O que está buscando?

Medalhas e quebras de recordes marcam a participação da Natação do Sesi-SP no Troféu José Finkel

A equipe voltou com 10 medalhas e quatro recordes na bagagem. O resultado garantiu a quarta colocação na classificação geral.

 Por: Elaine Casimiro, Sesi São Bernardo
30/09/202218:02- atualizado às 18:03 em 30/09/2022

O time da indústria paulista conquistou 10 medalhas no Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação - Troféu José Finkel 2022 realizado em Recife. Foram cinco medalhas de ouro e cinco prata. A performance dos atletas garantiu a quarta colocação na classificação geral com 979 pontos. O Sesi-SP está entre as cinco melhores equipes do país. Além disso, obteve a quinta colocação na categoria feminina e o quarto colocado no time masculino.

“Foi uma classificação muito boa perante o número de atletas que a gente tem na equipe sênior e é a melhor classificação de todos os tempos que a gente tem, sendo que a qualidade técnica foi muito elevada. A maioria dos atletas teve um resultado individual significativo, evoluindo seus tempos pessoais e é o que mostra os quatro recordes que a gente bateu em várias categorias. Quero ressaltar a união do grupo, a torcida e todo engajamento que os atletas e a comissão técnica. Foi uma competição para ficar marcado na memória da equipe. Nossa motivação está em alta para as próximas etapas”, declarou o técnico da equipe principal do Sesi-SP, Fernando Vanzella.

A equipe voltou para casa com quatro recordes na bagagem. A nadadora Alexia Assunção foi campeã e recordista Brasileira Absoluta nos 200m costas com o tempo 02:07.30.

A atleta Sophia Isidoro venceu os 200m costas e quebrou o recorde do Brasileiro Infantil 2 com o tempo 02:16.69. E o nadador Gustavo Santos foi campeão nos 50m livre e recordista Brasileiro Junior 2 com a marca 21.43.

O campeonato marcou o retorno da atleta Etiene Medeiros às competições após cirurgia no joelho direito. Na prova dos 50m costas feminino, Etiene foi melhor no índice técnico entre as mulheres com 922 pontos. Foi recordista do campeonato com 23.83 nos 50m livre, fazendo pela terceira vez a marca mais rápida da história do Brasil. Além disso, a atleta foi campeã nos 50m borboleta em uma prova emocionante com a marca 25.67.

“Foi uma semana muito gratificante pelo fato de ter ocorrido na minha terra, ao lado de pessoas queridas que fizeram parte do meu processo como atleta. O Finkel foi um marco de várias coisas, como a minha volta à natação depois de um ano de recuperação após a cirurgia. Trouxe resultados muito bons, voltando bem próximo dos meus melhores tempos, ganhando três medalhas de ouro para equipe e fazendo revezamento com a nova geração. A natação do Sesi está entrando no contexto nacional muito forte e está entre as melhores equipes do Brasil. O Vanzella está fazendo um trabalho muito bom de base e reorganização com os atletas muito bem instruídos do que a gente vai encarar nos próximos desafios. Foi um momento muito significante e eu sou grata por esses 10 anos de Sesi. Trazer a equipe para minha cidade natal é aproximar a minha história, o que estou construindo com o Instituto Etiene Medeiros e fazendo a Pedagogia do Exemplo que eu aprendi dentro da instituição”, declarou Etiene.

Entre os destaques da competição, teve dobradinha no pódio dos 50m costas feminino com Etiene Medeiros e Júlia Goes, ouro (marca 26.30) e prata (tempo 27.25) respectivamente. O nadador Matheus Gonche conquistou a medalha de prata nos 200m borboleta com a marca 01:52.53.

O revezamento 4x100 feminino do Sesi-SP conquistou a medalha de prata com Etiene, Lorrane Ferreira, Alexia e Thaiana Melissa. O mesmo se repetiu no revezamento 4x100 medley misto com Júlia, Vinicius Assunção, Gonche e Etiene.

Mais uma dobradinha no pódio dos 100m costas com Alexia e Julia, ouro (59.76) e prata (59.90), respectivamente. Alexia conquistou o ouro nos 100m medley com 1:01.38.


Equipe de Natação do Sesi-SP | Foto: Igo Bione 

Leia também