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 Por: Núcleo de Comunicação da Divisão de Educação

 

As aulas no ensino médio da rede escolar SESI-SP são planejadas de acordo com os princípios, fundamentos e pressupostos expressos em sua concepção curricular e com base no material didático próprio. Esse material propicia o desenvolvimento de habilidades e competências exigidas para o sujeito que vive no século XXI.

 

A organização curricular da rede está pautada no ensino por área de conhecimento, estimulando a participação dos estudantes por meio de diálogos constantes entre o que eles sabem e o que será ensinado, com o objetivo de tornar a aprendizagem significativa.

 

A Avaliação destina-se, primordialmente, ao monitoramento do processo de ensino e aprendizagem e visa subsidiar as intervenções dos docentes diante das dificuldades apresentadas pelos estudantes.

 

Nesse contexto, professor e aluno ganham novas atribuições, realçando o protagonismo do estudante e a mediação do docente na construção do conhecimento.

 

Para clarificar os processos que constituem a avaliação da aprendizagem, destacam-se três tipos de avaliação: a avaliação diagnóstica (antes do início de uma nova aprendizagem), a avaliação formativa (durante o processo de ensino e aprendizagem) e a avaliação somativa/classificatória (ao final de uma etapa ou ano letivo).

 

O SESI-SP oferece o ensino do Espanhol na modalidade a distância EaD para o estudante que optar por cursar esse componente curricular, cuja matrícula é facultativa. O curso é gratuito, e o material didático está disponível no Ambiente Virtual para a realizar as atividades em casa.

 

A partir do 2º e 3º anos, o estudante tem a oportunidade de cursar, concomitantemente, o ensino médio e a Educação Profissional Técnica de nível médio nas escolas do SENAI- SP.

 

O Eixo Integrador no ensino médio

 

Atentos aos movimentos e às inovações socais, em 2017, o SESI-SP incorporou o Eixo Integrador ao currículo dos estudantes do ensino médio, buscando integrar uma ou mais áreas de conhecimento.

 

Nas aulas dos eixos (Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza), os estudantes têm a oportunidade de conhecer, integrar e aplicar conteúdos aprendidos e experiências vividas em uma perspectiva de diálogo e interação para a solução de desafios propostos.

 

 

 

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