O que está buscando?
MEU SESI - Entrar

Shirlen Nascimento conquista bronze histórico no Grand Slam de Astana

Judoca da equipe de Desempenho, sediada no Sesi Botucatu, torna-se a primeira mulher da modalidade do Sesi-SP a faturar medalha em um Grand Slam

Judoca da equipe de Desempenho, sediada no Sesi Botucatu, torna-se a primeira mulher da modalidade do Sesi-SP a faturar medalha em um Grand Slam

 Por: Felipe Wiira, Sesi-SP
09/05/202515:13- atualizado às 15:17 em 09/05/2025

O Sesi Judô segue fazendo história em 2025. Shirlen Nascimento (57kg), atleta da equipe de Desempenho do Sesi-SP, sediada no Sesi Botucatu, conquistou o bronze, nesta sexta-feira, no Grand Slam de Astana, no Cazaquistão, após vencer Irina Zueva na disputa por pódio. A competição começou hoje e vai até domingo, 11.
 
O feito de Shirlen é marcante, pois trata-se da primeira judoca do Sesi-SP a faturar uma medalha em um Grand Slam, a exemplo do que já fizera Michel Augusto (60kg), em março deste ano, com a conquista da prata em Tbilisi, na Geórgia, fato que o tornou o primeiro atleta da modalidade do Sesi-SP a ser medalhista em um Grand Slam.
 
Shirlen Nascimento é a primeira mulher do Sesi Judô a conquistar medalha em Grand Slams
Foto: Malcon Maia CBJ
 
 
A caminhada de Shirlen para o bronze começou emocionante, com a judoca do Sesi-SP virando a luta contra a italiana Giulia Carna com um Ippon. Na fase seguinte, Shirlen caiu em uma luta muito disputada com Faiza Mokdar, da França, decidida apenas no Golden Score. A francesa ainda viria a ser a campeã da categoria.
 
Seguindo na repescagem, em mais uma luta equilibrada, a brasileira bateu Kseniia Galistkaia, atleta neutra, também no desempate do Golden Score, avançando para a luta por medalha. Em sua luta decisiva, a atleta do Sesi Judô aplicou um lindo golpe, marcou um Ippon, e venceu Irina Zueva, atleta neutra, para conquistar o bronze.
 
Essa foi a terceira medalha internacional de Shirlen em 2025. A judoca do Sesi-SP foi campeã, em abril, do Pan-Americano e Oceania Sênior, no individual e nas equipes mistas.
 
Shirlen Nascimento venceu Irina Zueva na decisão por medalha
Foto - Kulumbegashvili Tamara - IJF
 
 
O Sesi Judô ainda terá mais uma participação no Grand Slam de Astana. Luan Almeida, atleta da categoria até 81kg, vai para sua quarta participação de Grand Slam em 2025. O judoca de apenas 19 anos estreia no Cazaquistão neste sábado, 10, contra o georgiano Irakli Beroshvili.
 
A campanha internacional do Sesi Judô vem sendo brilhante. No ano, foram três medalhas no Circuito Internacional (duas em Grand Slams, com Michel Augusto e Shirlen; e uma no Grand Prix de Paris, com Michel), quatro medalhas no Pan-Americano e Oceania Sênior, duas no Pan-Americano e Oceania Júnior e Cadete, e outras 10 na Copa Pan-Americana Sub-21 e Open de Judô.
 
O Grand Slam de Astana foi o último torneio do Circuito Internacional da Federação Internacional de Judô (IJF) antes da disputa do Campeonato Mundial de Judô, em Budapeste, na Hungria, entre 13 e 20 de junho.
 
 
 

Grand Slam Astana 2025

De 9 a 11 de maio, Astana, Cazaquistão

 

Participantes do Sesi Judô

Shirlen Nascimento – Bronze – 57kg

Luan Almeida – 81kg – Estreia 10/05