O que está buscando?
MEU SESI - Entrar
Visita guiada | Exposição Paisagem construída: São Paulo e Burle Marx

Artista: Roberto Burle Marx Curadoria de Guilherme Wisnik, Helena Severo e Isabela Ono

Projeto: Educativo SESI-SP

Os monitores em Arte Educação do SESI-SP guiarão o público pela exposição Paisagem construída: São Paulo e Burle Marx, que apresenta uma abordagem inédita na obra de um dos mais importantes paisagistas do século XX, reconhecido mundialmente.

A partir do trabalho de pesquisa no acervo do Instituto Burle Marx, a curadoria propõe dois eixos principais: Burle Marx e São Paulo, um diálogo entre seus projetos e arquitetos renomados como Rino Levi e Paulo Mendes da Rocha; além de propostas inéditas e não realizadas para espaços públicos da cidade como o Parque Trianon, o Parque Ibirapuera e a Praça da Sé. O segundo eixo aborda o ecologista urbano ­– em seu pioneirismo na defesa da preservação dos biomas nacionais e ativismo ambiental, através de documentos, fotografias, registros das expedições e jornais e revistas históricos da coleção do Instituto. As peças selecionadas refletem a pluralidade do trabalho de sete décadas em desenhos, maquetes, plantas de projeto e croquis; ressaltando a contemporaneidade da narrativa de Burle Marx e do seu legado para se repensar a experiência de vida nas cidades. 

O Instituto entende seu acervo como sementes, sendo testemunho de um trabalho coletivo, marcado por um compromisso ético e estético que se reflete em espaços democráticos e de bem-estar. 

O público terá também a oportunidade de ver os projetos mais icônicos do paisagista e um jardim efêmero construído para a mostra na entrada da Avenida Paulista.

A exposição permite diferentes leituras e, portanto, contará com uma equipe de educadores para mediar a experiência do público.

Duração:

60 min

Categoria: Visita guiada
Gênero: Obras, Pinturas, Gravuras e Ilustração

CLIQUE NA UNIDADE PARA RESERVAR