O que está buscando?
MEU SESI - Entrar

Centro Cultural Fiesp celebra aniversário de São Paulo com atrações especiais

O musical Carmen, a Grande Pequena Notável e show de Fabiana Cozza fazem parte da programação gratuita.

O musical Carmen, a Grande Pequena Notável e show de Fabiana Cozza fazem parte da programação gratuita.

 Por: Julia Polo, Comunicação Sesi-SP
27/12/202211:22- atualizado às 12:03 em 23/01/2023

Para celebrar os 469 anos de São Paulo, o coração da cidade vai receber uma agenda cultural para homenagear a metrópole. A festa vai acontecer em um dos pontos mais icônicos da cidade: o prédio da Fiesp, em plena Avenida Paulista.

São Paulo é conhecida não só por ser terra da garoa, como também um lugar de diversidade. A cidade abraça a pluralidade e consegue reunir a multiculturalidade brasileira em um só espaço. Nada mais justo, então, que homenagear a aniversariante com o que ela tem de melhor: a mistura de cores, ritmos, contos e linguagens.

Durante a semana da comemoração, o Centro Cultural Fiesp será tomado por espetáculos teatrais, muita música, histórias literárias e artes visuais que destacam a importância de São Paulo como um local das mais diferentes artes.

Confira a programação gratuita

MÚSICA

 

 

Fabiana Cozza

Quartas Musicais

  • 25 de janeiro, quarta, 20h | Teatro do SESI-SP

Fabiana Cozza completa 25 anos de carreira em 2023. Neste primeiro show do ano, a artista apresenta no Sesi uma parte do repertório que a destacou como uma das vozes do cenário musical brasileiro, incluindo seis de seus oito álbuns, com destaque para o terceiro, de 2012, com o qual foi agraciada com o Prêmio da Música Brasileira na categoria Melhor Cantora de Samba de 2013.

Ingressos esgotados!

Verifique a disponibilidade de ingressos remanescentes na Bilheteria no dia do evento.

Epifolias

Intervenção Musical

  • 29 de janeiro, domingo, 14h | Esplanada

EPIFOLIAS é uma banda experimental de pífanos e percussão que, além do repertório tradicional, percorre outras veredas musicais. Baião, marcha, rasta-pé, samba matuto e bendito, mas também frevos pernambucanos, trilha de faroeste, música klezmer, merengues do Haiti, música cigana da Macedônia, música clássica (Beethoven e Villa-Lobos) e outros temas próprios. O grupo é formado por Lincoln Antonio e Clara Garcia Prado nos pífanos, Fagundes Emanuel Ferreira e Jonathan Dias Nunes na percussão.

Clique aqui e saiba mais

 

ARTES CÊNICAS

 

 

Carmen, a Grande Pequena Notável

  • De 26 de janeiro a 12 de fevereiro, quinta a sábado, 20h, e domingo, 19h | Teatro do SESI-SP

O musical conta a história da cantora Carmen Miranda, de sua chegada ao Brasil ainda criança, passando pelas rádios, suas primeiras gravações em disco, pelo cinema brasileiro e o Cassino da Urca, ao estrelato nos filmes de Hollywood. Inspirado no livro homônimo infanto-juvenil de Heloísa Seixas e Julia Romeu, o espetáculo conta e canta para toda a família os 46 anos de vida dessa pequena notável que levou a música e a cultura brasileira para os quatro cantos do mundo.

Verifique a disponibilidade e faça sua reserva

A Pequena Semente do Tempo

  • De 28 de janeiro a 12 de fevereiro, sábado e domingo, 15h | Teatro do SESI-SP

Julieta é uma menina de 7 anos, brincalhona, arteira e curiosa como qualquer criança de sua idade. Seu avô Nono é um senhor sábio, contador de histórias, e grande amigo de um tal de “tempo”. Avô e neta têm algo em comum: aproveitar esse tal “tempo”, mesmo que de formas diferentes. Essa relação de amizade e companheirismo entre os dois faz com que possam embarcar em um mundo lúdico de histórias contadas através da manipulação de objetos, roupas, tecidos, mamulengos e sombras. Essas histórias ganham vida no tempo ágil de Julieta através das “janelas da imaginação”.

Verifique a disponibilidade e faça sua reserva

LITERATURA

 

 

Os Amores Nas Histórias, com a Cia Malas Portam

Contação de histórias

 

  • 25 de janeiro, quarta, 15h | Teatro do SESI-SP

Após entoar uma cantiga de roda, dois apaixonados compartilham três histórias de amor vindas de diferentes países, guardadas em uma “Mala Invisível”. Originária da Itália, contam “Os cem dias de um plebeu” de Walter Riso; da Dinamarca, narram “O bravo soldadinho de lata” de Hans Christian Andersen; e da Colômbia, revelam o surpreendente conto popular “A princesa e o sapo”. Para terminar, eles se despedem do público com uma linda declaração de amor.

Para reservar clique aqui

 

ARTES VISUAIS

 

 

São Paulo Granulado

Exibições visuais

 

  • Dias 19 e 20 e de 26 a 29 de janeiro, das 19h às 6h | Galeria de Arte Digital

São Paulo Granulado é uma obra audiovisual construída a partir de micropartículas de som e imagem, coletadas pela cidade de São Paulo. A obra coloca em foco o paulistano e sua relação com moradia, trabalho, lazer e transporte. Desta informação, fragmentam-se grãos que são então reorganizados em vivas texturas abstratas das quais aleatoriamente surgem figuras concretas. O autor trabalha com sua técnica específica, denominada Música Visual Granular, resultado de sua pesquisa e da união de duas estéticas: a Síntese Granular, um método de síntese de som no qual a música é organizada a partir de grãos de som de curtíssima duração, e a Música Visual, uma área particular das artes audiovisuais que investiga relações intrínsecas entre o som e a luz.

 

  • De 21 a 25 de janeiro, das 19h às 6h | Galeria de Arte Digital

Conteúdo Especial Aniversário de São Paulo

Cidades Líquidas

Mostra fotográfica

 

  • Até 23 de abril, quarta a domingo, das 10h às 20h | Galeria de Fotos

Com curadoria de Rosely Nakagawa a mostra fotográfica reúne 55 obras do fotógrafo Gustavo Minas, que retrata o cotidiano dos grandes centros urbanos, com um olhar apurado para a relação do espaço, tempo e o ser humano. 

CRIA_experiências de invenção

Exposição artística

 

  • Até 19 de fevereiro – quarta a domingo, das 10h às 20h | Espaço de Exposições

Com curadoria de Marconi Drummond, CRIA reúne esculturas sonoras, máquinas-livro, fotografias, jogos ancestrais, poesia visual, videoarte, intervenções gráficas, entre outras manifestações.

Paisagem construída: São Paulo e Burle Marx

Exposição

 

  • Até 5 de fevereiro – quarta a domingo, das 10h às 20h | Galeria de Arte

Mostra inova e traz ênfase para o paisagismo e arquitetura desenvolvidos e executados por Roberto Burle Marx e seus colaboradores na cidade de São Paulo, abordagem inédita na obra de um dos mais importantes ecologistas urbanos do século XX.

Entre, Por Favor

Ocupação Artística

 

  • Até 12 de fevereiro – quarta a domingo, das 10h às 20h | Esplanada

A ocupação faz um convite à aproximação, onde a palavra "entre" pode ser interpretada como conjugação do verbo entrar, ou como preposição que nos coloca entre tempos e espaços de convivência. Por meio de uma composição em desenho contemporâneo abstrato, realizado com pincel de sumiê, o artista cria uma composição que pode ser vista à distância, mas que exige a aproximação para enxergar os detalhes. A obra é rica em nuances e desafia a lógica temporal, e nos faz refletir sobre o ritmo acelerado em que vivemos, em um convite para que olhemos para dentro de nós.

Ruptura de Nós

Exposição itinerante

 

  • Até 19 de fevereiro – quarta a domingo, das 10h às 20h | Espaço Café

A ocupação Ruptura de Nós é composta por quadros feitos de terra crua e pintados com tintas de terra. A proposta é refletir sobre as rupturas que nos foram impostas (como a diáspora, o racismo, desumanização e retirada da autoestima) e as rupturas que precisamos nos autoimpor, para entrar em processos de cura, nos reconectando com nossa essência, nossa ancestral-contemporaneidade, repensando assim as formas de produzir arte, estéticas e materiais artísticos em consonância com outras formas de se relacionar com si mesmo e com o mundo.

  

Leia também