O que está buscando?
MEU SESI - Entrar

Espetáculo Meu Seridó chega no Centro Cultural Fiesp para curta temporada

A montagem entra em cartaz gratuitamente em julho, no Teatro do Sesi-SP, localizado na Avenida Paulista

A montagem entra em cartaz gratuitamente em julho, no Teatro do Sesi-SP, localizado na Avenida Paulista

 Por: Sesi São Paulo
01/07/202216:38- atualizado às 11:10 em 01/08/2022

                                                                                  Créditos: Brunno Martins

Você conhece o Seridó? O espetáculo teatral "Meu Seridó" resolveu trazer o sertão do Rio Grande do Norte até você, em uma crônica leve e popular. Idealizado pela atriz Titina Medeiros, da Casa de Zoé (RN), o espetáculo teatral potiguar chega a São Paulo para temporada no mês de julho no Teatro do Sesi-SP, na Avenida Paulista.

Dirigido por César Ferrario e com dramaturgia de Filipe Miguez, da Cia dos Atores e autor da novela Cheias de Charme, o espetáculo teatral “Meu Seridó” apresenta um recorte sobre a origem e os costumes da região do Seridó, no sertão norte-rio-grandense. Com músicas e canções executadas ao vivo e boas doses de humor e teatralidade, a peça traz fortes questões norteadoras como a condição da mulher no sertão, a extinção do indígena em detrimento do boi e a desertificação, na luta diária pela sobrevivência. Como o próprio autor escreveu: “A nossa história acontece em algum lugar entre a realidade, o delírio e a nostalgia”.

É com essa linguagem popular e universal que o espetáculo chega ao Teatro do Sesi-SP da Avenida Paulista para uma temporada entre os dias 7 e 31 de julho, de quinta a sábado, às 20h. Domingos, às 19h. As apresentações são gratuitas e os ingressos podem ser reservados pelo Meu Sesi.

Meu Seridó é o primeiro espetáculo da Casa de Zoé e nasce do desejo da atriz Titina Medeiros de investigar e versar seu lugar de origem, a região do Seridó, no sertão do Rio Grande do Norte. Idealizado como um espetáculo solo, possível de caber numa mala e se apresentar em alpendres e terreiros de comunidades rurais, o espetáculo ganhou maiores proporções com a chegada do dramaturgo Filipe Miguez e do diretor César Ferrario.

Acompanhada pelos atores Nara Kelly, Igor Fortunato, Caio Padilha - assinando também a trilha sonora – e Marcílio Amorim, Titina fez ao lado da equipe uma pesquisa histórica conduzidos pela pesquisadora Leusa Araújo, através de imersões no próprio Seridó.

Para o diretor César Ferrario, a narrativa é constituída por uma linguagem de cunho popular para chegar em todas as pessoas e lugares, e tem uma estrutura que permite a montagem em ruas, fazendas, praças e diferentes paragens. “A nossa narrativa não tem um compromisso histórico. Ela tem seu início através de uma menção ao plano mítico do Seridó, onde o Sol e a Terra disputam o amor de Chuva, uma fábula muito coerente com as questões que atravessam toda a história de qualquer lugar sertanejo e seu imaginário. A partir disso, ela transita pela história do Seridó em seus espelhamentos terrenos, desde a chegada do homem andino até a vinda do vaqueiro e do português. O entrelaçamento dessas raças perpassa as histórias que vão sendo contadas ao longo do espetáculo”, conta César.

São essas questões, forças e vidas que estão bordadas num figurino, cenografia e caracterização assinados por João Marcelino, parceiro de longa data de Titina, com quem trabalhou no grupo “Tambor” ainda na década de 90. A iluminação é feita por Ronaldo Costa e a produção executiva é de Arlindo Bezerra, da Bobox Produções.

Desde sua estreia em 2017, Meu Seridó percorreu 23 estados, 48 cidades, realizou algumas temporadas em Natal e tem um público estimado de 50 mil espectadores.

SOBRE A CASA DE ZOÉ

A produtora cultural “Casa de Zoé”, sediada em Natal, Rio Grande do Norte, nasce da iniciativa da atriz Titina Medeiros e reúne uma equipe de mais de 15 profissionais de notabilidade. Iniciando suas atividades em 2017, apesar de jovem, já demonstra maturidade em seu currículo. Seu projeto mais proeminente até o momento é o espetáculo “Meu Seridó”, que em dois anos de vida conta com uma estimativa de público de 50 mil espectadores, tendo sido apresentado em praças, ruas e teatros das 55 cidades (22 capitais) por onde passou. Em 2021 a Casa de Zoé estreia seu segundo espetáculo “Sinapse Darwin” com direção e dramaturgia de César Ferrario.

EQUIPE TÉCNICA MEU SERIDÓ:

Direção: César Ferrario | Dramaturgia: Filipe Miguez | Elenco: Titina Medeiros, Nara Kelly, Caio Padilha, Marcílio Amorim e Igor Fortunato. | Stand in: Manu Azevedo e Ananda khrishna, | Direção de arte: João Marcelino | Direção musical: Caio Padilha | Produção executiva: Arlindo Bezerra | Produção artística: Titina Medeiros | Assistência de produção: Talita Yohana | Historiadora: Leusa Araújo | Design de luz: Ronaldo Costa | Cenotécnico: Rogério Ferraz | Assistente de direção e direção de movimento: Dudu Galvão | Fotografia: Brunno Martins e Carito Cavalcanti | Equipe de cenotécnica e montagem: Janielson Silva, Sandro Paixão e Yngrew Rafael. | Operação de luz: Janielson Silva | Operador de som: Yngrew Rafael | Cenotécnico e contraregra: Sandro Paixão | Assistência de figurino: Pierre Keyth | Modelista e costureira: Fátima Rocha | Costureira: Sigeane Borges da Silva | Designer gráfico: Filipe Anjo. | Comunicação: Nossa Senhora da Pauta.

Serviço:

Meu Seridó

Local: Teatro do Sesi-SP - Centro Cultural Fiesp. 

Endereço: Avenida Paulista, 1313 (em frente ao metrô Trianon-Masp)

Temporada: De 7 de julho a 31 de julho de 2022. Quintas, sextas e sábados, às 20h. Domingos, às 19h.

Ingressos Gratuitos. Crie uma conta no Meu Sesi e faça sua reserva. CLIQUE PARA RESERVAR

Duração: 65 minutos. 

Classificação: Livre

Leia também