O que está buscando?
MEU SESI - Entrar

De olho nos Jogos Olímpicos de Tóquio, nadadores do Sesi-SP encaram Seletiva Olímpica na próxima semana

O grupo disputará seis dias de provas entre 19 e 24 de abril, no Rio de Janeiro

O grupo disputará seis dias de provas entre 19 e 24 de abril, no Rio de Janeiro

 Por: Amanda Demétrio, Sesi-SP
16/04/202114:54- atualizado às 23:06 em 24/04/2021

Etiene Medeiros, Daynara de Paula, Brandonn Almeida, Raphael Rodrigues e Matheus Gonche estão no Rio de Janeiro para buscar uma vaga no grupo que representará o Brasil em Tóquio. Única oportunidade para que os atletas obtenham vagas nos Jogos Olímpicos, a Seletiva Olímpica Brasileira de Natação acontece entre os dias 19 e 24 de abril, no Parque Aquático Maria Lenk.

Diante do agravamento da pandemia da COVID-19 no Brasil, a equipe de natação do Sesi-SP segue para disputa com um número reduzido de nadadores, assim como todos os outros grupos, seguindo o protocolo médico divulgado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos – CBDA, em que limita o número de participantes em 120 atletas, além de não permitir a presença de público e a entrada de atletas que não tiverem provas na etapa a ser disputada.

Mesmo com o planejamento e o trabalho adaptado por conta da pandemia, os técnicos Fernando Vanzella e Carlos Matheus “Carlão” estão confiantes com os resultados que o grupo pode conquistar. Entre os cinco nomes, três, Etiene, Daynara e Brandonn, já estiveram em Jogos Olímpicos.

“Todos fizeram uma preparação muito boa, conseguimos fazer uma temporada de janeiro até agora muito positiva em termos de treinos, qualidade técnica e física. Acredito que chegamos com boas chances de alcançar os melhores resultados, não é um índice fácil, não basta só fazer a marca, temos que estar entre os dois melhores do país por prova, mas as expectativas estão grandes”, explicou Vanzella.

Para o técnico Carlão, o fator treinamento foi recuperado mesmo em um ano atípico, e a prioridade agora é aprimorar o fator competitivo. “Sentimos bastante falta de não poder competir durante o início do ano, então o fator competitivo, que faz parte da preparação de um atleta, é o que a gente precisa aprimorar nesta reta final de treinos para que eles se sintam confortáveis na competição”.

Os nadadores do Sesi-SP chegam para disputa após a realização de dois camps no Recife, de três semanas cada, um no final de janeiro e o outro no começo de março. Durante o período fora, o grupo aproveitou a piscina de 50 metros do Parque Santos Dumont, complexo esportivo da capital de Pernambuco, para aprimorar a preparação com foco nas tomadas de tempo e dar um novo em ritmo de decisão. Brandonn seguiu com o técnico Carlão para altitude em fevereiro e uma série de treinos específicos já na piscina do Maria Lenk.

As provas de eliminação têm início às 9h30, e as finais serão disputadas a partir das 18h30.

Pedro Menezes / Divulgação

 

Calendário de provas dos atletas do SESI-SP:

19/4 (segunda-feira) – I Etapa
Brandonn Almeida (400m medley)
Daynara de Paula (100m borboleta)
Raphael Rodrigues (100m peito) 

20/4 (terça-feira) – II Etapa
Etiene Medeiros (100m costas) 

21/4 (quarta-feira) – III Etapa
Brandonn Almeida (800m livre / 200m borboleta)
Matheus Gonche (200m borboleta) 

22/4 (quinta-feira) – IV Etapa
Raphael Rodrigues (200m peito) 

23/4 (sexta-feira) – V Etapa
Brandonn Almeida (200m costas / 200m medley)
Etiene Medeiros (100m livre)
Daynara de Paula (100m livre) 

24/4 (sábado) – VI Etapa
Etiene Medeiros (50m livre)
Matheus Gonche (100m borboleta)

Leia também