campeonato on-line terá as primeiras disputas no dia 7, continuando entre os dias 11 e 14 de maio.
O tema da temporada 2020/2021 é “RePLAY – esportes e brincadeiras que movimentam o corpo e evitam o sedentarismo”, e desafia as equipes a pensarem em formas de incentivar a prática de atividades físicas para garantir melhor qualidade de vida, evitar o sedentarismo e promover a saúde. Além de apresentarem um projeto de pesquisa, os estudantes devem criar robôs com a ajuda de blocos de montar, que realizarão missões referentes à temática da competição de robótica educacional.
No dia 7 de maio, 16 equipes formadas por alunos de escolas públicas e particulares competem entre si. Nos dias 11 e 12 concorrem 45 times do Sesi-SP; e nos dias 13 e 14 outras 43 equipes de alunos da instituição. Em cada uma das etapas, as equipes que chegarem ao pódio (1º, 2º e 3º lugares) serão premiadas e garantirão vaga no nacional, previsto para ocorrer em junho deste ano. Mais times serão classificados para essa fase, e a divulgação também será feita durante as cerimônias de premiação.
Tanto abertura e divulgação dos vencedores, quanto alguns lances dos desafios dos robôs serão transmitidos via redes sociais, na conta Facebook.com/roboticasesisp .
Conheça alguns dos projetos de alunos do Sesi-SP:
Equipe do SESI Barra Bonita – SESI Biotech Os estudantes criaram uma mochila multifuncional que, a partir de um sistema de elásticos acoplados, possibilita a atividade física em qualquer lugar.
|
Equipe do SESI Birigui – Big Bang Para tornar as pessoas com Fibromialgia mais ativas, a equipe criou a “Figlove", uma luva que conduz efeitos da manta de LED e do sistema de ultrassom pelas terminações nervosas das mãos, e com isso consegue normalizar os níveis de dor, pois produz um efeito analgésico e anti-inflamatório.
|
Equipe do SESI Sertãozinho – Ser Robótica Para atrair as crianças a praticarem atividades físicas, a equipe criou um piano que pode ser tocado pelos pés. E um jogo de amarelinha que emite som e traz imagens.
|
Equipe do SESI Americana – Red Rabbit Os alunos criaram um app que conecta pessoas da mesma academia, com os mesmos objetivos de treino, possibilitando que estes treinem juntos, incentivando um ao outro, diminuindo a taxa de faltas e desistências.
|
Torneio de Robótica - First Lego League – regional São Paulo
Datas e horários
Dia 7/5: 8h (abertura) | 16h (desafio dos robôs) | 17h (premiação)
Dia 11/5: 8h (abertura) | 18h (fechamento)
Dia 12/5: 8h (abertura) | 11h (desafio dos robôs) | 13h30 (premiação)
Dia 13/5: 8h (abertura) | 18h (fechamento)
Dia 14/5: 8h (abertura) | 11h (desafio dos robôs) | 13h30 (premiação)
Transmissão: Facebook.com/roboticasesisp | Instagram.com/roboticasesisp
Saiba mais sobre a First Lego League (FLL)
A competição internacional de exploração científica, voltada para crianças e jovens de 9 a 16 anos, é realizada em uma parceria da Fundação First ("For Inspiration and Recognition of Science and Technology") com o Grupo Lego. A fase nacional é realizada pelo Sesi, e o Sesi-SP é suboperador da etapa regional.