O que está buscando?
MEU SESI - Entrar

Calçada SP, a obra de arte digital preenche a fachada do Centro Cultural FIESP com o Piso Paulista

Obra de arte digital explora as múltiplas possibilidades que podem surgir a partir de um clássico da cidade: o Piso Paulista

Obra de arte digital explora as múltiplas possibilidades que podem surgir a partir de um clássico da cidade: o Piso Paulista

 Por: Agência Indusnet Fiesp
30/08/201911:55- atualizado às 11:07 em 29/11/2019

Calçada-SP é um sistema computacional que gera mutações na configuração de padrões geométricos, como os ladrilhos da tradicional calçada paulistana desenhada por Mirthes Bernardes. Em uma simulação da montagem do piso, processada em tempo real, existe a cada ação uma probabilidade de variação do código original, com desvios nos parâmetros referentes a tonalidade, forma e posição dos elementos.

Gerando composições únicas a cada execução do programa, Calçada-SP aproxima os padrões gráficos originais - marcados pela simplicidade e rigidez - das irregularidades, rupturas e distorções características do ambiente físico onde são introduzidos. A obra explora, dessa forma, o erro e a deterioração como elementos estéticos, e procura possibilidades de criação a partir da reprogramação de regras conhecidas.

Sobre o artista:
Ivan Souto é arquiteto e pesquisador. Atualmente atua com desenvolvimento de produtos digitais e cursa matemática aplicada, explorando ferramentas computacionais de geração da forma e programação criativa.

Calçada-SP
Ivan Souto

De 12 a 24 de setembro de 2019 | Todos os dias, das 19h às 6h
Galeria de Arte Digital do Centro Cultural Fiesp (fachada do edifício)     
Endereço: Avenida Paulista, 1313 (em frente à estação Trianon-Masp do Metrô)
Classificação indicativa: livre
Gratuito!

Leia também