O que está buscando?
MEU SESI - Entrar

Paulo Skaf formaliza parcerias nas áreas de educação e esporte que beneficiarão 12.112 alunos do Vale do Ribeira

Convênios para o Sistema Sesi de Ensino e os programas Atleta do Futuro e Sesi-SP de Música foram assinados com oito municípios da região

Convênios para o Sistema Sesi de Ensino e os programas Atleta do Futuro e Sesi-SP de Música foram assinados com oito municípios da região

 Por: Amanda Demétrio, Sesi-SP
05/03/202115:36- atualizado às 13:51 em 14/07/2021

O presidente da Fiesp e do Sesi-SP, Paulo Skaf, recebeu na tarde desta quarta-feira (3/3), os prefeitos das cidades de Barra do Turvo, Cajati, Eldorado, Iporanga, Jacupiranga, Miracatu, Mongaguá e Registro para a formalização de convênios do programa Atleta do Futuro, Sistema Sesi de Ensino e Programa Sesi-SP de Música, que juntos beneficiarão 12.112 alunos do Vale do Ribeira.

Considerada uma das maiores instituições de ensino do país, o Sesi-SP compartilha sua experiência educacional desde 2013 por meio do Sistema Sesi de Ensino, voltado para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. E, para o ano de 2021, o ambiente digital chega como um aliado para maior praticidade, facilidade e ampliação do acesso às ferramentas tecnológicas educacionais.

O acompanhamento completo do processo se inicia com a implementação, o fornecimento do material didático para o aluno e para o professor e continua durante o ano todo com a formação dos professores e de toda a equipe gestora. Enquanto o material didático, que é o mesmo usado na rede escolar Sesi-SP, está disponível também na versão online (aluno e professor) para as instituições conveniadas.

No esporte, um dos programas mais importantes de formação esportiva do Brasil, o Atleta do Futuro, com 30 anos de trabalho, mostra-se fortemente ligado à construção de coesão e capital social entre crianças e jovens nas comunidades. Ao promover a formação e cultura esportiva com mais de 100 mil crianças e adolescentes, o esporte tem sido usado como ferramenta prática para envolver os jovens em suas comunidades, resultando em níveis mais altos de liderança, envolvimento da comunidade e altruísmo entre eles.

“Não há nada mais importante ou um patrimônio maior para uma pessoa do que a educação. O conhecimento é aquilo que a pessoa leva para onde for, e hoje estamos aqui nos unindo para melhorar as oportunidades através da educação para as nossas crianças do Vale do Ribeira e para o Brasil”, comentou Paulo Skaf durante o encontro.

Beneficiando quase 10 mil alunos, o Sistema Sesi de Ensino estará presente em cinco municípios do Vale do Ribeira. Com a presença do prefeito Jefferson Luiz Martins, de Barra do Turvo, foi assinado convênio que atenderá 664 alunos de toda rede escolar do município. Sidnei Aparecido Ribeiro, prefeito de Cajati, assinou a renovação da parceria pelo oitavo ano, disponibilizando o ensino do Sesi-SP para 3.418 alunos do município.

Em Miracatu, o convênio do Sistema Sesi de Ensino, assinado pelo prefeito Vinicius Brandão e o chefe de gabinete, Renato Bolsonaro, atenderá 2.211 alunos. Com a participação do prefeito Dinoel Pedrosa Rocha, o município de Eldorado atenderá 1.397 crianças, enquanto em Registro, o prefeito Nilton José Hirota formalizou parceria para 2.141 alunos da Educação Infantil, de 0 até 5 anos.

No esporte, o programa Atleta do Futuro beneficiará um total de 2.231 crianças e adolescentes, de 6 a 17 anos, em 11 modalidades de cinco municípios da região. Iporanga e Jacupiranga, que contaram com a presença dos prefeitos Alessandro Mendes Rodrigues e Roberto Garcia, atenderão 147 e 100 alunos, respectivamente, na modalidade futsal. O município de Miracatu contará com 170 vagas nas modalidades atletismo, futsal, karatê e capoeira. Em Mongaguá, o convênio esportivo assinado pelo prefeito Márcio Melo Gomes atenderá 1.434 alunos nas modalidades futsal, karatê, surf, judô, natação e handebol.

Além dos 380 alunos que Registro irá atender nas modalidades judô, futsal, society, voleibol, basquete e capoeira por meio do Atleta do Futuro, o município também contará com 50 vagas para aulas de violão. O convênio, primeiro assinado no Programa Sesi-SP de Música, conta com acompanhamento técnico e metodológico do Sesi-SP, além da estrutura física e instrumentos.

Leia também