Oito cidades paulistas receberão Prêmio PAR em evento na sede das entidades
Por: Sarah Toledo, comunicação Sesi-SP
27/10/202316:31- atualizado às 17:24 em 13/11/2023
No dia 13/11, o Sesi-SP, juntamente com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), vai premiar as cidades paulistas com os melhores resultados em alfabetizar as crianças na idade certa, no ano de 2022. O Prêmio PAR será entregue em evento na sede das entidades, na capital paulista.
A alfabetização na idade adequada tem impacto positivo na formação do indivíduo e favorece um bom desempenho escolar do aluno por toda sua vida. Com isso, o objetivo do prêmio é incentivar e engajar os municípios no propósito de alfabetizar as crianças no momento certo.
Para definir os vencedores, serão utilizados dados públicos de desempenho dos alunos das redes municipais, ou seja, as prefeituras não precisarão se inscrever para concorrer. Serão oito categorias premiadas, de acordo com o porte da cidade. Na avaliação, o nível socioeconômico também será considerado. Os critérios técnicos foram montados com o apoio de entidades como Unicef, Bem Comum e Canal Futura, e estarão disponíveis para os municípios que quiserem consultá-los.
As cidades vencedoras ganharão um espaço maker completo, em regime de comodato, e suporte de um instrutor do Sesi-SP. O espaço é um laboratório de fabricação digital para práticas pedagógicas, equipado com máquinas e recursos do mais alto nível para desenvolvimento e prototipação de projetos, ampliando as experiências de aprendizagem multidisciplinares e interdisciplinares. Desta forma, propicia que os estudantes materializem suas ideias, desenvolvam a criatividade e o espírito colaborativo.
Este prêmio faz parte de um grande programa gratuito de incentivo à alfabetização na idade certa, o PAR - Programa Alfabetização Responsável, que tem o objetivo apoiar os municípios paulistas no propósito de alfabetizar as crianças na idade certa. Neste programa, o Sesi-SP atuará em parceria com as prefeituras na formação de professores e na utilização de novos recursos pedagógicos para potencializar o processo de desenvolvimento da escrita e da leitura para alunos da educação infantil (4 e 5 anos) e dos primeiros anos do Ensino Fundamental (1º e 2º anos).
Essa é a etapa considerada ideal pelos especialistas para que o pleno desenvolvimento da criança aconteça, segundo a supervisora técnica educacional do Sesi-SP, Lilian Engracia. "O Sesi-SP acredita na educação como principal pilar para o desenvolvimento do país. Nesse sentido, a alfabetização na idade certa é o alicerce, pelo seu impacto na vida escolar das crianças, além de ser uma responsabilidade de toda a sociedade", afirma.
Os dados disponíveis indicam que há muito trabalho pela frente. Em 2021, um total de 2,8 milhões de estudantes concluiu o 2º ano do Ensino Fundamental, porém 56,4% deles foram considerados não alfabetizados em função do desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Exames anteriores à pandemia também já evidenciavam as dificuldades das crianças brasileiras. A última Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), realizada em 2016, mostrou que menos da metade dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental alcançou os níveis de proficiência suficientes em Leitura (45,3%) e em Matemática (45,5%), segundo Anuário Brasileiro de Educação Básica.
Na prática, neste novo programa, professores e gestores da educação infantil, que atuam com crianças de 4 e 5 anos, e do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, de prefeituras que aderirem ao PAR, passarão por formação realizada por especialistas do Sesi-SP, em uma jornada de 30 horas (16 horas presenciais e 14 horas online). “O processo formativo vai considerar as necessidades e demandas de cada escola. Inclusive, os recursos didáticos serão um apoio para os docentes, pois acreditamos na autoria do professor”, reforça Lilian.
Com os docentes que atuam com crianças de 4 e 5 anos, por exemplo, será aprimorado o conhecimento sobre os processos de desenvolvimento das crianças e de como trabalhar os objetivos de aprendizagem. “Por meio de experiências pedagógicas lúdicas e intencionais, com situações reais de uso social da língua, conversas em roda, leitura e contação de histórias,” exemplifica a especialista do Sesi-SP. “Sempre considerando as características próprias de cada momento de vida, para que o desenvolvimento integral da criança aconteça de forma significativa, considerando suas singularidades”.
Além do atendimento aos educadores, serão desenvolvidas práticas de liderança e conhecimento técnico dos processos, voltadas aos diretores escolares e coordenadores pedagógicos. O intuito é oferecer subsídios para que eles possam analisar os indicadores de qualidade, monitorar o processo de ensino e aprendizagem, bem como ajudar a criar um ambiente alfabetizador. “Esses gestores trabalharão temas específicos de suas funções, e também, juntos, devem criar metas e planos de ação para o alcance dos objetivos das escolas e redes de ensino que integram”, explica.
O Programa Alfabetização Responsável é parte do Sesi para Todos, iniciativa da rede que há um ano coloca à disposição das escolas públicas toda sua expertise em educação, a partir das necessidades dos municípios parceiros. “Foi feito um movimento para auxiliar os alunos de escolas públicas na recomposição das aprendizagens perdidas durante a pandemia e, atualmente, nosso objetivo é ajudar as escolas de forma mais perene. O PAR é um programa de formação continuada com previsão de atendimento e acompanhamento por até quatro anos”, reforça Lilian.
As atividades nas escolas terão início em 2024, mas os municípios já podem aderir, desde que estejam de acordo com os critérios de elegibilidade criados pelo Sesi-SP. As prefeituras interessadas podem acessar a página Sesi para Todos para saber mais detalhes e entrar em contato com o Sesi-SP.