O que está buscando?
Portal Educa    MEU SESI - Entrar

Aluna do Sesi e Senai de Campinas (SP) concorre a prêmio mundial por perfil de liderança

A estudante Vanessa, de 17 anos, foi indicada para concorrer com estudantes do mundo todo por se destacado na etapa regional de competição que combina esporte, ciência e tecnologia

A estudante Vanessa, de 17 anos, foi indicada para concorrer com estudantes do mundo todo por se destacado na etapa regional de competição que combina esporte, ciência e tecnologia

 Por: Karina Costa, Sesi São Paulo
26/05/202117:33- atualizado às 17:53 em 26/05/2021

A estudante Vanessa Mendes Vieira da Silva, do Sesi e Senai de Campinas (SP), vai representar as instituições na final mundial da FIRST Robotics Competition (FRC), competição que combina esporte, ciência e tecnologia. O reconhecimento veio por sua postura de liderança ao participar da etapa regional do torneio com sua equipe, a Nióbio 7566.


Vanessa Mendes Vieira da Silva, do Sesi de Campinas, se destaca por perfil de liderança e segue para a final.

 

Na ocasião, a aluna de 17 anos foi premiada na categoria “Dean’s List”, por demonstrar valores como liderança e inovação. Ainda na fase regional, o time que lidera (composto por alunos do Sesi Campinas Amoreiras, Hortolândia e Valinhos, que também estudam nas escolas Senai de Campinas) foi reconhecido em outras duas categorias: a “FIRST Innovation Challenge”, com um aplicativo que propõe conectar pessoas com deficiências para praticar esportes adaptados de forma recreativa; e a “INFINITE RECHARGE at Home Challenge Skill Competition”, ao cumprir missões com o robô em uma prova de habilidades. Na ocasião, entre as mais de 1300 equipes concorrentes, divididas em 52 grupos, eles obtiveram a melhor pontuação no grupo em que concorreram.

 

Integrantes da equipe Nióbio 7566, de Campinas, ficaram em primeiro lugar no grupo em que concorreram, pela categoria “INFINITE RECHARGE at Home Challenge Skill Competition”, ao cumprir missões com o robô em uma prova de habilidades.

 

Estudantes de Bauru e Jundiaí também conquistaram prêmios na regional da FRC

 Com o projeto de um robô com inteligência artificial que auxilia a prática esportiva, alunos do ensino articulado Sesi e Senai de Jundiaí (SP) vão representar as instituições no “Global Innovation Awards”, que reconhece as principais inovações desenvolvidas por estudantes de robótica em todo o mundo. Os jovens foram eleitos ao prêmio por terem se destacado na etapa regional América Latina da FIRST Robotics Competition (FRC), competição que combina esporte, ciência e tecnologia.

Denominado Personal Robot, que entre as funções incentiva treinos específicos e verifica se os movimentos do praticante da atividade física estão corretos, o projeto dos estudantes concorreu na categoria “FIRST Innovation Challenge” e recebeu prêmios por chegarem à semifinal regional e pela classificação para o mundial (Global Innovation Awards).

Também na fase regional da FRC, a equipe Megazord 7563, formada por alunos do Sesi/Senai de Jundiaí, saiu premiada na categoria “INFINITE RECHARGE at Home Challenge Skill Competition”, ao cumprir missões com o robô em uma prova de habilidades. As mais de 1300 equipes participantes foram divididas em 52 grupos e os estudantes obtiveram a segunda maior nota no grupo em que concorreram.

 


Alunos de Jundiaí com os prêmios pela participação na regional do torneio FRC, que os classificou para o
Global Innovation Awards. O resultado sai em junho deste ano.

 

Outro destaque, na categoria “FIRST Innovation Challenge”, foram os estudantes de Bauru, que formam o time Octopus 7567. Eles foram premiados como semifinalistas pelo projeto O.S.A (Octo Sustainable Arm). Trata-se de uma prótese modular, sustentável e multifuncional que tem como objetivo auxiliar pessoas que possuem amputação transradial (abaixo do cotovelo) a praticar esportes, melhorando assim a qualidade de vida delas. 

 


Integrantes da equipe Octopus 7567, de Bauru

 

A FIRST Robotics Competition (FRC) é a mais complexa entre as competições de robótica da Fundação FIRST ("For Inspiration and Recognition of Science and Technology"). Ao combinar esporte, ciência e tecnologia, desafia alunos de 14 a 18 anos, estudantes do Ensino Médio, a construir e programar robôs de grande porte, que chegam a 54 kg e 1,5 metro de altura, e realizam tarefas na arena.

No Brasil, há 16 equipes ativas e cada uma reúne dezenas de estudantes. Nesta edição da FRC, as instituições Sesi e Senai participam do torneio com quatro times, entre os seis brasileiros que estão na disputa. Na temporada de 2021, a competição está sendo realizada online por restrições da pandemia Covid-19.

(Com informações da Agência de Notícias CNI)

 

Leia também:

Equipes de Robótica do Sesi SP estão classificadas entre as 6 melhores do país em soluções inovadoras

Equipe de robótica da rede escolar Sesi-SP vence prêmio internacional de inovação

Sesi Americana conquista prêmio em maior torneio de robótica do mundo

Equipes de robótica do SESI e SENAI SP conquistam prêmios em Las Vegas. Time de Bauru segue para mundial em Houston, EUA)

SESI e SENAI de São Paulo conquistam prêmios em Nova York

Leia também