O que está buscando?
MEU SESI - Entrar

Transforma e Sesi-SP fecham parceria para capacitação de 700 professores

Metodologia do curso Valores Olímpicos para a Vida, do COB, vai contribuir para o projeto Pedagogia do Exemplo

Metodologia do curso Valores Olímpicos para a Vida, do COB, vai contribuir para o projeto Pedagogia do Exemplo

 Por: COB
10/03/202110:28- atualizado às 15:40 em 29/09/2021

O Transforma, programa do Comitê Olímpico do Brasil (COB) de promoção dos Valores Olímpicos, e o Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP) fecharam uma parceria para a capacitação de 700 professores de 143 escolas da rede Sesi de ensino de São Paulo, através do curso Valores Olímpicos para a Vida (VOV), chancelado pela entidade esportiva. Com a parceria, o Transforma vai capacitar os professores que fazem parte do projeto Pedagogia do Exemplo, desenvolvido pelo Sesi-SP e que está associado às áreas de Esporte e Educação da instituição.

"A ação com o Sesi-SP faz parte da expansão do Programa Transforma e contribuirá para que levemos conteúdo acerca da temática olímpica associada ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais aos professores da rede. Esse é um importante momento em que o COB e o SESI-SP alinham suas missões no sentido de contribuir com o processo pedagógico de ensino aprendizagem, tendo como ferramenta educacional o esporte, seus valores e os diversos exemplos positivos que ele nos apresenta. Estamos muito entusiasmados e temos certeza que esse é só o começo", afirma Manoela Penna, diretora de Comunicação e Marketing do COB e responsável pela área de Cultura e Valores Olímpicos da entidade.

As ações de sensibilização serão realizadas nos dias 6 e 8 de março, antecedendo a abertura das turmas do curso, envolvendo apresentações, dinâmicas e atividades de apresentação do Programa e engajamento dos professores para que entendam os benefícios e as formas de aplicação da formação nos aspectos práticos no ambiente escolar.

"Antes mesmo dos Jogos Olímpicos Rio 2016, o Sesi-SP vem trabalhando em parceria com o COB pelo legado olímpico e várias ações foram promovidas entre as duas instituições. Um resultado expressivo do legado foi a parceria entre o programa Transforma e o programa Pedagogia do Exemplo do Sesi-SP, que juntos beneficiam milhares de crianças e jovens. Nesta nova etapa da parceria será ofertado o curso Valores Olímpicos para a Vida que irá beneficiar mais de 100 mil alunos do Programa Atleta do Futuro e mais de 93 mil alunos da rede de ensino do Sesi-SP", diz Eduardo Augusto Carreiro, gerente de Esporte e Diretor de Escola do Sesi São Paulo.

Inteiramente gratuito e online, o VOV é composto por aulas digitais e atividades que abordam os diversos temas relacionados ao Movimento Olímpico como Valores Olímpicos e habilidades socioemocionais essenciais ao desenvolvimento da educação integral. Para fundamentar a capacitação, os materiais didáticos e pedagógicos serão disponibilizados em formato digital aos professores inscritos através da plataforma de ensino a distância.

Uma das ações da Pedagogia do Exemplo é o desenvolvimento de líderes entre os alunos das escolas do Sesi-SP e das turmas do Programa Atleta do Futuro, formando multiplicadores do esporte na escola e na comunidade, encorajando os jovens à prática esportiva, transmitindo-lhes os valores do esporte e do Olimpismo. Diante disso, os jovens quando nomeados Embaixadores do Esporte, tem como premissa promover a paz, a igualdade, o respeito, o jogo limpo, entre outros valores positivos do esporte.

Desde que foi implementado, o projeto já nomeou mais de 2 mil Embaixadores do Esporte nas escolas do Sesi-SP e no Programa Atleta do Futuro e mais de 400 líderes. Em 2019, a Pedagogia do Exemplo Sesi-SP realizou 162 eventos esportivos, totalizando 21 mil minutos de atividades, com 21 modalidades esportivas envolvidas, em 36 cidades do estado de São Paulo. O número de espectadores nos eventos foi de mais de 34 mil, sendo alunos, atletas, familiares e comunidade.

No decorrer do projeto, Transforma e Sesi-SP vão promover uma ação cultural com alunos e professores. Ao término da capacitação, também será disponibilizado aos professores de Educação Física, Cultura Corporal Esportiva, professores de atividades esportivas e treinadores desportivos do Sesi-SP o Curso de Iniciação Esportiva e Valores Olímpicos do COB.

Foto: Everton Amaro/Fiesp

Dois anos transformando
Desde 2019, o Transforma foi implantado em cinco Escolas Municipais Olímpicas Cariocas (EMOCs) do Rio de Janeiro, tendo atuado também em quatro escolas medalhistas olímpicos. Além disso, o Programa esteve em Palmas, Blumenau, Cascavel e Natal, em parceria com os Jogos Escolares da Juventude, e atuou na cidade de Taubaté, São Paulo. Fora do país, o Programa firmou parceria para capacitação online de professores em escolas brasileiras no Japão, como parte das ações do Time Brasil para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020.

Desse total, foram impactados, diretamente, cerca de 6.000 crianças e jovens dos Ensinos Básico, Fundamental I e II e Médio de 6 a 17 anos e 5.500 professores de todas as disciplinas escolares por meio do curso online Valores Olímpicos para a Vida (VOV) e das ações de capacitação presencial. Já os alunos participaram de atividades e eventos como o COB de Portas Abertas, o Conexão Transforma e os Festivais Transforma.

Leia também