O que está buscando?
Portal Educa    MEU SESI - Entrar

Sesi-SP apoia estudantes de Araras e Mococa para participar de simulações da ONU nos Estados Unidos

Simulações estimulam debates de problemas globais e potencializam habilidades dos jovens

Simulações estimulam debates de problemas globais e potencializam habilidades dos jovens

 Por: Mariana Martini - Sesi Mogi Guaçu
16/02/202417:56- atualizado às 10:31 em 05/03/2024

As estudantes Sofia Bonato, da escola Sesi Araras e Isabela Vitória Santos, do Sesi Mococa e o ex-aluno do Sesi Mococa, João Lucas de Oliveira Silva participaram de simulações da ONU (Organização das Nações Unidas) promovidas pelas universidades de Harvard e Yale

Imagem divulgação

 

Eles viajaram para os Estados Unidos com apoio do Sesi-SP e participaram da HMUN (Harvard Model United Nations) e Yale MUN (Model United Nations) que aconteceram no mês de janeiro.

Um dos objetivos das simulações é estimular os debates de problemas globais potencializando nos jovens habilidades como oratória, liderança, negociação, propiciando também um conhecimento mais amplo sobre problemáticas mundiais.

Os estudantes integraram a equipe Overseas fundada por João Lucas de Oliveira Silva, que se formou no Sesi Mococa em 2023. Também fizeram parte da delegação, dois estudantes do Senac e seis do Sesi Rio Grande do Sul.

Pudemos debater com jovens de todo o mundo, conhecemos o campus das universidades e como funcionam os debates diplomáticos nos Estados Unidos”, comentou João Lucas, que já havia participado da HMUM no ano passado também com apoio do Sesi-SP.

Este ano, João Lucas foi o primeiro brasileiro premiado na Yale MUN como Best Delegate (melhor delegado) em uma General Assembly, uma espécie de comitê das simulações. O tema debatido entre mais de 80 jovens foi o uso de drogas e de substâncias nocivas. Na HMUN, João Lucas foi premiado com Honorable Mention (Menção Honrosa), no debate sobre independência energética.

 

Experiência

Participar dessas simulações foi uma experiência de muito valor acadêmico e pessoal. Tive a chance de desenvolver novas habilidades de comunicação e conhecimentos gerais”, disse a estudante do 2º ano do Ensino Médio do Sesi Mococa, Isabela Vitória Santos. “Conhecer as universidades e os estudantes me deu uma nova perspectiva sobre os estudos pensando inclusive no futuro”.

Graças ao Sesi-SP e a delegação Overseas meu sonho se tornou realidade. Durante as simulações uma amiga me disse que verdadeiras oportunidades surgem durante e após a simulação, o que se tornou verdade”, comentou Sofia Bonato que cursa o 3º ano do Ensino Médio no Sesi Araras. “Explorei o mundo das aplicações e fiz amizades duradouras. Espero, no futuro, ajudar outros jovens nessa jornada criando um clube para informações e palestras contribuindo para mudar mais vidas”, planeja.

 

Oportunidade

Para a diretora da escola Sesi Araras, Adriana Barai, o Sesi-SP proporcionou uma oportunidade ímpar aos estudantes “que levarão a experiência para a vida toda, além de conquistarem um diferencial para a sua vida acadêmica e profissional”.

O diretor do Sesi Mococa, José Homero Justo Filho destacou o apoio do Sesi-SP e disse que é gratificante ver os estudantes exercendo protagonismo e ampliando suas habilidades.

Leia também