O que está buscando?
MEU SESI - Entrar

Programa Atleta do Futuro

O programa promove a formação e a disseminação da cultura esportiva, de forma gratuita.

O programa promove a formação e a disseminação da cultura esportiva, de forma gratuita.

O Programa

Sesi-SP Atleta do Futuro que promove a formação e a disseminação da cultura esportiva, de forma gratuita, foi criado em 1991, para crianças e adolescentes de 06 a 17 anos. É oferecido de forma permanente, com metodologia própria nos centros de atividades do Sesi-SP, através de parcerias com órgãos públicos nas esferas municipal, estadual e federal, ONGs, clubes e instituições privadas.

Contribuindo para a garantia do direito de acesso ao esporte de qualidade, para o desenvolvimento do futuro cidadão.

O Programa é realizado em duas vertentes:

SESI-SP Atleta do Futuro CAT: Realizados nos centros de atividades ou escolas externas do Sesi com recursos próprios.

SESI-SP Atleta do Futuro de Transferência de Tecnologia: Realizado com recursos em conjunto com um parceiro, podendo ser ofertado nas dependências do Sesi-SP ou nas instalações do parceiro.

Em 2019, ano pré-pandêmico, o Programa Atleta do Futuro atendeu:

+ 156 mil alunos (as) Sendo +45.000 alunos atendidos no ATLETA DO FUTURO CAT

219
municípios

1.147
professores capacitados

33
modalidades

 

História

O programa consolida-se hoje como a principal ação na área de iniciação e formação esportiva, tendo sido criado em 1991 com o nome de “Projeto Atleta do ano 2000”, em parceria com a Unicamp. Em 1996, com a abertura de parcerias com empresas, prefeituras, associações e ONGs, adotou uma nova nomenclatura, passando a se chamar Projeto Atleta do Futuro. Em 2002, passou por uma remodelação metodológica, contando, para isso, com a parceria científica dos acadêmicos da Universidade Estadual Paulista – Unesp, campus de Rio Claro, ganhando o nome de Programa SESI Atleta do Futuro. No ano de 2008 houve uma grande expansão de parcerias com indústrias e prefeituras municipais, e de 2010 até 2012 foi estruturada a transferência de tecnologia social da metodologia do programa para os demais departamentos regionais do SESI em parceria com o Departamento Nacional, disseminando a metodologia para todo o país. Em 2012, passou-se a utilizar a nomenclatura atual de SESI-SP Atleta do Futuro.

Leia também