O que está buscando?
MEU SESI - Entrar

Sesi-SP apresenta em formato online espetáculo voltado para crianças e jovens, Meu Reino por um Cavalo

A peça é uma adaptação de Ricardo III, de William Shakespeare, escrita e dirigida por Angelo Brandini, com estética rock’n’roll. A estreia para o público será no dia 9 de outubro, às 15h. Ingressos gratuitos

A peça é uma adaptação de Ricardo III, de William Shakespeare, escrita e dirigida por Angelo Brandini, com estética rock’n’roll. A estreia para o público será no dia 9 de outubro, às 15h. Ingressos gratuitos

 Por: Sesi São Paulo
04/10/202118:02- atualizado às 17:21 em 14/12/2021

O Teatro do Sesi-SP abriu seu palco para a encenação Meu Reino por um Cavalo, do premiado diretor e dramaturgo Angelo Brandini, que é referência em teatro para família, à frente da Cia Vagalum Tum Tum. A sétima peça do repertório inspirada em William Shakespeare nos 19 anos da cia é uma adaptação do clássico Ricardo III.

Meu Reino por um Cavalo fez sua estreia presencial dia 9 de outubro no Teatro do Sesi-SP e contou com apresentações com a presença do público, seguindo todos os protocolos de segurança, até o dia 28 de novembro. Entretanto, a temporada continua de forma virtual: de 1º de dezembro a 30 de janeiro, o espetáculo pode ser visto on-line, basta acessar Meu Sesi  para fazer a reserva. Após isso, será enviado o link do vídeo do espetáculo por e-mail, no mesmo dia, entre às 13h e 15h, para acesso ilimitado até o fim da temporada

Com direção musical de André Abujamra, figurinos de Christiane Galvan, cenografia de Bira Nogueira, direção de movimento de Vivien Buckup e caracterização de Leopoldo Pacheco, a montagem de Meu Reino por um Cavalo conta a trajetória do personagem Ricardo lll ao trono da Inglaterra e tem uma estética inspirada nos grandes shows de rock, contada pelo olhar do Palhaço e dos Bobos da Corte. Na história, um nobre ambicioso e sem escrúpulos decide fazer o que for preciso para se tonar rei, eliminando todos que estiverem no seu caminho, atrapalhando seus objetivos.
A versão do clássico Ricardo III ganha linguagem moderna e atraente, com músicas originalmente compostas por André Abujamra e letras de Angelo Brandini, numa conversa sobre os temas mais profundos e concretos com humor e poesia, estimulando o pensamento crítico do espectador com cenas que libertam a imaginação e a criatividade que alimenta sonhos e curiosidades a respeito do ser humano.

Todas as músicas e pontuações sonoras são executadas ao vivo pelo próprio elenco, como se fosse também uma banda, que hora está atuando como personagens, ora como músicos dando apoio às cenas. Isto faz com que os elementos sonoros sejam orgânicos, em perfeito sintonia com todos os outros elementos do espetáculo.

As mortes que ocorrem no texto original são transformadas, ressignificadas, nesta adaptação em "enquadramentos", quando todos os eliminados são emoldurados para a prosperidade, em quadros na parede, fazendo um distanciamento do ato de matar, que eterniza os personagens em quadros compostos ou individuais que continuam a fazer parte da trama até o final da história. "Assim, pretendemos uma montagem com comprometimento e qualidade, que tem como ponto de partida a reflexão e o pensamento críticos, sem deixar de ser lúdico, belo e divertido", fala o diretor.
"Como trabalho com tragédias, sempre apresento a morte de forma inusitada. Em cada um dos espetáculos, a morte se dá de forma diferente. Nesta peça as mortes são tratadas com um tom divertido, que é a forma mais leve do palhaço lidar com o assunto." Para Brandini, a montagem da peça hoje é muito significativa por dialogar diretamente com o momento atual. Por falar de poder e do que as pessoas são capazes de fazer para alcançar o poder.



Sobre o Sesi-SP
O SESI é uma instituição que trabalha pela educação de forma ampla e onde Cultura é parte importante nesse processo. Dessa forma, todas as ações e projetos desenvolvidos pelo SESI na Cultura visam a formação de novos público em artes, a difusão e o acesso aos projetos de forma gratuita, além de fomentar e promover o mercado cultural de São Paulo e do país.

Sobre Ângelo Brandini (autor e diretor)
Formou-se na Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo, EAD/USP. É autor e diretor das peças Masmorra, Senhor Dodói, (FEMSA 2008 de Melhor Texto Adaptado), Othelito (Prêmio APCA e FEMSA 2007 de Melhor Texto Adaptado) O Bobo do Rei (Prêmio FEMSA 2010 de Melhor Direção). O Príncipe da Dinamarca (Prêmio FEMSA 2011 de Melhor Texto Adaptado), Bruxas da Escócia (APCA 2013 de Melhor Texto Adaptado, Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem 2013 nas categorias Melhor Diretor e Melhor espetáculo).

Faz parte desde 1994 dos Doutores da Alegria, onde exerceu a função de coordenador nacional de criação e dirigiu e atuou no espetáculo Midnight Clowns, apresentado em S. Paulo e Rio de Janeiro. Ministra palestras-shows sobre o trabalho dos Doutores da Alegria e da Cia. Vagalum Tum Tum para empresas, órgãos governamentais, instituições e universidades de todo o Brasil, América do Sul e Portugal. Foi criador, redator e intérprete do programa Cidadania no Trânsito, Rádio Pára-Choque, esquetes cômicas sobre trânsito na Rádio Eldorado, Prêmio APCA de inovação no rádio 2006.

Como ator, participou de dezenas de espetáculos com diretores como Cacá Rosset (O Avarento), Celso Frateschi (O Macaco Peludo, Um Homem é Um Homem, O Banquete, Atiag e A Grande Imprecação diante dos Muros da Cidade, Tio Vânia, Don Juan ), William Pereira (La Chunga, em Miami e N. York), Gabriel Vilela, Roberto Lage, entre outros.

Angelo Brandini é autor do Livro "O Bobo do Rei", pela Companhia das Letrinhas (Prêmio de Melhor Livro de Teatro para Crianças de 2015 pela Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil e o título de Altamente Recomendável pela mesma Fundação e pela Biblioteca Nacional). É uma adaptação de Rei Lear, de Shakespeare. Na segunda parte do livro, Angelo ensina as crianças como montarem a peça em casa.

Sobre a Cia Vagalum Tum Tum
A companhia surgiu em 2001 com o espetáculo homônimo Vagalum Tum Tum que contava a saga de um palhaço atrás de um vagalume. O segundo espetáculo, Queluzminha, contava com dramaturgia de Marici Salomão e apresentava a história de dois palhaços em esquetes com técnicas "palhacescas" variadas e manipulação de objetos.

Em 2007 a companhia estreou Othelito, produzido e premiado pelo 11º Cultura Inglesa Festival como Melhor Espetáculo infanto-juvenil. Othelito ganhou também os prêmios APCA e FEMSA 2007 de Melhor Texto Adaptado. No ano de 2010 estreia O Bobo do Rei, livre adaptação de Rei Lear de William Shakespeare e recebeu o Premio da Associação Paulista de Críticos de Arte de Melhor Elenco, FEMSA 2010 de Melhor Direção, Melhor Figurino para Christiane Galvan e Atriz Revelação para Tereza Gontijo.

Já em 2011 foi a vez da Cia. estrear O Príncipe da Dinamarca, livre adaptação do clássico Hamlet, de William Shakespeare, vencedora do Prêmio FEMSA 2012 de Melhor Autor de Texto Adaptado, que também rendeu ao ator Davi Taiu o FEMSA de Melhor Ator Coadjuvante em 2012 e Premio da Cooperativa Paulista de Teatro de Melhor Trabalho para o público Infanto-Juvenil 2011.

Em 2014, o grupo adaptou Macbeth, de William Shakespeare, transformando a peça no espetáculo infantil Bruxas da Escócia. A montagem venceu em três categorias do Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem 2014 (antigo Prêmio Femsa): Melhor Espetáculo Infantil, Melhor Direção e Melhor atriz Coadjuvante (Christiane Galvan). Ganhou ainda o Prêmio APCA de Melhor Espetáculo com Texto adaptado e foi finalista do Prêmio Governador do Estado na Categoria Arte para Crianças.

Livre adaptação da trajetória do Rei Henrique V de William Shakespeare, Henriques foi eleita Melhor Espetáculo de 2016 pelo Guia da Folha e recebeu o Prêmio APCA 2016 de Melhor Espetáculo para Crianças com Texto Adaptado, além de ter sido indicado a 6 categorias do Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil de Jovem 2017 (Melhor espetáculo, Melhor Texto Adaptado, Direção, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Figurino, Melhor Ator Coadjuvante).

Os espetáculos da Cia. Vagalum Tum Tum compõem o ativo repertório e foram amplamente reconhecidos pela crítica especializada e pelos mais de 400 mil espectadores de todo o Brasil e Chile.

FICHA TÉCNICA
Texto e direção: Angelo Brandini. Assistente de Direção: Val Pires. Música original: André Abujamra. Letras das músicas: Angelo Brandini. Direção Musical: André Abujamra. Assistentes de Direção Musical: Alexandre Maldonado e Demian Pinto.

Elenco:
Edgar Bustamante - Ricardo III
Tatiana Thomé - Lady Ana e Eduardo
Christiane Galvan - Margareth
Val Pires - Assassino 1
Demian Pinto - Buckinghan
Theófila Lima - George e Boneco Júnior
Alexandre Maldonado - Cavalo
Jhuann Scharrye - Assassino 2

Figurinos: Christiane Galvan. Assistente de Figurinos: Marcela Donato. Costureiras: Judite de Lima e Mariluce Constantino da Costa. Cenário: Bira Nogueira. Cenotécnica: Bira Nogueira e Ateliê PalhAssada. Caracterização: Leopoldo Pacheco. Preparação Corporal e Direção de Movimento: Vivien Buckup. Preparação Vocal: Juliana Amaral. Desenho de luz: Lígia Chaim. Desenho de som: Vitor Osório (concepção e coordenação) e Sergio Sofiatti (consultoria e supervisão técnica). Fotos: João Caldas. Projeto gráfico: Sato do Brasil - casadalapa. Assessoria de Imprensa: M. Fernanda Teixeira - Arteplural. Mídias Sociais: Príscila Galvão. Produção Executiva: Elisa Taemi, Marina Mioni e Milena Marques. Realização: Cia. Vagalum Tum Tum.

Meu Reino Por um Cavalo
Temporada on-line - De 1º de dezembro de 2021 a 30 de janeiro de 2022
Disponível a partir do dia 3 de janeiro no canal do Youtube do Centro Cultural Fiesp

Você pode fazer o agendamento também em: Meu Sesi-SP

 

Leia também