Menu Site

Encontro entre SESI-SP e Fundação Bradesco aprimora experiências em educação a distância

Em busca de aprimoramento na oferta da Educação de Jovens e Adultos a distância, considerando as diretrizes da BNCC, instituições compartilharam ideias e desafios para práticas cada vez mais adequadas, inovadoras, inclusivas e equitativas
 Por: Maria Alcira, Supervisor Técnico Educacional do SESI-SP
25/02/2019 08:20 - atualizado às 09:19 em 25/02/2019

Em busca do aprimoramento constante na oferta da Educação de Jovens e Adultos, as equipes técnicas do SESI-SP e da Fundação Bradesco que atuam com essa modalidade de ensino participaram de uma reunião para socialização de suas propostas pedagógicas e troca de experiências.

Na oportunidade, ambas instituições compartilharam seus sucessos, preocupações e desafios quanto à modalidade de ensino a distância e suas especificidades para atender ao público jovem e adulto. Durante o encontro, os participantes refletiram sobre a importância das estratégias de acompanhamento pedagógico e feedback a esse público, considerando suas necessidades e possibilidades, a fim de estimulá-los a manterem-se em seus estudos e concluí-los com efetividade.

A reunião ocorreu num clima descontraído, onde todos puderam sair enriquecidos pelas oportunidades de ampliação de conhecimentos. A equipe técnica do SESI-SP pôde ressaltar sua experiência na customização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e na produção de conteúdos estruturados em scorm (Modelo de Referência de Objeto de Conteúdo Compartilhável), com objetos de aprendizagem interativos, desafiadores, contextualizados e planejados para o público jovem e adulto.

Para ambas as instituições, o encontro representou uma oportunidade significativa de ampliação de conhecimentos e reafirmação da importância dessa prática saudável de socialização de boas práticas, visando o fortalecimento da oferta da Educação.

Assim, considerando as recomendações presentes na Base Nacional Comum Curricular para os ensinos Fundamental e Médio, bem como a limitação de estudos e encaminhamentos da comunidade educacional como um todo voltados à EJA, a experiência de benchmarking foi altamente valiosa e produtiva, uma vez que provocou o movimento de estudos, pesquisas e busca entre pares das boas práticas, para repensar a realidade enfrentada pelas respectivas instituições.

Momentos como esse fortalecem as equipes e são fundamentais para o processo de crescimento das instituições de ensino que buscam a excelência no que fazem, assim como o SESI-SP e a Fundação Bradesco. Crescem as instituições e em especial, os alunos, que se beneficiam do processo capaz de fortalecê-los como cidadãos críticos, reflexivos e cada vez mais participativos na sociedade, pelos conhecimentos adquiridos. O encontro ocorreu na primeira quinzena de fevereiro (quinta, dia 14).

LEIA TAMBÉM