Campeonato gratuito reúne 400 meninas em São Paulo e promove inclusão, equidade e transformação social por meio do esporte
                         Por: Priscilla Pinheiro, Sesi-SP
                     03/10/202514:13- atualizado às 15:44 em 03/10/2025            
O Sesi-SP participará da primeira edição da Copa Elas Jogam, torneio amador e gratuito de futebol feminino que acontece nos dias 4, 5, 25 e 26 de outubro, em São Paulo. A competição reunirá 400 meninas de 14 a 17 anos, nas categorias Sub-15 e Sub-17, de 16 equipes.
Representando a instituição, 16 atletas do Sesi-SP, de diferentes cidades (Campinas, Diadema, Mauá, Osasco, São Carlos e Rio Claro), foram convocadas para formar a equipe Sub-17 no campeonato. A diversidade de origem das atletas reflete a abrangência do trabalho desenvolvido pelo Sesi-SP em 19 unidades com equipes de futebol feminino, todas alinhadas pela mesma metodologia de formação esportiva.
Para a treinadora e responsável técnica do Futebol Feminino do Sesi-SP, Beatriz Margutti, a competição será um marco na trajetória das atletas. “Estamos com uma expectativa muito grande para essa participação. É um momento importante de vivência fora das suas cidades, onde poderão disputar tanto o futebol de campo quanto o Society”. Para a treinadora, a experiência amplia o desenvolvimento técnico e pessoal das meninas, fortalece amizades e reforça o espírito coletivo.
A metodologia unificada do SESI Esporte permite que, mesmo reunindo atletas de diferentes cidades, elas joguem em harmonia, seguindo os mesmos conceitos e comandos. “Não é a primeira vez que participamos de um campeonato juntando atletas de várias equipes. Tenho certeza de que elas estarão bem-preparadas para fazer um grande campeonato”, destaca Margutti.

Foto: Karim Kahn / SESI-SP
Idealizada por Gabriela Sabino e realizada pelo Instituto Envolverde e o Ministério do Esporte, com apoio do Instituto Futuro em Jogo, a Copa Elas Jogam é mais do que uma competição. O torneio é um movimento pela valorização do futebol feminino e pelo empoderamento de meninas, oferecendo estrutura, apoio e visibilidade em um cenário ainda marcado pela desigualdade de gênero.
Além da disputa esportiva, o evento promove inclusão e dignidade para todas as participantes, que receberão uniformes, equipamentos e um kit com coletor menstrual. “Queremos criar oportunidades e visibilidade para essas atletas, fortalecendo a luta por igualdade de gênero dentro e fora de campo”, afirma Gabriela Sabino, idealizadora do projeto.

Foto: Karim Kahn / SESI-SP
A primeira edição da Copa Elas Jogam contará com a participação de 16 equipes nas categorias Sub-15 e Sub-17. A fase de grupos será realizada nos dois primeiros dias (4 e 5 de outubro), as semifinais em 25 de outubro e as finais no dia 26 de outubro.
A entrada é gratuita para o público em todos os jogos.
O Futebol Feminino do Sesi-SP faz parte do Programa SESI Esporte, que desenvolve crianças e jovens da base até o alto rendimento. Além de gratuito, o programa é aberto a toda a comunidade, independentemente de vínculo com a indústria, e oferece uniforme e kit lanche nos dias de treino.