O que está buscando?
Portal Educa    MEU SESI - Entrar

Fuvest 2020: Currículo do SESI-SP está conectado com o principal vestibular do país, que destacou predileções e culturas juvenis em sua 1ª fase

A primeira fase da FUVEST aconteceu domingo em um ano em que aulas não presenciais foram uma realidade para estudantes de todo o país. Quarta e quinta passados foram os dias da UNICAMP trazer uma prova atual e com temas fortes.

A primeira fase da FUVEST aconteceu domingo em um ano em que aulas não presenciais foram uma realidade para estudantes de todo o país. Quarta e quinta passados foram os dias da UNICAMP trazer uma prova atual e com temas fortes.

 Por: SESI São Paulo
11/01/202113:39- atualizado às 16:13 em 02/02/2021

Entre abraços restritos no portão, preocupações com a saúde, muita expectativa e a natural ansiedade dos vestibulandos, a FUVEST realizou a prova da primeira fase de seu vestibular domingo, dia 10, adotando protocolos de segurança, como o uso de máscaras e álcool em gel. Neste ano, foram mais de 130 mil inscritos concorrendo às 11.147 vagas disponibilizadas, sendo que 2.905 foram dedicadas a estudantes que ingressam por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), com nota do Enem.

A prova da Fuvest é a principal porta de ingresso para os cursos de graduação da Universidade de São Paulo (USP). Foram aplicadas 90 questões de múltipla escolha em 5 horas de duração, envolvendo os componentes de Biologia, Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Matemática, Língua Portuguesa e Química, além de questões interdisciplinares.

Muito se especulava sobre o teor da prova, especialmente após a realização dos dias da primeira fase da UNICAMP (6 e 7/01) que foram marcados por temáticas muito atuais e debates polêmicos, como feminismo negro, gênero neutro, epidemia, coronavírus, eleições americanas, entre outros.

Apesar do caráter mais técnico característico desta fase, na FUVEST as contextualizações das questões se mantiveram nos enunciados e ajudaram a resolver problemáticas de história do Brasil, genética e outras relacionadas a jogos de computador. A prova trouxe questões atuais e conectadas com a realidade dos candidatos, como uma sobre o terremoto na Bahia do ano passado, outra sobre Aldir Blanc e ainda outra sobre a pandemia da gripe espanhola de 1918, mas sem traçar nenhum paralelo com a COVID-19. O assunto da pandemia do coronavírus também não foi abordado em questões específicas, o que surpreendeu a todos. Vale ressaltar que a percepção sobre o nível de dificuldade variou muito nos relatos dos candidatos que, em geral, classificaram como alto.

Algumas questões foram destacadas por abordarem tópicos envolvendo jogos e aplicativos de celular como TikTok e Among Us, valorizando a realidade dos estudantes, o que é prerrogativa do SESI-SP, que tem seu currículo voltado às predileções e culturas juvenis, sobretudo no ensino médio; e que reconhece o estudante como participante ativo de uma sociedade em que consome e produz, tornando o aprendizado significativo.

A maneira como a prova decorreu também foi diferenciada. Os candidatos não puderam comer dentro da sala de aplicação de prova e, caso quisessem comer, deviam pedir permissão ao fiscal e se alimentar em um local destinado a isso. Também foi observada a ocupação de no máximo 40% da capacidade das salas e o número de abstenção aumentou de 7,9% do ano anterior para 13% em 2021.

Fiquem atentos ao calendário da FUVEST.

  • Prova da 1ª Fase: 10 de janeiro de 2021;
  • Divulgação da lista de convocados para 2ª Fase: 1º de fevereiro de 2021;
  • Provas da 2ª Fase: 21 e 22 de fevereiro de 2021;
  • Divulgação da 1ª lista de aprovados: 19 de março de 2021.

O gabarito oficial da primeira fase está disponível no endereço eletrônico da FUVEST e pode ser acessado aqui.

O SESI-SP está na torcida por seus estudantes e acompanha a realização das provas de vestibulares com sua equipe de especialistas para uma análise crítica e técnica como forma de apoio e aprendizado, ajudando a todas e a todos a realizarem seus sonhos e alcançarem seus objetivos, de acordo com seus projetos de vida.

Leia também