Menu Site
 Por: Núcleo de Comunicação

As constantes mudanças no cenário social, econômico, político e tecnológico no Brasil requerem das empresas a adoção de estratégias cada vez mais inovadoras para a tomada de decisão assertiva quando o assunto é a redução de acidentes e doenças ocupacionais.

A busca incessante para atingir a meta do “Acidente Zero”, preservando a integridade física e saúde dos trabalhadores, transcende questões econômicas e humanitárias, passando a impactar na própria sustentabilidade das organizações.

As soluções antes efetivas atualmente não produzem o mesmo resultado, pois os números de acidentes do trabalho são expressivos, trazendo inúmeras consequências para a vida do trabalhador, dos seus familiares, da empresa e da sociedade como um todo.

Para auxiliar as empresas a atingirem a meta do “Acidente Zero”, um dos aspectos que o SESI-SP aborda é a Segurança Comportamental no Trabalho, que se refere a um conjunto de estratégias direcionadas ao desenvolvimento de atitudes e comportamentos seguros, capazes de reduzir a frequência dos acidentes.

Considerando o comportamento como um fenômeno multideterminado, resultado das inúmeras interfaces do indivíduo com seu ambiente de trabalho, o SESI-SP tem como proposta:

  • Informar sobre como a Segurança Comportamental pode contribuir para o desenvolvimento de ações prevencionistas que promovam a redução de acidentes e doenças ocupacionais nas indústrias.
  • Sensibilizar lideranças e gestores sobre a importância de seu papel enquanto formadores de opinião na empresa, estimulando o desenvolvimento de uma cultura prevencionista, por meio da Segurança Comportamental.
  • Incentivar os participantes para a adoção de comportamentos seguros que contribuam para a percepção dos riscos, favorecendo a tomada de decisão adequada para evitar acidentes e doenças ocupacionais.
  • Estimular a mudança comportamental dos participantes e a adoção da prática do Cuidado Ativo na cultura organizacional, incentivando as pessoas a agirem preventivamente.

QUERO CONTRATAR

LEIA TAMBÉM