Menu Site
 Por: Núcleo de Comunicação

Os Centros de Inovação SESI desenvolvem soluções em Saúde e Segurança no Trabalho (SST) com alto valor agregado para atender às necessidades da indústria brasileira. O objetivo principal é promover a saúde dos trabalhadores e aumentar a eficácia das práticas nas empresas, relacionadas à mudança do comportamento, alimentação saudável e atividade física.

As pesquisas e soluções serão realizados a partir de demandas reais das indústrias de todo o Brasil. O escopo nacional se deve ao fato do centro integrar a rede de outras oitos iniciativas criadas nos departamentos regionais do Paraná, Santa Catarina, Ceará, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais. Cada um desses oitos Centros de Inovação espalhados pelo Brasil soma esforços ao da regional de São Paulo em áreas específicas e transversais do conhecimento, como a Ergonomia, Fatores Psicossociais, Higiene Ocupacional, Longevidade e Produtividade, Prevenção da Incapacidade, Sistemas de Gestão em Segurança e Saúde no Trabalho e Tecnologias para a Saúde.

As inovações geradas no centro buscam, principalmente, a mudança de hábitos e escolhas, estimulando a qualidade de vida e sua consequente reverberação na produtividade das indústrias, diminuindo afastamentos e melhorando o relacionamento corporativo.

 

 

 

 

Em São Paulo, as inovações do Centro de Inovação SESI buscam a mudança de comportamento, hábitos e escolhas em prol da alimentação saudável e prática de atividade física, para estímulo à promoção da saúde e prevenção de doenças.

O propósito das nossas pesquisas e soluções será promover a saúde dos trabalhadores, por meio de serviços e produtos baseados em comprovações científicas dos próprios ambientes de trabalho e padrões de interação social desses indivíduos, contribuindo para a gestão dos fatores de riscos (sedentarismo e alimentação inadequada) relacionados às DCNTs e avaliar inclusive seus impactos econômicos.

 

Os fatores de risco podem ser agrupados em: metabólicos ou fisiológicos, ambientais e comportamentais. Todos os fatores de risco são afetados pelo estilo de vida e pelo ambiente.

 

 

O valor da prevenção de doenças e promoção da saúde

Sabe-se que atualmente o maior impacto sobre a saúde é exercido por DCNTs, já que outras causas de adoecimento e morte estão sendo controladas. Esse grupo reúne doenças cardiocirculatórias, diabetes, câncer e doenças pulmonares obstrutivas, entre outras, e predomina nas faixas etárias mais elevadas, o que as torna mais relevantes em termos de saúde pública devido ao aumento da expectativa de vida e de envelhecimento da população.

“Aproximadamente 15% das mortes por doença isquêmica cardíaca no Brasil poderiam ser evitadas se as pessoas cumprissem as recomendações de atividade física” (LOTUFO, 2018).

Vários estudos apontam que programas de bem-estar abordando a obesidade ou doenças cardiovasculares, por exemplo, resultam em redução de custos e melhoria do desempenho para as empresas. 

 

 

O grande desafio que o SESI São Paulo encabeça será a de fomentar e desenvolver pesquisa, inteligência e soluções para prevenção e intervenção de doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) nos ambientes corporativos. O trabalho é desenvolvido através de uma estrutura organizada por projetos, na qual os profissionais são envolvidos de acordo com suas competências. A equipe do CIS Estilo de Vida e Saúde é responsável por toda a concepção, inteligência e gestão dos projetos e produtos concebidos.

 

Principal linha de pesquisa: desenvolvimento de metodologias que avaliem a influência do ambiente no comportamento dos trabalhadores em relação ao estilo de vida e saúde.

Prover pesquisa, inteligência e soluções que ajudem a criar ambientes corporativos mais saudáveis.

Promover mudanças de comportamento em prol de um estilo de vida saudável.

Gerar e estruturar conhecimento e pesquisa em estilo de vida e seu impacto positivo sobre as DCNTs.

Estabelecer Indicadores Chave de Performance - KPIs para a avaliação dos impactos das DCNTs nos ambientes corporativos.

Favorecer a adequação dos ambientes corporativos à melhoria do estilo de vida.

 

 

 

Clique na imagem e baixe nosso e-Book!
Conheça mais sobre o CIS - Estilo de Vida e Saúde

 

 

                                  

 

                                  

 

 

 

Entre em contato pelo e-mail cis@sesisp.org.br ou pelo telefone +55 11 3146.7106

 


Notícias relacionadas:

Centros de Inovação SESI - Portal da Indústria

Inovações impulsionam saúde e segurança na indústria

Centros de Inovação do SESI desenvolvem tecnologias para saúde e segurança na indústria 

Solução criada pelo Centro de Inovação SESI Tecnologias para a Saúde vence Prêmio CBIC 

SESI-SP lança Centro de Inovação em Estilo de Vida e Saúde