O que está buscando?
Portal Educa    MEU SESI - Entrar

Sesi-SP inicia projeto de futebol feminino para mais de mil crianças e adolescentes

Modalidade será oferecida, de forma gratuita, em onze unidades no estado. Inscrições já estão abertas e aulas começam dia 14/8/23.

Modalidade será oferecida, de forma gratuita, em onze unidades no estado. Inscrições já estão abertas e aulas começam dia 14/8/23.

 Por: Amanda Demetrio, comunicação Sesi-SP
02/08/202317:15- atualizado às 11:24 em 11/09/2023

O Brasil se despediu precocemente da Copa do Mundo Feminina na manhã desta quarta-feira (2/8), após empatar em 0 a 0 com a Jamaica, em Melbourne, na Austrália, e terminar na terceira colocação do Grupo F. O resultado, inesperado e frustrante para os torcedores brasileiros e entusiastas do esporte, traz à tona as dificuldades que o futebol feminino enfrenta para se desenvolver no país, como pouca estrutura, falta de um trabalho consistente de base, visibilidade, boas oportunidades, além muito preconceito.

 

Imagem divulgação

 

O Sesi-SP, com grande tradição na formação de atletas desde a base em várias modalidades, irá contribuir para suprir essas lacunas. A entidade está iniciando a prática do futebol feminino, de forma gratuita, em 11 unidades do estado: Campinas Santos Dumont, Itú, Jaú, Limeira, Rio Claro, São Carlos, Matão, Tatuí, Santos, Osasco e Mauá.  Desde o dia 31 de julho, estão abertas as inscrições para meninas entre 6 e 15 anos interessadas em se desenvolver neste esporte. As aulas começam no dia 14 de agosto. 

Com este projeto, o Sesi-SP pretende contribuir para acelerar o desenvolvimento do futebol feminino no país. Um dos principais pilares para um trabalho de excelência no esporte é o incentivo e o investimento na formação desde a infância.

Hoje, o baixo interesse das meninas em comparação com os meninos faz com que a oferta de atletas para a renovação da seleção seja mais difícil, já que essas jogadoras acabam se desenvolvendo tardiamente e em passos mais lentos. No âmbito deste projeto, o Sesi-SP está firmando ainda uma parceria de cooperação técnica com o Ministério do Esporte visando um trabalho a longo prazo, que tem como objetivo revolucionar a modalidade nos próximos anos. 

Inicialmente, as aulas serão oferecidas para cerca de 1.100 a 1.650 alunas, entre 6 e 15 anos, por meio do Programa Atletas do Futuro (PAF), que há mais de 30 anos promove formação e cultura esportiva. A expectativa é que, em fevereiro de 2024, ao menos 6 unidades avancem e iniciem o desenvolvimento do Treinamento Esportivo para meninas dos 12 aos 16 anos, selecionando 300 alunas, priorizando em sua maioria as do PAF. No Treinamento Esportivo, o objetivo já é aperfeiçoar as capacidades esportivas para fins competitivos. 

As inscrições para o futebol feminino do Programa Atleta do Futuro (PAF) podem ser realizadas diretamente em um dos Centros de Atividades do Sesi-SP. Basta entrar em contato com a unidade de interesse para obter mais informações sobre a quantidade de vagas disponíveis e programação das aulas.

  


Saiba mais sobre esse projeto totalmente gratuito do Sesi-SP

Leia também