O estudante se destacou entre candidatos de todo país e garantiu uma das cinco vagas para representar o Brasil na competição
Por: Mayara Crivelari e Yasmim Dorti | Comunicação SESI Regional
19/09/202416:25- atualizado às 16:30 em 19/09/2024
O estudante do SESI Jundiaí, Rodrigo Anholon Novo, de 17 anos, foi selecionado para integrar a equipe nacional, FIRST Team Brazil na competição internacional de robótica FIRST Global Challenge, que acontecerá em Atenas, na Grécia, entre os dias 26 e 29 de setembro, reunindo estudantes de mais de 190 países. O jundiaiense se destacou entre alunos de todo o país e garantiu uma das cinco vagas para representar o Brasil na competição.
Aluno da Escola SESI Jundiaí Jardim Morumbi, ele conta que sua paixão pela robótica teve início aos 11 anos, quando ingressou na equipe de robótica da unidade na categoria FIRST LEGO League (FLL), a Avengers. A FLL incentiva jovens a resolverem problemas do mundo real utilizando a robótica, construindo e programando robôs de peças de montar. “Desde o início, fiquei fascinado pela ideia de programar robôs e testemunhar como a tecnologia pode gerar impacto concreto”, comenta.
Mesmo com a pandemia, que trouxe desafios com a suspensão das competições presenciais, Rodrigo e sua equipe não se deixaram abalar e garantiram sua vaga na competição nacional. “Minha equipe e eu não desistimos. Mesmo em meio às dificuldades, seguimos firmes. A vitória foi ainda mais gratificante diante dos obstáculos”, conta o estudante.
Crédito: divulgação
CONQUISTAS
Neste ano, o estudante teve a oportunidade de participar do Festival SESI de Educação, na categoria FIRST Robotics Competition (FRC). Na competição de robótica nacional, as equipes devem cumprir tarefas complexas em rounds controlando seus robôs de tamanho industrial, que chegam a pesar mais de 70kg. Como parte da equipe SESI SENAI Megazord #7563, conquistou o prêmio Innovation in Control, que reconhece soluções inovadoras de controle robótico. “Esse reconhecimento foi um marco para mim, consolidando ainda mais minha paixão pela robótica e a capacidade de transformar o mundo ao meu redor por meio da tecnologia”, explica Rodrigo.
Ao longo desses mais de seis anos de dedicação, sempre teve um grande sonho: competir no campeonato mundial de robótica. “Agora, finalmente, esse sonho está se realizando. A sensação de ver todo meu esforço, trabalho árduo e paixão culminarem nessa conquista é indescritível e mal posso esperar para representar minha equipe e país nessa competição global”, reflete.
SELEÇÃO
Para o estudante, a seleção para o FIRST Global Challenge foi uma experiência desafiadora e repleta de aprendizados. “Competir com estudantes talentosos de todo o Brasil foi uma jornada intensa e ser escolhido entre os 15 membros da equipe brasileira já foi uma conquista incrível. Quando recebi a notícia de que estava entre os cinco que iriam representar o Brasil na Grécia, a sensação foi indescritível. Senti um misto de orgulho e gratidão, era o reconhecimento de anos de dedicação à robótica e a prova de que, com esforço e paixão, o impossível pode mesmo se tornar realidade”, compartilha.
Além disso, Rodrigo reconhece a instituição como parte fundamental de suas conquistas. “O SESI sempre me proporcionou um ambiente de aprendizado estimulante, sempre incentivando a inovação e o crescimento. As oportunidades que encontrei aqui, desde projetos desafiadores até competições de robótica, foram fundamentais para que eu pudesse expandir meus horizontes e alcançar conquistas que, hoje, colho com muita satisfação. Sou profundamente grato ao SESI por todo o apoio e por ter sido um pilar na construção do meu futuro”, relata.
Anholon ainda deixa uma lição valiosa. “Essa jornada me ensinou que, por mais difíceis que sejam os desafios, a perseverança é o que nos leva a alcançar nossos sonhos. Então, nunca desistam, porque o impossível só é alcançado por quem não para de tentar”, comenta.
SOBRE O FIRST GLOBAL CHALLENGE
O FIRST Global Challenge é uma competição internacional de robótica que acontece anualmente, no estilo das Olimpíadas, que tem como objetivo fomentar a ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) entre jovens de todo o mundo, além de promover a cooperação, trabalho em equipe e desenvolver suas habilidades para resolver os problemas do mundo, incluindo os 14 Grandes Desafios para a Engenharia.