No dia 30.10.2024, sob o tema: “Diversidade no Trabalho”, com o jornalista Manoel Soares. Diversidade é um tema crucial no ambiente corporativo atual, pois promove a inclusão, inovação e melhor desempenho organizacional.
Percebe-se que empresas que investem em diversidade tendem a ser mais competitivas e inovadoras.
Sob o tema "Diversidade nas empresas", o InteligênciaPontoCom promoverá um bate-papo com Manoel Soares. A escolha de Manoel Soares se baseia em sua vasta experiência e reconhecimento na cobertura de temas sociais e de diversidade, tornando-o uma figura ideal para discutir as questões de inclusão e diversidade no ambiente corporativo.
Manoel Soares é um apresentador multiplataforma, escritor, ativista social, empresário e jornalista brasileiro e fundador do Bombou. Na juventude, viveu em situação de rua e teve sua vida transformada pela arte. Também trabalhou como gráfico e na construção civil antes de investir na comunicação, quando foi contratado pela RBS TV, afiliada da Globo no Rio Grande do Sul.
Entrou na televisão comandando o quadro Jornal do Almoço entre 2002 e 2017, na RBS TV. Ainda na Globo, integrou o Profissão Repórter de 2009 a 2016. Também foi repórter do Encontro com Fátima Bernardes, a partir de 2017, e do Se Joga, em 2019. Em 2019, passou a integrar o elenco de apresentadores do “É de Casa”, nas manhãs de sábado da emissora. Ele permaneceu na atração até 2022, quando assumiu o Encontro, ao lado de Patrícia Poeta até junho de 2023. Neste mesmo ano participou do Papo de Segunda, no canal GNT. Hoje em dia atua como apresentador multiplataformas utiliza seu talento para criar, gerir e se conectar a projetos e pessoas na internet.
Além do seu trabalho como jornalista, Manoel também é ativista social e cofundador da Central Única de Favelas (CUFA), que foi criada em 1999 e hoje está presente em todos os estados brasileiros e em outros 15 países.
A CUFA promove atividades nas áreas da educação, lazer, esportes, cultura e cidadania, como grafite, DJ, break, rap, produções audiovisuais, basquete de rua, literatura e outros projetos sociais. Além disso, promove, produz, distribui e veicula a cultura hip hop através de publicações, discos, vídeos, programas de rádio, shows, concursos, festivais de música, cinema, oficinas de arte, exposições, debates, seminários e outros meios. São as principais formas de expressão da CUFA e servem como ferramentas de integração e inclusão social.
O livro ‘Para meu amigo branco’, escrito por Manoel Soares, traz a construção de uma boa educação antirracista, abordando o tema de forma concisa, que explana sobre termos recentes e muito utilizados como ‘branquitude’, ‘racismo reverso’ e ‘racismo estrutural’. "Sou um cara que acredita no nem sempre, não acho que o racismo na maioria das pessoas seja intencional, mas evidência de uma necessidade autoconhecimento nesse assunto. Este livro é sobre pessoas de pele clara se entenderem em um mundo onde o debate radial é feito a partir dos negros. ’Para Meu Amigo Branco’ é para pessoas do bem que querem tirar o racismo das suas vidas.", comenta.
Manoel Soares recebeu em 2022 o título de Embaixador Cultural da União Africana. Ele foi à Tanzânia para participar da cerimônia de entrega, onde recebeu o título concedido pelo Conselho Econômico e Cultural da The African Pride. Com o título, Manoel será o representante da América Latina no cumprimento da agenda de 2063, documento que apresenta uma lista de metas a serem atingidas até essa data, para a reparação de injustiças históricas cometidas contra o continente africano.
O evento terá Tradução/Interpretação em Libras.
Teatro do SESI São José dos Campos
Av. Cidade Jardim, 4389 - Bosque dos Eucaliptos - São José dos Campos/SP