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ENEM 2020: especialista do SESI-SP e ex-aluna comentam o exame

Segundo os professores da rede escolar, as propostas das questões coincidem com a abordagem e conteúdos tratados no currículo da instituição

Segundo os professores da rede escolar, as propostas das questões coincidem com a abordagem e conteúdos tratados no currículo da instituição

 Por: SESI Educação
18/01/202119:42- atualizado às 16:14 em 02/02/2021

No último domingo (17), milhões de estudantes em todo o país realizaram a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), em que foram avaliados conhecimentos em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, com 90 questões de múltipla escolha. A redação também foi avaliada a partir do tema “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”.

Os elementos que constituíram as provas objetivas do ENEM deste domingo não surpreenderam os estudantes do SESI São Paulo que fizeram o exame. Segundo os professores da rede escolar, as propostas das questões coincidem com a abordagem e conteúdos tratados no currículo da instituição: a diversidade de gêneros textuais; o letramento crítico; o trabalho com apreciação, crítica e criação de obras de arte de diferentes linguagens; o desenvolvimento de pesquisas e debates de ideias e percepções; e a vivência e análise crítica de práticas sociais corporais e seus contextos, inerentes do trabalho com os componentes curriculares da área de linguagem na rede escolar, e que certamente contribuíram para o bom aproveitamento dos estudantes na prova. 

Para a ex-aluna do SESI-SP, Alexandra Vicco, que concluiu o Ensino Médio em 2020, a prova foi desafiadora. “Pediu uma atenção maior dos estudantes, pelo fato de ter sido composta por textos longos, tanto na área de Linguagens como na de Ciências Humanas. Em sua maioria, eram textos e questões bem elaboradas, que até gostei bastante, abordando temas importantes como feminismo, a resiliência de sua etnia, culturas diversas, abordagem de gêneros e a importância da cultura nacional em relação ao teatro, à música, à literatura, e também personagens históricos. Foi uma prova que necessitava de calma”.

Alexandra reconhece que as aulas da área de Ciências Humanas contribuíram para o sucesso dela na prova. “O que me ajudou foi o fato de ter tido ótimas aulas de geografia, sociologia e filosofia no SESI. Nas questões dessas matérias eu lembrava do que os professores explicavam na aula sobre os assuntos. Senti falta de questões que abordam a história do Brasil, tiveram poucas em relação a anos anteriores. Questões que abordavam atualidades foram bem desenvolvidas, com nível médio para difícil. Mas, de forma geral, fui bem e tive bom desempenho nesse primeiro dia do ENEM”.

 

A Redação

Neste ano, a proposta de redação trouxe como tema “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”, temática de grande importância na atualidade, em um ano atípico, de perdas, dificuldades e superações para toda a população e, assim também, para a educação.

A proposta de redação do ENEM exige que o tema seja tratado com argumentos sólidos na defesa de um ponto de vista, além disso, o aluno deve propor uma intervenção social em relação à temática abordada. Conectado com essa proposta, o currículo escolar do SESI-SP, além de se preocupar com o debate sobre os elementos que constituíram o tema da redação desse ano, possui em sua organização, os componentes curriculares Práticas Filosóficas, Práticas Sociais e Culturais e Eixos Integradores Interáreas, que fomentam o desenvolvimento de argumentação, o debate sobre temas contemporâneos, ações de pesquisa e intervenção social, seja na comunidade, no bairro ou na cidade que o aluno está inserido.

Para Daniela Oliveira Andriollo Berbel, psicóloga e supervisora técnica do SESI-SP “os textos motivadores suscitavam a naturalização das emoções e o estigma. O tema pôde ser debatido entre diversas possibilidades de eixos: com o viés das intolerâncias e do preconceito às pessoas com deficiências, síndromes ou transtorno mental; da saúde e interfaces no tratamento, prevenção e políticas públicas; pela caracterização da saúde no modelo biopsicossocial, abarcando o quanto condições de vulnerabilidade social podem afetar a saúde mental das pessoas”.

A ex-aluna, Alexandra, aponta sobre a redação: “Achei [o tema] uma boa escolha, porque estamos em isolamento esse ano e esse assunto veio à tona em nossa sociedade, e também por ser um assunto que deve ser tratado com maior importância, pois saúde mental não é brincadeira. O tema também foi bem amplo, o que pode ter ocorrido de algumas pessoas terem fugido. Achei que foi uma proposta excelente que deu para desenvolver bem. Eu mesma consegui ter esse desenvolvimento muito bom do tema, tive várias ideias e argumentos e em seguida comprovações do que eu falei diante de leituras que fiz e notícias que acessei no decorrer do ano, que me ajudaram bastante”.

 

Próxima etapa

No próximo domingo (24), os estudantes terão 5h para responder à 90 questões de múltipla escolha, divididas entre Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

O ENEM é considerado o maior vestibular do país, e a nota serve para disputar vagas em universidades nacionais e estrangeiras e ter acesso a programas de bolsas e financiamento estudantil. Neste ano, além da prova impressa, o exame contará com uma versão digital, que será realizada de forma piloto para cerca de 96 mil candidatos, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

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