O que está buscando?
Portal Educa    MEU SESI - Entrar

Em cartaz no Centro Cultural Fiesp, exposição “Corpo da Obra” ganha tour virtual

Além da visita on-line, o público poderá conhecer mais sobre o trabalho da artista Celina Portella por meio de dois jogos virtuais

 Por: Julia Romeo Polo, Comunicação Sesi-SP
22/09/202217:18- atualizado às 16:17 em 23/09/2022

Milhares de pessoas já passaram pela Galeria de Fotos do Centro Cultural Fiesp para conhecer a exposição Corpo da Obra, da artista Celina Portella, com curadoria de Ângela Berlinde. Em cartaz desde 25 de maio, a exposição agora também pode ser visitada virtualmente por pessoas de qualquer lugar do mundo.  

Dois jogos também foram criados para familiarizar o público com o estilo e a linguagem da artista. O caça-palavras e o jogo da memória trabalham com os conceitos de fotoperfomances, videoinstalações e foto-objetos utilizados por Celina. Os desafios virtuais tornam o tour 360° pela exposição ainda mais interativo.

Clique para conferir


O tour conta com todas as obras disponíveis na Galeria de Fotos do CCF, como os trabalhos das séries Dobras, Cortes, Ocos, Puxa, Quadros cortados, Movimento ao quadrado, Foto-pinturas e Fogo. O diálogo com a arquitetura do espaço e a bidimensionalidade do papel, usando os cantos, chão e teto do espaço como ocupação expositiva também consegue ser transmitido para as telas dos smartphones e computadores.

O trabalho da artista é marcado pelo hibridismo de linguagens e pela inserção de seu próprio corpo. A coleção exposta conduz o espectador para dentro e para fora da sua obra, ao transgredir as fronteiras das molduras com cortes, dobras, queimaduras, pinturas e diálogo com o corpo.

“Ao usar múltiplas possibilidades da fotografia contemporânea, colocando o seu corpo bem no centro da obra, a artista atrai atenções com a capacidade lúdica das suas peças, despertando consciências, comunicando com o seu público através do choque ou confronto visual que as suas performances provocam”, explica a curadora Ângela Berlinde. A mostra, com cerca de 40 obras, é um convite da artista para refletir sobre a relação entre sujeito e objeto na arte.

Quem preferir vivenciar a experiência cultural presencialmente, ainda tem a chance de visitar a mostra. Corpo da obra fica em cartaz gratuitamente até o dia 30 de outubro, de quarta à domingo, das 10h às 20h.

 

A artista

Celina Portella [Rio de Janeiro, 1977] estudou Design na PUC-Rio e se formou em artes plásticas na Université Paris VIII. Foi premiada pelo Luxemburg Art Prize 2021, pelo Salon ACME, cidade do México, 2020, pela XX Bienal Internacional de Artes Visuales de Santa Cruz, Bolívia, 2016, e pelo II Concurso de Videoarte da Fundaj, Recife, 2008. Participou das residências artísticas na Casa Wabi, em Puerto Escondido, México, nos Bag Factory Artists’ Studios, em Johanesburgo, África do Sul; no Centre International d'Accueil et d'Échanges des Récollets, em Paris, França; no LABMIS, em São Paulo, entre outras. Foi contemplada por diferentes bolsas de criação e desenvolveu projetos em diversas instituições e galerias no Brasil e no exterior.

 

A curadora

Ângela Berlinde [Porto, 1975] é artista e curadora independente em Fotografia, com doutorado em Comunicação Visual na Universidade do Minho, Portugal. É cofundadora do Festival português Encontros da Imagem, em Braga, Portugal. Trabalha ativamente como curadora de artes visuais de mostras nacionais e internacionais. Em 2018, foi uma das curadoras convidadas da Bienal de Fotografia de Beijng, na China. Desde 2017 integra o conselho de curadores do Museu da Fotografia em Fortaleza, Brasil e atualmente é conselheira artística do Programa de Fotografia da Secretaria de Cultura do Ceará.


Serviço

Tour Virtual - Exposição Corpo da Obra

Artista: Celina Portella | Curadoria: Ângela Berlinde | Produção executiva: Cará Produções e Diana Vaz

Local: Galeria de Fotos do Centro Cultural Fiesp - Av. Paulista, 1.313

Visitação: de 25 de maio a 30 de outubro de 2022 | Quarta a domingo, das 10h às 20h

 


Celina Portella

 

Leia também