O que está buscando?
MEU SESI - Entrar

Sesi-SP abre inscrições para cursos de dança e teatro

Aulas acontecem em unidades da instituição ao redor do estado e são abertas para o público geral. Os interessados podem realizar a matrícula a partir de fevereiro.

Aulas acontecem em unidades da instituição ao redor do estado e são abertas para o público geral. Os interessados podem realizar a matrícula a partir de fevereiro.

 Por: Julia Polo, comunicação Sesi-SP
31/01/202316:00- atualizado às 10:53 em 15/02/2023

As inscrições para os cursos do Núcleo de Artes Cênicas e Dança do SESI-SP ficam abertas de 1 de fevereiro a 4 de março. E podem ser feitas, exclusivamente, na Secretaria Única da unidade. Neste ano, existirão módulos anuais e semestrais. Confira a programação:

1º semestre

 

 

Inscrições: 01 de fevereiro a 04 de março.
Período de Aulas: 06 de março a 16 de junho.
Mostras: 23 a 30 junho.

2º semestre

 

 

Inscrições: 03 a 22 de julho.
Período de Aulas: 07 de agosto a 17 de novembro.
Mostras: 20 a 30 de novembro.

 

 

Dança

 

 

O Núcleo de Dança do SESI-SP desenvolve cursos livres de dança, não profissionalizantes, e sem enfoque na formação em alto nível de desempenho. Voltado para pessoas a partir de 4 anos de idade em várias unidades do SESI-SP na capital e no interior paulista. As aulas são desenvolvidas para estimular o aprendizado de habilidades técnicas que dialogam com a experiência educativa. Os cursos são indicados para todos que buscam experiência em danças através de elementos que vão além das habilidades técnicas corporais de movimentação.

Módulo Fixo: cursos oferecidos todo semestre e que compreende balé, jazz e dança contemporânea.

Módulo Móvel
: oficinas dos mais variados estilos de dança e oferecidos esporadicamente durante todo o ano na unidade.

Valores: entre R$ 50,00 e R$ 360,00 – Consulte a unidade de sua escolha. 
Todas as ofertas compreendem o plano total.

Teatro

 

 

As matrículas para novas turmas do Núcleo de Artes Cênicas do Sesi-SP são para pessoas a partir de 8 anos de idade. As atividades são desenvolvidas por meio do aprendizado das habilidades técnicas e exercícios lúdicos que contribuem para formação humana e percepção crítica e corporal dos alunos. Os cursos são divididos em Módulos e oferecidos gratuitamente em todas as unidades:

Modulo Fixo: cursos de iniciação teatral oferecidos todo semestre.

Modulo Móvel: oficinas variadas relacionadas às artes cênicas oferecidas esporadicamente durante todo o ano na unidade.

UNIDADES: AE Carvalho, Araraquara, Birigui, Campinas Amoreiras, Franca, Itapetininga, Marilia, Osasco, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio Claro, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba.

Módulo Encenação: vivências em montagem de espetáculo ofertado anualmente.

UNIDADES: Campinas Amoreiras, Itapetininga, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e São José dos Campos.

 

Criado em 1987, o Núcleo de Artes Cênicas – NAC, do SESI-SP, vem sendo desenvolvido de maneira ininterrupta por todo o Estado de São Paulo. Os cursos oferecidos gratuitamente pelos NACs proporcionam a vivência da prática teatral a pessoas a partir de 8 anos de idade e são dirigidos a todos os extratos sociais, inclusive profissionais de outras áreas, facilitando o acesso ao fazer e ao apreciar artístico. Compreendendo a arte como expressão simbólica, os cursos livres do NAC contribuem na formação sensível e intelectual de seus alunos.

As aulas acontecem, em sua maioria, nos palcos dos teatros da rede SESI-SP e são ministradas por especialistas da área, representantes das artes no interior e centro expandido de São Paulo, preocupados em garantir o mergulho criativo e facilitar a transposição do conhecimento artístico para outras esferas e situações de vida.

 

A dança está presente há muitos anos no SESI-SP e pelo seu terceiro ano uniu-se a cultura, potencializando as manifestações artísticas. A dança se expressa de diferentes maneiras em nossa sociedade com objetivos distintos e características diversas. Explorando movimentos, estruturando a personalidade e a socialização do indivíduo, permitindo-o vivenciar e refletir sobre o meio em que vive e sua relação com a sociedade.

Nesse sentido, são inúmeros os relatos da importância dos Núcleos de Educação continuada na vida cultural das comunidades que são atendidas, afirmando seu sucesso e inspirando a continuidade de seu trabalho, que já recebeu mais de 70 premiações regionais, em várias categorias.

Além dos cursos livres e oficinas temáticas, os Núcleos fazem apresentações públicas de seus resultados ao final de cada ano em espetáculos elaborados pelos alunos.

 

Leia também