As constantes mudanças no cenário social, econômico, político e tecnológico no Brasil requerem das empresas a adoção de estratégias cada vez mais inovadoras para a tomada de decisão assertiva quando o assunto é a redução de acidentes e doenças ocupacionais.
A busca incessante para atingir a meta do “Acidente Zero”, preservando a integridade física e saúde dos trabalhadores, transcende questões econômicas e humanitárias, passando a impactar na própria sustentabilidade das organizações.
As soluções antes efetivas atualmente não produzem o mesmo resultado, pois os números de acidentes do trabalho são expressivos, trazendo inúmeras consequências para a vida do trabalhador, dos seus familiares, da empresa e da sociedade como um todo.
Para auxiliar as empresas a atingirem a meta do “Acidente Zero”, um dos aspectos que o SESI-SP aborda é a Segurança Comportamental no Trabalho, que se refere a um conjunto de estratégias direcionadas ao desenvolvimento de atitudes e comportamentos seguros, capazes de reduzir a frequência dos acidentes.
Considerando o comportamento como um fenômeno multideterminado, resultado das inúmeras interfaces do indivíduo com seu ambiente de trabalho, o SESI-SP tem como proposta: