O que está buscando?
Portal Educa    MEU SESI - Entrar

Inscrições abertas para a etapa regional do concurso Jovens em Inovação 2020

 

Os alunos do ensino médio da rede escolar SESI-SP têm até o dia 30 de abril para se inscreverem no concurso Jovens em Inovação 2020 – Ensino médio protagonista: escrevendo projetos de vidas, que incentiva a pesquisa, o protagonismo juvenil e a interação entre os jovens por meio de projetos inovadores que buscam por soluções para problemas ou questionamento que eles identificarem. Os projetos devem partir de diferentes temas com base em quatro eixos estruturantes: processos criativos, investigação científica, mediação e intervenção sociocultural e empreendedorismo.

As linhas de pesquisa que partem de cada eixo são bastante abrangentes e consideram tanto as novas questões ou problemáticas identificadas como também os trabalhos já realizados nas escolas.

Os alunos participantes devem iniciar suas produções com base em conhecimentos e processos que sejam significativos para eles, orientados por um tutor escolhido pela equipe e que tenha conhecimento sobre o tema a ser desenvolvido, podendo ser professor ou outro funcionário do SESI-SP. Eles farão a preparação dos alunos quanto a metodologia e o desenvolvimento das pesquisas.

 

 

 

As inscrições para a etapa local devem ser feitas na escola, até o dia 30 de abril, com o preenchimento da ficha de inscrição e a apresentação de uma síntese (consultar anexos), que deve evidenciar a motivação para o trabalho, o problema identificado e possíveis soluções ou indicação/descrição de um produto final.

Até o dia 15 de agosto as escolas se organizarão para a divulgação, apresentação e avaliação dos projetos.  Uma banca examinadora avaliará os trabalhos seguindo os critérios indicados (consultar anexos) selecionando até quatro projetos classificados na unidade escolar para a etapa estadual.

Posteriormente serão divulgadas as instruções para as próximas etapas. Fiquem ligados!

 

Dúvidas entrar em contato pelo e-mail: curriculo.educacao@sesisp.org.br   

 

Leia também