O que está buscando?
MEU SESI - Entrar

Para além do Janeiro Branco: como sua empresa pode cuidar da saúde mental dos colaboradores o ano todo

Aspectos psicológicos da saúde têm ganhado cada vez mais destaque no debate sobre qualidade de vida

Aspectos psicológicos da saúde têm ganhado cada vez mais destaque no debate sobre qualidade de vida

 Por: SESI São Paulo
05/02/202117:53- atualizado às 19:24 em 12/03/2021

Se janeiro é conhecido como o mês em que as metas começam a se transformar em conquistas – ou que as mudanças têm início - ele também pode ser o mês em que os transtornos mentais têm (re)início. Por um lado, essa “nova página” pode ser a motivação necessária para alcançar os objetivos estabelecidos, mas, por outro, pode gerar frustrações e ansiedade, caso a expectativa esteja muito distante do que pode se tornar real.

Com a pandemia do novo coronavírus e as medidas para conter sua circulação, muitos contatos foram redirecionados a uma tela: da reunião de trabalho ao encontro com os amigos, os muitos meses de isolamento social transferiram boa parte da vida das pessoas para o computador e o smartphone.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo e o quinto em casos de depressão. Na quarentena, aumentaram os desafios e as dificuldades para garantir o bem estar psicológico e diminuiu a lista de comportamentos e ações positivas que nos auxiliam na manutenção da nossa saúde mental – as conversas com amigos, reuniões familiares, ou seja, a vida social.

Apesar de tudo, essa mesma combinação também trouxe mudanças positivas de comportamento: as pessoas estão falando e fazendo mais a respeito da saúde mental. Segundo dados do Conselho Federal de Psicologia, o número de atendimentos e de profissionais cadastrados para tratamento de forma digital cresceu, mostrando mais atenção com esse aspecto da vida - também importante e que foi tão prejudicado com o distanciamento social.

Pensando nisso, o SESI-SP oferece o SESI Psicologia In Company, um pacote de serviços de apoio psicológico pensado para os colaboradores da indústria, a parte fundamental de qualquer empresa. Com plantões individuais, tratamentos breves e atendimentos em grupo, é possível melhorar a saúde mental dos funcionários, seus relacionamentos e a gestão do tempo, por exemplo.

Ao aprenderem a lidar com as emoções, as próprias e dos colegas, fica mais fácil ter uma comunicação mais assertiva, desenvolver a autoconfiança e outros benefícios – e sempre contando com a tecnologia como aliada, todos os serviços podem ser realizados presencial ou virtualmente.

 

Para saber como o SESI-SP pode atuar em sua empresa, solicite o contato com um de nossos especialistas ou acesse: aqui