Com um roteiro de cinema, a judoca Gyovanna Andrade (57kg), da equipe de Desempenho do Sesi Botucatu, conquistou a medalha de bronze no Campeonato Mundial Junior de Judô no último domingo, 5. A atleta do Sesi-SP foi convocada, inicialmente, apenas para as equipes mistas, mas entrou na disputa individual após lesão de companheira. O Mundial Sub-21 está sendo sediado em Lima, Peru, de 5 a 8 de outubro.
 
 
A caminhada de Gyovanna até a medalha começou com vitória por yuko sobre Raykhona Mamatova, do Uzbequistão, na primeira fase. Depois, avançou da queniana Grace None, que não se apresentou para a luta, e venceu, novamente por yuko, Zhanar Zholdosheva, do Quirguistão, avançando para as quartas de final.
 
Nas quartas, Gyovanna enfrentou o maior desafio: a italiana Michela Terranova, atual líder mundial do ranking Sub-21 na categoria até 57kg. Apesar de sair atrás nas punições, a judoca do Sesi-SP se recuperou no combate, forçando as punições da adversária e, já no golden score, aplicando mais um yuko para vencer sua luta. Já na semifinal, a atleta do Sesi Judô foi superada por imobilização pela cazaque Dana Adbirova. Lutando pela medalha, Gyovanna bateu Jevgenija Gajic, da Eslovênia, por ippon, e conquistou o bronze.
 
Esse foi mais um grande resultado da judoca do Sesi-SP em 2025. Neste ano, Gyovanna foi campeã brasileira Sub-21, campeã na Copa Pan-Americana Sub-21, e vice-campeã no Pan-Americano e Oceania Sub-21., além do título neste torneio nas equipes mistas.
 
Além de Gyovanna, o Sesi Judô também foi representado nas lutas individuais por Maria Oliveira (-70kg) e Luan Almeida (-81kg), que caíram na segunda fase de suas respectivas categorias, além do técnico Marcus Agostihno, que compôs a comissão técnica brasileira. A disputa por equipes mistas será na quarta-feira, 8.
 
 
 
Medalha de aniversário
A grande notícia de que Gyovanna Andrade iria disputar também no individual, além de sua convocação para as equipes mistas, veio um dia antes de seu aniversário, comemorado no dia 30 de setembro. Nascida em Tietê, Gyovanna começou com o judô em Cerquilho, onde chegou, inclusive, a ser estudante da Escola Sesi-SP na infância. Em 2023, a atleta do Sesi Judô reencontrou a instituição, agora passando a integrar a equipe de Desempenho do Sesi-SP na modalidade.
 
 
Campeonato Mundial Sub-21 de Judô
De 5 a 8 de outubro – Lima, Peru
Convocados Sesi Judô:
Gyovanna Andrade – 57kg – Bronze
Maria Oliveira – 70kg
Luan Almeida – 81kg