O que está buscando?
Portal Educa    MEU SESI - Entrar

Doze atletas da equipe de vôlei sentado do Sesi-SP disputam campeonato mundial na Holanda

Seleção Brasileira feminina será formada por mais de 50% de atletas do SESI; Seis entre as convocadas conquistaram o bronze da modalidade na última edição dos Jogos Paralímpicos, Rio 2016.

Seleção Brasileira feminina será formada por mais de 50% de atletas do SESI; Seis entre as convocadas conquistaram o bronze da modalidade na última edição dos Jogos Paralímpicos, Rio 2016.

 Por: Núcleo de Comunicação
11/07/201814:52- atualizado às 17:51 em 11/07/2018

Doze atletas do SESI-SP, do vôlei sentado, foram convocados pela seleção brasileira e integram os times que vão disputar o campeonato mundial da modalidade. A equipe feminina é composta por mais de 50% de atletas do SESI, sete no total, dentro de um time de 12. Já a equipe masculina contempla cinco atletas da instituição. As competições acontecem entre os dias 15 e 22 de julho em Arnhem, na Holanda. 

Entre as atletas do SESI-SP convocadas, seis conquistaram o bronze da modalidade na última edição dos Jogos Paralímpicos, Rio 2016. São elas: Edwarda Dias, Gizele Costa, Janaina Petit, Laiana Batista, Nathalie Filomena, Suellen Dellangélica. A novata no mundial e na equipe SESI é a atleta Ágata Godoy. 

“Na última edição do mundial, a seleção feminina se classificou na 6ª colocação. Com o reforço na equipe, tendo como integrantes as donas do bronze Paralímpico, nossa expectativa é que elas disputem lugar no pódio”, relata Ronaldo Oliveira, orientador de esporte Paralímpico e técnico da equipe feminina de vôlei sentado do SESI-SP. 

Com a equipe masculina, a expectativa é que tragam para o Brasil a medalha de ouro, já que no último mundial, realizado em 2014 na Polônia, o time foi vice-campeão, em uma seleção com um atleta SESI-SP na quadra. “Pelas condições que o SESI-SP oferece de treinamento e estrutura, os nossos atletas convocados têm tudo para fazer do time Brasil vitorioso”, afirma Ronaldo Oliveira. 

Para a edição de 2018 do mundial, os atletas SESI-SP convocados são: Leandro Santos, Renato Leite, Wellington Platini. Também na lista o estreante no mundial, Daniel Yoshizawa, além de Fabrício da Silva, pela segunda vez no campeonato, foi estudante da escola SESI de Santos e também passou pelo SENAI. A equipe masculina que vai para o mundial é comandada pelo técnico Célio Mediato, que também está à frente do time da modalidade pelo SESI-SP. 

Atualmente as equipes brasileiras, masculina e feminina, de vôlei sentado ocupam o 7º lugar no ranking mundial, liderado pela Holanda em ambas as categorias.

 

Saiba mais sobre as equipes de Vôlei Sentado do SESI-SP

 

A modalidade Vôlei Sentado está no SESI desde 2009, tanto o time feminino quanto o masculino. Desde então, com o apoio da instituição, sua estrutura e profissionais, as equipes têm se destacado nos campeonatos da modalidade. 

A equipe feminina, por exemplo, foi campeã brasileira nove vezes consecutivas desde a estreia da modalidade no SESI-SP, e venceu seis vezes o Campeonato Paulista (2009 a 2014). Além disso, atletas da instituição integraram a equipe brasileira em campeonatos mundiais e conquistaram títulos expressivos como o 3º lugar nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 (com 6 atletas do SESI-SP em quadra); o 6º lugar no Campeonato Mundial 2014 (também com 6 atletas do SESI); além do 2º lugar nos Jogos Parapanamericanos, no Canadá, em 2015 (7 atletas) e o 2º lugar da Copa América 2017, Canadá (7 atletas). 

A equipe masculina de Vôlei Sentado foi campeã brasileira e paulista pela primeira vez em 2017, além de ter ajudado o time Brasil a chegar ao topo do pódio nos Jogos Parapanamericanos (Canadá, 2017), com um atleta do SESI-SP em quadra; além do 4º lugar nos Jogos Paralímpicos (Rio, 2016), também com 1 atleta do SESI).

Leia também