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 Por: Núcleo de Comunicação da Divisão de Educação

 

As aulas no ensino fundamental da rede escolar SESI-SP são planejadas de acordo com os princípios, fundamentos e pressupostos do Referencial Curricular, também com base no material didático próprio que engloba as atuais tendências educativas, proporcionando desenvolvimento de habilidades e competências exigidas para o sujeito que vive no século XXI.

 

A organização curricular da rede está pautada no ensino por área de conhecimento, estimulando a participação dos estudantes por meio de diálogos constantes entre o que eles sabem e o que será ensinado, com o objetivo de tornar a aprendizagem significativa.

 

A avaliação destina-se, primordialmente, ao monitoramento do processo de ensino e aprendizagem e tem por objetivo subsidiar as intervenções dos docentes diante das dificuldades apresentadas pelos estudantes.

 

Nesse contexto, professor e aluno ganham novas atribuições, salientando o protagonismo do estudante e a mediação do docente na construção do conhecimento.

 

Para clarificar os processos que constituem a avaliação da aprendizagem, destacam-se três tipos de avaliação: avaliação diagnóstica (antes do início de uma nova aprendizagem), avaliação formativa (durante o processo de ensino e aprendizagem) e avaliação somativa/classificatória (ao final de uma etapa ou ano letivo).

O Projeto Didático no ensino fundamental - anos iniciais

 

Desde 2017, visando acrescentar conhecimentos à vida e à formação dos estudantes para além daqueles previstos nos componentes curriculares, o SESI-SP incorporou o projeto didático às aulas do ensino fundamental - anos iniciais.

 

O Projeto Didático pode envolver uma ou mais áreas de conhecimento, partindo da intenção didática do professor, visando aprofundar e aprimorar as aprendizagens dos estudantes, por meio de sequências de ações organizadas que culminarão na elaboração de um produto final.

 

O Eixo Integrador no ensino fundamental - anos finais

 

Atentos aos movimentos e às inovações socais, em 2017, o SESI-SP incorporou o Eixo Integrador ao currículo dos estudantes do ensino fundamental - anos finais, buscando integrar uma ou mais áreas de conhecimento.

 

Nas aulas dos eixos (Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza), os estudantes têm a oportunidade de conhecer, integrar e aplicar conteúdos aprendidos e experiências vividas em uma perspectiva de diálogo e interação para a solução de desafios propostos.

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